07/11/04

Ainda as viagens de comboio...

Lembrei-me daquela viagem que nunca se realizou. O querido J que tinha a minha idade (com dois dias de diferença) e desde os 14 fazia a ronda do InterRail - e eu dependendo da autorização paternal para poder sair de casa e do país (quando a maioridade ainda era aos 21, foi esse o último ano!) - tratou de tudo, do cartão de estudante Univ., quando eu ainda o não era; a carta para as Pousadas da Juventude; o percurso daquele ano e os argumentos que eu deveria apresentar, em minha defesa, para que me deixassem sair...com um grupo de rapazes!

É claro que me fazia uma confusão do caraças aquela "estória" de andar, pr'ai uns 15 dias no mínimo, de comboio sem saber muito bem, à partida, onde ia dormir...e tomar banho!, essa é que era a minha "malapata" com o InterRail...também ficou claro que J dourava a pílula de tal modo que me convenceu, claro! E com algum esforço e muitas contrapartidas, mais juradas que "pagas", lá obtive a tal autorização. Apesar de... vencidos, mas não convencidos!

Como comecei por dizer foi uma viagem não concretizada! Porque, pr'ai uns dois mesitos antes...apaixonei-me! De início ainda coloquei "como condição" nem sei de quê, um interregno para a viagem! Era uma coisa que eu há muito perseguia; era um sonho; era uma forma, também, de afirmar a minha autonomia face a sentimentos afectivos que me acorrentavam...já vem desse tempo a minha luta, eterna...Resultado? Viagem gorada e as correntes a acumularem-se ao longo da vida! Não sei se a viagem, tendo sido realizada, teria mudado a minha vida, a minha forma de lidar com os que me amam, mas ao certo sei que, ao deixar-me vencer daquela vez, ao deixar que os sentimentos me limitassem a liberdade, perdi a capacidade de enfrentar as chantagens afectivas que me manipularam desde sempre...até hoje! E, muito provavelmente, até ao fim...que burro velho não aprende línguas...:->


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: