12/12/04

«É bom podermos entrar num lugar e não precisarmos de ser inteligentes ;) »

...'tás a gozar comigo, não estás?!?grrrrr
...esta faz-me lembrar aquelas pessoas, antes do 25 de Abril, muito certinhas e cumpridoras da ordem e da lei que mal ouviam falar das dificuldades da vida desatavam a berrar : " eu não me meto em política!"... parecendo desconhecer (ou fazendo por isso!) que tudo na vida é política...até o ser apolítico!
...assim estamos nós com a inteligência!...ninguém o é porque quer, ninguém o deixa de ser pela mesma razão!...pode-se é desenvolvê-la, ou embrutecê-la, mediante as circunstâncias por vezes adversas é certo, mas na maior parte das vezes por mero comodismo, tal como os outros quando não queriam "meter-se" na política...
...o que muitas vezes se confunde é inteligência com saber, cultura, conhecimento...há inteligentes pouco cultos...como há pessoas que sabem muito, quer dizer: acumularam muitos conhecimentos, mas isso nem sempre é sinónimo nem de inteligência, nem de cultura propriamente dita... o que já duvido é que possa existir um burro sábio! :->
...em conclusão: espero que me exijam (sempre) que seja inteligente!, mas...tb. espero que sejam tolerantes para com a minha ignorância...sabendo que, sendo inteligente, procurarei sempre melhorar-me a todos os níveis...mas acho que o que o Luís queria dizer era algo diverso...;-)
..."é bom podermos entrar num lugar e não precisarmos..." de estar sempre a provar o quanto valemos como se estivessemos permanentemente em exame! Isso eu entendo! Isso eu aprovo inteiramente! Se há coisa que mais me puxe o pé para o sarcásmo, deparar com gente metida a intelectualóide, armada em "mete nojo" do tipo "eu sei tudo e vc.s reduzam-ze às vossa insignificância!" é uma delas! Isso e gentinha que nada mais consegue fazer que citar autores, reproduzindo ideias alheias sem lhes acrescentar nada de novo! É que assim não há ignorância que aguente!:->
Quanto a isto: «Para quê complicar quando podemos ser simples? Deixá-los ser simples, serem o que são.» já sou capaz de entender melhor, apesar de não concordar por inteiro. É que os complicados não o são por opção, tal como se torna impossível qualquer desejo de retorno à caverna. Uma vez de lá saidos não há retorno possível! Tal como, se és inteligente, não consegues passar a estúpido mesmo que isso te facilite a vida neste nosso mundinho da treta. Mas, lá que os simples são mais felizes, lá isso são!...restaria, agora, era definir o que é felicidade!???;-)))

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

2 comentários:

Anónimo disse...

Ser inteligente não é mais que uma doença rara e sem terapia. Quanto à definição de felicidade não te preocupes, o teu desígnio é a liberdade.

amok_she disse...

...hummmm..."o meu desígnio é a liberdade"...hummm, gostei, mais...amei!, mas...isso, assim, dito por um "anónimo" só pode ser, mesmo, adivinhação assim do tipo "atirar barro à parede" porque nem os que me conhecem bem entendem isso, assim..."o meu desígnio é...", pois, adiante!...mas vou fazer desta frase uma insígnia, uma bandeira, um propósito de luta...não!, um propósito de luta tem-no sido toda a minha vida racional...mas, parece que não tenho sido muito convincente ou não teriam, sempre, baralhado tudo...em especial "alguns"...

...mas gostei da frase/ideia...mais, amei!;-)