14/12/04

"E que a alma tem corpo e sexo e tudo"(elmano dixit)

...quando li esta frase lembrei-me do livro «A Alma do Sexo», de Thomas Moore. Algo que me obriguei a ler, há tempos, por me ter sido oferecido por alguém muito especial...até hoje ainda estou para perceber porque me foi oferecido o raio do livro...por quem foi!?!... é que não vislumbro nada de comum com o que pensamos (ofertante e receptor), parecendo-me muito mais um livro "à lá paulo coelho" com conselhos que, no mínimo, eu classificaria de ingénuos, mas...quem sou eu para classificar estas coisas vindas de quem vêm!?:->...até é possível que esteja pra lá alguma coisa, nas entrelinhas, e só a minha burrice me impeça de ver...

...enfim, do menos mau consegui retirar isto: «O afecto é o processo de tornar o amor sensual, e por isso pode levar directamente ao sexo, dando a este a alma de que precisa para não se tornar agressivo, manipulador e vazio. 'Afecto' tem origem em duas palavras básicas latinas, ad, para, e facere, fazer, e portanto significa 'fazer para'. Quando o afecto se perde, somos passivos, mas quando está presente 'fazemos para', ou somos activos, deixando as nossas vidas e os nossos corações influírem nos nossos vizinhos e no nosso mundo, oferecendo uma espiritualidade do coração, não só da mente, para uma cultura ávida por genuíno afecto.»

...é claro que excertos retirados dos contextos são sempre perigosos, mas... sempre gostava de perceber se sou, mesmo, eu que não vejo (quase) nada que se aproveite no raio do livro!? ...no entanto, mantenho-o guardado...religiosamente!, é que dos livros, mesmo de certos livros, não me consigo livrar como de outros "lixos"...:->

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: