19/12/04

Lavei a alma...

...por algum tempo...:-)
Vila Nova de Milfontes

***

PORTO COVO

DE ALDEIA DE PESCADORES
A ATRACÇÃO TURÍSTICA


Roendo uma laranja na falésia
Olhando o mundo azul à minha frente,
Ouvindo um rouxinol nas redondezas,
No calmo improviso do poente

Em baixo fogos trémulos nas tendas
Ao largo as águas brilham como prata
E a brisa vai contando velhas lendas
De portos e baías de piratas

Havia um pessegueiro na ilha
Plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem que por amor se matou novo
Aqui, no lugar de Porto Côvo

A lua já desceu sobre esta paz
E brilha sobre todo este luzeiro
Á volta toda a vida se compraz
Enquanto um sargo assa no brazeiro

Ao longe a cidadela de um navio
Acende-se no mar como um desejo
Por trás de mim o bafo do destino
Devolve-me à lembrança do Alentejo

Havia um pessegueiro na ilha
Plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem que por amor se matou novo
Aqui, no lugar de Porto Côvo

Roendo uma laranja na falésia
Olhando à minha frente o azul escuro
Podia ser um peixe na maré
Nadando sem passado nem futuro

Havia um pessegueiro na ilha
Plantado por um Vizir de Odemira
Que dizem que por amor se matou novo
Aqui, no lugar de Porto Côvo


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

1 comentário:

amok_she disse...

Porto Covo estara sempre associado às memórias da minha adolescência. Muitos anos antes do Rui Veloso o cantar já aquelas paragens representavam, para mim, o paraíso terrestre...tudo o que passe por praias "só para mim" candidata-se, desde logo, a paraíso...

...foi lá, num Porto Covo de meia dúzia de casinhas (que mais pareciam de bonecas), que "sofri" a primeira paixão!...durou o tempo das férias, é certo, como todos os amores de verão, mas...o mais curioso é que foi essa "paixão" que, alguns anos mais tarde, me deu a conhecer a grande paixão da minha vida...

..foi lá que passei "o pior" verão da minha vida - sem praia! - porque nesse ano já ia de "paixão aviada" e tinha-a deixado em Lisboa...

...hoje, quando voltei a passear pelas mesmas ruas - apesar das mudanças gigantescas (e algumas assustadoras, como o são todas as que nos roubam paraísos)- que percorria todo o santo dia, há 30 anos atrás, voltei a sentir que apesar de tudo...a vida é uma "coisa milagrosa"...