27/03/05

Talvez seja um livro interessante...a ver vamos...


«Um "striptease" apaixonado
Helena Vasconcelos * in Público

(...)Tudo poderia ficar assim, se não fosse o amor. Porque esta é uma história de Amor e Martina é derrotada por esse sentimento. A sua experiência transforma-se num relato didáctico e, em certa medida, expiatório. O amor condena-nos a estas coisas. No final, toda a força "dionisíaca" parece perder-se num sentimentalismo feminil e a confissão - erótica - será para limpar Martina dos seus "pecados" políticos. O que não deixa de ser interessante.
Mas talvez tenha de ser assim mesmo. Vive-se, tal como Martina, na miragem de um momento breve em que a vida pode revelar-se em todo o seu esplendor, no contacto com um outro - ou outra - que em determinado momento, poderá fornecer uma dimensão de plenitude e de singularidade. Procura-se, ainda, o ideal platónico do encontro e da fusão com o outro "eu": seja através do sexo, da imaginação ou da literatura. A mulher que aqui se desnuda não se limita a desvendar-se, colocando-se no espaço da exposição, fragilidade e vulnerabilidade. Ao expor-se, Martina consegue reverter esse destino e apresenta-nos uma mulher completa que se guia a si própria nos meandros do amor-paixão.»

#

"Uma Mulher Nua"
Autor: Lola Beccaria
Editor: Teorema
Tradutor: Jorge Fallorca

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: