O ciclo que se repete. A vida que segue sem se deter nos pequenos nadas até que um nada maior se lhe oponha. É o Verão a acabar: a nostalgia do que se esgota misturada com a euforia dos novos sonhos. Mais do que no final de cada ano, é no findar do Verão que me sinto renovar. As baterias estão recarregadas: o mar, sempre o eterno e imprescindível mar que me devolve o desejo renovado. Durante muito tempo ainda recordarei o quente da areia, a brisa suave que me refresca o braseiro das horas passadas na beira mar tostando a pele, limpando ideias, relativizando dores e apagando amarguras. Não há como negar: no Verão adoro-me!;-)
Assim sendo, recarregadas as baterias, cá volto eu pronta para reclamar, reclamar sempre contra tudo e contra todos. Ah pois!...não se pense que por me sentir cheia, plena, em força comigo e com o mundo, isso me vai impedir de ver a merdice que por aqui anda:
- ele é o país que arde, todos os anos mais que no anterior...mas porra!, ainda temos alguma coisa mais para arder???...e não há maneira de, ao invés de se repetir a mesma lenga-lenga todos os anos, se tomarem as medidas adequadas para lá das que se repetem e não se praticam? que merda é esta de se ameaçar os velhos que ficam lá pelos interiores abandonados, onde os filhos e demais abutres se alorpam nas férias (se não existir fogo, claro!, porque se existir os bombeiros que apaguem e o governo que, depois, dê os subsidios!) para ir carregar as traquitanas com as batatas, os azeites, os enchidos fumados "caseiros, pois então", etc, etc, etc. É claro que é preciso limpar os pinhais e os proprietários têm essa responsabilidade, mas...como pedir o cumprimento dessa responsabilidade a uma velha que teima em "lá ficar porque a terra é nossa e é um valor para deixar aos filhos", e se a velha não fica, se os velhos não ficam...as coisas não ardem???...há uns anos atrás bradava-se aos céus que a culpa era dos madeireiros, agora a culpa é dos "criminosos que pegam fogo a tudo" (com a comunicação social de merda que temos só podia dar nisto: reportagens da treta só para encher a barriguinha dos mirones de sofá!)...mas c'os diabos!, interesses menos claros existem em todo o lado, loucos também, mas...são só essas as causas dos incêncios?...é claro que há fogo posto seja por loucos, ou por interesses escusos, mas também há muita incúria, há desleixo, há falta de pensar e programar antes!, desatar a limpar espingardas em tempo de guerra só lembra aos parolos burros que é a sina deste povo que passa a vidinha frente à tv cada vez mais estupidificante!...e como bons seguidores dos ensinamentos, bem enraizados ainda, do professor ( o outro!, o salazar!) só se lembram da santa barbara quando faz trovões, claro!...que o façam e sofram as consequências ainda se tolera, mas que o façam e depois se atirem a quem vai fazer o que eles deviam ter evitado - os bombeiros! - essa, então, é mesmo sinal do quão estúpido este povo se tornou!... quem que não seja estúpido vai meter uma "maison" no meio do pinhal e nem sequer acautela meios de prevenção contra o fogo? quem que não seja estúpido vai meter um armazém de tintas no meio do pinhal? quem que não seja estúpido insiste em fazer a festarola da aldeia abrilhantada pelo fogo de artifício? quem que não seja estúpido acha que exitirão, alguma vez, bombeiros suficientes para gerir calamidades naturais às quais se juntam a mão do homem estúpido?
- ele é a corja de políticos corruptos e com tanta lata nas fuças que daria para montar uma cadeia de ferro-velho!... mas em que raio de país que não seja terceiro-mundista é que se admite que gentalha, com processos penais às costas, se candidate ao que quer que seja, quanto mais a gerir dinheiros públicos - ele é o torres do marco que já não marca nada; ele é o major dos futebóis e dos gondomarenses que se vendem por uma torradeira; ela é a fatinha 'tadinha lá pelos brasis à espera que lhe façam justiça, 'tadinha!; ele é o isaltino_da_conta_na_suiça_que_não_era_dele_mas_do_sobrinho... pois, m'engana q'eu (e o povo) gostamos - ele é o baralhar e tornar a dar a mesma receita estafada dos candidatos a Belém com um "bisavô" que se pouco fez antes que mais fará agora? e o tal que "nunca se engana(va)", será que agora já sabe que "nunca digas nunca"?
- depois é este maralhal encarneirado que protesta estúpidamente nas filas, na estrada (dentro dos pópós, claro!), mas que nada faz e a única preocupação é que o dinheirinho chegue no fim do mesinho para pagar o ter e o haver porque o ser é coisa que pouco os preocupa...é mais interessante parecer...
Ah mar, mar...ainda não acabou de todo e já tenho saudades!
***...***...***
(Magritte)/
"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW