29/08/05

uooppsss, vai um... ? ;-)

Mai Tai

Ingredientes

50 ml rum da Jamaica ou Martinica
100 ml sumo de ananás
100 ml sumo de laranja
25 ml grenadine

Preparação:
Misture os ingredientes num "shaker" cheio de gelo partido e agite bem durante alguns segundos. Sirva logo de seguida.

Dica
O Cape Codder, o Greyhound e o Salty Dog são variantes deste cocktail, recorrendo apenas a um dos sumos. No primeiro usa-se unicamente o arando, enquanto que no Greyhound e no Salty Dog mistura-se a vodka com o sumo de toranja fresca. No Salty Dog, no entanto, deve molhar-se o rebordo do copo com um pedaço de limão e invertê-lo, depois, num pratinho com sal, de forma a deixar uma fina faixa de sal colada ao lábio do copo, como se faz na Margarita. O Salty Dog não necessita de decoração com a rodela de lima.

Curiosidades
No Claridge's (um famoso bar londrino) a bebida serve-se em copo alto com gelo e decora-se com um raminho de hortelã fresca, cereja de cocktail e rodela de laranja, unidos por meio palito. A receita original, de Victor Bergeron, é diferente. Ele começou por utilizar rum jamaicano J. Wray & Nephew, de 17 anos, sumo de uma lima fresca, curaçao de laranja Holland DeKuyper (15 ml), orgeat francês Garnier (15 ml) e açúcar. O êxito do Mai Tai obrigou-o a fazer adaptações e a procurar marcas alternativas para o rum - como a Coruba e Red Heart (Jamaica) e St. James (Martinica) - e para o orgeat, que é um xarope não alcoólico com sabor a amêndoa. Hoje em dia a Trader Vic tem marcas próprias de Mai Tai Premium Gold Rum e Mai Tai Mix. Tal como Victor Bergeron adaptou livremente a cozinha polinésia ao paladar norte-americano ("A comida da Polinésia é a maior porcaria que eu alguma vez provei", disse ele uma vez), também a generalidade dos barmen de todo o mundo temperou a seu gosto a receita do Mai Tai.

fonte:

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: