16/06/04

BEM ME QUER MAL ME QUER

«Rousseau e outros filósofos iluministas do século XVIII afirmavam que o Homem nasce bom e que a sociedade é que o torna mau.

Agora, a psicananlista Melanie Klein defende que todos nascemos maus e passamos a vida a tentar ser bons.

Pondo em confronto estas teorias, Willy Pasini explora o lado obscuro das emoções e disserta sobre a maldade, revelando-nos aspectos desta qualidade inerente a qualquer ser humano aos quais talvez nunca tenhamos dado a devida atenção.

Piratas, vampiros, lobos-maus ou bruxas preencheram o nosso imaginário infantil e, provavelmente, continuam a fascinar-nos porque a maldade é atraente, mete medo mas suscita em quem a exerce satisfações secretas.

Nos anos 90 já não há lugar para a Cinderela, a Branca de Neve ou a Barbara Bush. Os tempos agora são de Catwoman, Jessica Rabit ou Hilay Clinton, personagens com garra, combativas e que sabem usar o lado diabólico para alcançarem os seus fins.

Recorrendo a exemplos da literatura e da vida real, Pasini analisa a maldade nas suas mais variadas facetas (o capítulo sobre a maldade ao volante devia fazer parte de qualquer Código da Estrada) e demonstra-nos como, na maior parte dos casos, um pouco de maldade não faz mal a ninguém.

«A maldade é, acima de tudo, uma fonte de energia vital que devemos aprender a utilizar da melhor forma no nosso dia-a-dia e com todos os que nos rodeiam.

(...) distinguir a crueldade e a perfídia (maldades negativas) da garra e da combatividade (maldades positivas).

Ao tratar a maldade e o seu rosto escondido, numa análise do "lado obscuro das emoções", Willy Pasini possibilita aos leitores um melhor entendimento de tantos gestos, atitudes e actos do nosso quotidiano» - A.P.P.

Edição DIFUSÃO CULTURAL - Colecção «COISAS DA VIDA» - 1995, c/ Prefácio de António Pacheco Palha (Prof. de Psiquiatria e Saúde Mental da Fac. de Medicina da U. do Porto e membro da Ass.Mundial de Sexologia).
WILLY PASINI- Natural de Milão, é Prof. de Psiquiatria e Psicologia Médica e Director do Dep. de Ginecologia Psicossomática e Sexológica na Univ. de Genebra.
É autor de vários livros entre os quais: «Intimidade» e «A Qualidade dos Sentimentos», já publicados nesta Colecção.»




***...***...***
Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?,WW

Sem comentários: