27/06/04

De novo...Almodóvar

Confesso que sempre que me "obrigo" a ir ver um filme de Almodóvar o faço um pouco de "pé-atrás"...sei lá porquê!, acho que fiquei (mal) marcada por umas cenas dum dos primeiros filmes dele, já nem sei qual...mas, depois de ter visto o «Fala com ela» que, juntamente com o Magnólia e o Mulholland Drive, foi um dos filmes que mais me marcou... este novo Má Educação deixa-me rendida à mestria, ao sentido provocatório, do mestre do cinema espanhol...
...1)«Pedro 1Almodóvar mostra-se filme a filme mais seguro de si mesmo. Da sua habilidade como realizador e do seu êxito. O seu mundo, semi-oculto no armário até [h]à bem pouco tempo, abriu as portas de par em par a uma nova sociedade que se entregou a ele. O seu cosmos de marginalizados, homossexuais, lésbicas, travestis… confere-lhe êxito atrás de êxito perante um público que celebra os seus arrebatados melodramas cruzados por apontamentos de novela patriótica, a sua visão cínica e travessa sobre a Espanha cigana.
Após dois Oscar e uma afamada carreira dedicada ao sentimento do desejo, Pedro Almodóvar volta a arriscar e apresenta outra película inquietante que se mete em pensamentos sombrios. (...)»

2)«Em "Má Educação", contudo, existe crime sem castigo, vileza sem remorso, ambição sem mitigada redenção: o irmão que se apodera da personagem que matou, acaba por reconstituir no filme o seu acto, escapando-lhe (apenas) a encenação. A arte imita a vida que não é vida, porque finge sê-lo, e dissolve-se no vazio da representação. Nada possui já referentes palpáveis: o cinema é morte e desejo de morte, com implacáveis leis e insondáveis mistérios.»



***...***...***
Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?,WW

Sem comentários: