08/11/08

Cy Twombly, um gigante da montanha
«Comentário de Carlos Vidal

Data: 8 Novembro 2008, 20:40

No jardim da montanha, precisamente.

Twombly mostra o modo como na forma reside uma pulsão de desmembramento que, sequencialmente, regenera a forma para que esta de novo caminhe para uma outra dissipação. A massa pictórica do autor não necessita de muita matéria (é uma massa de sinais e de esvaziamentos e não uma matéria carregada de relevos). Twombly aproxima a forma do informe, ou seja, a forma revela a sua entropia desde dentro, a composição desagrega-se e as pequenas pastas de matéria dispersam-se, numas vezes, concentram-se noutras. A expressão sobrepõe-se à cor e a pintura parece gerar-se a si mesma em instantes sem reflexão. O toque do pincel é imperceptível, a gestualidade também. O gesto amplo fragmenta-se, a ideia de construção tradicional desaparece.
Twombly mostra como uma forma se auto-mutila e se regenera. A pintura é uma superfície de pequenas inscrições indefinidas, que se juntam para formar uma totalidade.»

Posted using ShareThis


Fico, sempre, completamente abismada quando leio coisas destas 'vistas' numa pintura destas...nem me custa, nada, aceitar a obra de arte como sendo de grande valor, mas...ver aquilo tudo...ali!?...sou mesmo cega!!!

Sem comentários: