25/06/04

Histeria colectiva...

Confesso que, perante esta torrente de histeria colectiva que começou com as bandeirinhas por tudo quanto é sítio, a passar pelos buzinões e a acabar no colocar Portugal nos píncaros como se, de repente, passassemos a ser a Nação que não eramos...o que o futebol consegue!:->...confesso que me sinto uma portuguesa de merda, caraças!!!

Não percebo porque raio tenho que passar a orgulhar-me do que antes me envergonhava...porventura as escolas começaram a ser Escolas!?...porventura os hospitais passaram a funcionar melhor?...porventura o desemprego diminuiu?... porventura a exploração do mais fraco pelo mais forte acabou?... porventura passámos a ser civilizados, como antes o não eramos?...porventura a solidariedade social incrementou-se?...porventura a justiça passou a ser cega, como se diz que deve ser, e deixou de espreitar pelo canto do olho para a carteira do arguido?...então porque raio devo ter orgulho de ser portuguesa?...só porque uns quantos que ganham balúrdios cumprem com a sua obrigação?

Ok!, há pequenos detalhes, à margem desta treta em que se tornou o futebol, que farão valer a pena a satisfação das vitórias alcançadas até agora, mas...tudo no seu devido lugar e sem que isso faça esquecer a banca-rota em que algumas autarquias embarcaram, à boa maneira portuguesa de depois logo se vê como se vão pagar as dívidas contraidas...por certo com umas quantas estradas que não se arranjam; com umas quantas infraestruturas que não se melhoram; com uns quantos hospitais que não se constroem; umas quantas escolas que continuam sem pavilhões gimnodesportivos, outras tantas que ficam sem aquecimento no inverno por falta de verbas, outras tantas que fecham porque há menos de cem alunos, etc.;etc.;etc....

É certo que o futebol não tem por função resolver os problemas do país, ah pois não!, pois se até ajuda a agudizá-los!:->...mas, então não se queira fazer dele o salvador da pátria!...até parece que já todos esqueceram o "apito dourado"...:->

Que merda de portuguesa me sai!...e eu que até gosto de futebol, caraças!:->

***...***...***
Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?,WW

1 comentário:

amok_she disse...

Repescando comentários perdidos:

«Espectacular e sentido desabafo, amook!
Já agora acrescenta-lhe a posição-charneira
euro-atlântica de Portugal, país menor em que
se revêem os novos dez aderentes à união
da Europa, e aí tens o (F)Durão, presidente
da Comissão, vencida pela França a reticência
de Espanha e eis Portugal erguido «Como
cabeça ali de Europa toda» (Lus., III, 18)

É bem caso para dizer: «Muitas voltas tem dado a fatal roda»!
Aproveite-se, então, o 'spin' e imprima-se ao electrão
uma velocidade tão estonteante que não mais subsistam
no Portugal XXI emancipado, padres, padrecos, fascistas,
reaccionários e, de uma vez por todas, encetemos a navegação do caminho marítimo dos Açores aos Urales,
arrastando de vez uma sã cooperação com a África e a
Arábia, replicando com o Brasil a mesma união no hemisfério
sul. Tudo numa lógica do «máximo desenvolvimento de cada um, como condição do livre desenvolvimento de todos». Ah!, era bonito, não era? Abraço, amook. Gostei do teu desabafo. Não desanimes.
vbm Data: 26/06/2004 10:05:59»