26/01/08



E??? Como se 'as criaturas', na sua grande maioria, não s'estivessem também marimbando para o Universo...

Um dia acabo por me convencer que tenho razão: melhor seria nunca ter(se) saído da caverna!?!


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

4 comentários:

vbm disse...

Discordo! Tal como Platão defendeu nós temos de ser hábeis o suficiente para sair e entrar na caverna tantas vezes quantas quisermos; deve mesmo ser esse o nosso modo de vida! Estúpidos é qua não devemos ser, nunca.

amok_she disse...

Bem...ñ me parece q ser estúpido seja uma opção...;-))

Pois a mim esse 'entrar e sair' está a cansar-me, tanto mais q cada vez menos me alicia o q vejo cá fora...mas enfim, como ser estúpido ñ é opção...tb ñ vejo alternativa, pelo menos até se me esgotar a chama...

vbm disse...

:))
Mas sabes que eu não estou a inventar e na alegoria da caverna defende-se que há que ter a aptidão de ver as coisas à luz da inteligência sem abdicar de as entender também segundo a lógica da sua própria aparência.

Espinosa diz o mesmo nesta fórmula: - «O conhecimento verdadeiro não destitui o que há de positivo no conhecimento falso.» Isto significa, por exemplo, que a verdadeira dimensão do Sol é milhares de vezes maior do que a da Terra, mas sendo positivamente um facto que o diâmetro do Sol não excede o comprimento da palma da nossa mão, a conciliação dos dois saberes, o falso e o verdadeiro, o aparente e o real, tem de justificar-se, explicar-se pelas leis da perspectiva, da geometria visível segundo a variação da distância, pelo que a ciência explica quer os factos reais quer a sua aparência sensível!

Portanto, rapariga, nada de canseiras e toca a andar prá frente, e sempre a entrar e a sair da caverna!

:)

amok_she disse...

Ok, pronto!...sou eu q estou na mó de baixo...pode ser q com a chegada da Primavera e do SOL...a coisa arrebite!;-)

...mas o 'meu sol' sempre foi, essencialmente, o ser humano e esse, rais'o parta, está a ficar mt negro...