19/01/08

E o amor, fica onde...???


de lógica ou guerra(...)P.V.»

publicado por vbm


...na lógica, ou na guerra?

[...é uma provocação(zinha), eu sei, mas não resisti!;-)...]

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

6 comentários:

vbm disse...

Visito-te pouco e a minha saudade
é do tempo de presença simultânea
em fóruns, onde a troca de ideias era sempre mais viva e urgente.
Aqui, em blogs, estamos muito separados, não dá para falar!

O Valéry tem toda a razão em sustentar a disjunção exclusiva da guerra ou da lógica. É assim mesmo. Uma relação, um negócio, um contrato (incluindo o matrimonial) ou é lógico, ou seja razoável no benefício de ambos, ou não é, e a guerra, o repúdio é a atitude correcta e recomendável. O amor, a cooperação, a solidariedade agrupam-se no campo da lógica do benefício mútuo.

Saudades, Lídia
Vasco

amok_she disse...

Pois...os fóruns daqueles 'nossos tempos'...tb tenho saudades, tal como dos chats dos meus primórdios netianos, já lá vão uns bons dez anitos...onde aparecia pouco mais q uma meia dúzia de 'gatos pingados' o q, pelo número, já facilitava a troca de ideias, mas tb pq essa meia dúzia comportava, quase sempre, uma boa maioria de gente interessante e com qq coisa para dizer...tal como nos 'nossos fóruns', apesar de já mais concorridos e, por vezes, 'mal frequentados' estragando qq hipótese de discussão válida...mas do q tenho, mesmo, mais saudades é daquelas 'brutas' polémicas (lembras-te com quem né?!???) q levavam sempre(!) à minha expulsão...até inventar novo nickname, claro!!! eheheheh... enfim, o mundo gira e as coisas vão mudando...ou o 'nosso tempo' já ñ é este...onde pouco mais se faz q guerrear...sem lógica!;-)

Ag vais desculpar-me a habitual ignorância para discordar, de certo modo, de ti e do 'teu' Valéry...

«(...)ou é lógico, ou seja razoável no benefício de ambos, ou não é, e a guerra, o repúdio é a atitude correcta e recomendável.(...)»

Ora, entre o amor e o ódio - q são, afinal, duas faces da mesma moeda - não há mesmo mais nada? Isso não é reduzir tudo a branco&preto recusando toda a imensa paleta de cores ao nosso dispor?

Não pretendo entrar por campos teóricos da filosofia, nem enveredar por correntes filosóficas q esse é o teu míster...o meu é pensar a vida tal como a vivo, ou como ela se me depara...ajudada, é certo, pelos parcos conhecimentos de filosofia (tb), q para mais não me chega o saber...

...no entanto, vejamos: se, por um lado, me repugna aceitar q ñ amando nada mais me resta q ñ seja repudiar guerreando; por outro, sei (e aqui por experiência própria) q existem formas de amar tão sem lógica (costumo preferir chamar-lhes paixão e não amor) exactamente pela falta dessa tal contrapartida q apontas...ou apontarias, mt mais, a paixão para os lados da guerra q do amor???

É claro q ñ me passa pela cabeça afirmar q o amor é aquela coisa de dar sem esperar receber...coisa tola q só passa pela cabeça dos tolos, claro, ou dos hipócritas... quem ama quer ser amado e ponto final!, mas...o q aqui estava em causa era a lógica n(d)o amor qd ele há formas de amar completamente ilógicas, ou seja fora de qualquer tipo de explicação racional...são desvios da razão?, pois são!, mas nem por isso os inscrevo na...guerra. Já a guerra - concordando com a completa ausência de lógica em quem guerreia - não me parece ser a resposta mais «correcta e recomendável» para uma relação amorosa q perdeu o equilibrado fluxo de benefícios...

[às tantas esta coisa de 'lógica', 'amor', 'guerra', têm significados completamente díspares dos do censo-comum...já 'tou mesmo a ver!!!;-)))]

vbm disse...

Hum... complicado!
Sem filosofar, Lídia,
o amor está mesmo do lado da lógica,
mesmo se alguma incursão guerreira perpetra,
o amor é sempre pastoreado para o campo da paz.
Não duvides!

Quanto à paixão... que queres dizer com isso? Gostar desmedidamente em prejuízo de uma razão equilibrada? E achas que será mesmo equilibrada uma razão que não se apaixona!? Lembra-te que «a razão tem emoções que o coração desconhece.»

Tenho pena e saudade dos fóruns que já não há. Estou num, agradável, mas quase deserto! Pena não se conseguir atrair imigrantes qualificados, lol.

amok_she disse...

...um belíssimo sinal de como esta treta de blog é pouco (ou nada!) lida!...nc aparece ninguém para me apontar os erros - mesmo chamando-me burra, se necessário - porra!?!...ora vejamos, ali pra trás está uma enormidade de burrice: 'censo-comum'?????...pois, falta de senso é o q é!!!...meu, claro!, rais parta!

Qt ao 'teu deserto'...pois, já lá passei, mas...tem dó!, ñ consigo mesmo ter a mínima pachorra para aquela parolice...e, se bem me lembro, foi exactamente aquele tipo de frequência, nos fóruns sapianos, q conseguiram o q as censuras nc o conseguiram: correr comigo!!!...como boa pisciana ñ consigo q o meu racionalismo seja tão absoluto assim sobre o meu pensamento e aqui e ali sempre me deixo tentar por um ou outro misticismo, mas...aquilo!??? q os deuses me livrem!!!grrrr

vbm disse...

É! Estive no "Excitador", mas fechou. Agora estou no "A Sombra". Não tem ninguém! Isto é, tem, mas tão poucos que não dá para estimular o sentimento... Olha, pisciana!, farei meças contigo, pois sou absoluto piscis! :)

amok_she disse...

hummmm, ñ te 'fazia', de todo, pisciano...com esse 'racionalismo-analítico' todo, né?!!!;-)