03/06/05

MJ Eloy 2

Posted by Hello
'Poeira de Cantor'
*
Acrílico sobre tela, 1,45x1,05 m
MJ Eloy 2003

Cultivar o deserto

como um pomar às avessas.



(A árvore destila

a terra, gota a gota;

a terra completa

cai, fruto!



Enquanto na ordem

de outro pomar

a atenção destila

palavras maduras).



Cultivar o deserto

como um pomar às avessas:



então nada mais destila; evapora;

onde foi maçã

resta uma fome;



onde foi palavra

(potros ou touros

contidos) resta a severa

forma do vazio.



João Cabral de Melo Neto
In ‘Cabral – Antologia Poética’,
ed. Sabiá, Rio, 1967, p252



*‘Poeira de Cantor’
é uma fórmula matemática da geometria fractal



***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

17 comentários:

Anónimo disse...

"É um facto que estamos em posição de nos entendermos sobre as cores das coisas a partir de seis nomes de cores. E também que não usamos as palavras 'verde-avermelhado', 'azul amarelado', etc" L. Wittgenstein, 'Anotações sobre as cores' 28,3-52

Entendamo-nos, pelo menos, nisso.
Graças amok_she

Anónimo disse...

Na vida estamos rodeados por notáveis conceitos, notáveis palavras e notáveis imagens como as destes dois posts.

Anónimo disse...

Talvez seja possível, através das fascinantes e surpreendentes configurações da geometria fractal, arrebatar os jovens para a arte da matemática, que dizem não entender.

Maite disse...

Boa tarde Amok_she e aos outros visitantes

e&e, essa sua ideia é muito interessante. Se, não me considerar muito atrevida, gostaria de vê-la explicar melhor essa ideia de arrebatar os jovens para a matemática através da geometria fractal. Obrigada.

Anónimo disse...

Maite
Se procurar no google, p. ex. 'fractal', 'Mandelbrot','poeira de Cantor' ou 'escada do diabo', etc, encontrará inúmeros alusões à geometria fractal. Esta é tão surpreendente como fascinante, sendo acessível aos leigos da matemática através da harmonia e repetitividade (self similarity) das suas formas, que se repetem de forma infinitamente fraccionada. É uma forma de matemática artística arrebatadora, facilmente observável na natureza, quer no contorno das costas, nas pinhas, nos fetos, nos cristais de gelo, etc, etc.

Ora, se for 'mostrada' a estudantes de matemática, mesmo do ensino primário, através da sua expressão em imagens, poderá atrair os aborrecidos da matemática e torná-los desenhadores já q existem mtosprogramas p construir formas fractais na net.

Ao dispôr
E&E

Maite disse...

e&e, obrigada
Segui o seu conselho e fui ao google. As imagens fractais que vi pareceram-me imagens estilizadas de vários fenómenos e muito aliciantes, de facto (aliás a Amok_she tem aqui uma). Em termos de geometria, até entendi (qualquer leigo se sentiria fascinado), mas matemática em geral (comecei a ler e confesso que me aborreci- esta minha falta de jeito para números ;)- só pode ser isso), mas uma coisa é ler a teoria e outra bem diferente é mostrarem-nos na prática como se pode chegar lá e talvez aí eu mudasse de opinião(aborrecimento).

Maite disse...

Amok_she este seu blog, acho, que está a precisar de uma revisão técnica. É muito dificil movimentarmo-nos nele. Perco vários minutos ;) para passar de uma página para outra.

Anónimo disse...

Na poesia riquíssima de um autor célebre cabe bem esta inspirada pintura alusiva aos fractais.

Anónimo disse...

A propósito de gosto disse Wittgenstein "O gosto pode ser encantador, mas não arrebatar".

Este poema arrebata-me.

Anónimo disse...

Circe

Diria que, em Serralves, mais do que a arquitectura do Siza, arrebatam-me as gigantescas sombras dos carvalhos da alameda.

Vou lá vezes sem conta para estar debaixo deles.

E, neste quadro arrebatam-me, igualmente, a Bruma, a Poeira e os Olmos da Finlândia, que parece retratar.

Anónimo disse...

Já cá cheguei, com custo, mas gostei. De tudo. Isto dá pano para mangas. Com este trabalho tão bem feito deviam ir ajudar a reduzir o défice que me apoquenta. Vou voltar aqui para acalmar a crise.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do meu grande amigo. Como sou um grande amante e produtor de arte e como estudo os fractais desde pequenino vou mandar para aqui umas dicas para melhorarem o blog e para reduzirem as despesas com a sua manutenção. Espero que não vejam inconveniente na minha colaboração porque vou pedir a ajuda do Alegre para a poesia que está fracota e do Pomar para a pintura que podia ser mais melhor.

Anónimo disse...

Caríssimos autores
Não me querendo citar, o que faço constantemente, repito que gostei francamente desta apresentação a que daria.. ummm.. 11 valores.
Como disse o sr JS, a poesia podia ser melhorada e a pintura idem. Mesmo assim, e se me derem licença, vou anunciá-las no meu próximo contradotório, juntamente com uma completa e total explicação sobre fractais que aqui está muito resumida.

Anónimo disse...

A Ana corrigiu contraditório no post acima. Vou ali dar umas aulas e já volto para vos explicar, de uma vez por todas, o que é o caos e o que são os fractais, porque certamente não perceberam nada com as explicações dos comments anteriores.

Anónimo disse...

Enquanto espero os esclarecimentos de M.R.Sousa que julgo ser o eminente Prof da TV, venho felicitar a autora do blog, quer pela escolha de conteúdos do diversificato material literário e informativo, quer pela ilustração do mesmo com imagens de muito interesse como as deste post.

Anónimo disse...

Boa gente
Que paciência tenho de ter para vos aturar, mas é com muito gosto que vos vejo a fazer bonecadas e a debitar palavreado do fino. Quanto à matemática, não me pronuncio, porque não pesco nada disso.
Sempre ao vosso dispôr para qualquer conselho amigo

Anónimo disse...

Maralhal

Eu bem que gostaria de vos dar um conselho amigo mas estou a ver que aqui ninguém precisa de mim.

Mas... hão-de precisar e não esperem pela demora.