MJ Eloy 2
'Poeira de Cantor' *
Acrílico sobre tela, 1,45x1,05 m
MJ Eloy 2003
Cultivar o deserto
como um pomar às avessas.
(A árvore destila
a terra, gota a gota;
a terra completa
cai, fruto!
Enquanto na ordem
de outro pomar
a atenção destila
palavras maduras).
Cultivar o deserto
como um pomar às avessas:
então nada mais destila; evapora;
onde foi maçã
resta uma fome;
onde foi palavra
(potros ou touros
contidos) resta a severa
forma do vazio.
João Cabral de Melo Neto
In ‘Cabral – Antologia Poética’,
ed. Sabiá, Rio, 1967, p252
*‘Poeira de Cantor’
é uma fórmula matemática da geometria fractal
como um pomar às avessas.
(A árvore destila
a terra, gota a gota;
a terra completa
cai, fruto!
Enquanto na ordem
de outro pomar
a atenção destila
palavras maduras).
Cultivar o deserto
como um pomar às avessas:
então nada mais destila; evapora;
onde foi maçã
resta uma fome;
onde foi palavra
(potros ou touros
contidos) resta a severa
forma do vazio.
João Cabral de Melo Neto
In ‘Cabral – Antologia Poética’,
ed. Sabiá, Rio, 1967, p252
*‘Poeira de Cantor’
é uma fórmula matemática da geometria fractal
***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW
17 comentários:
"É um facto que estamos em posição de nos entendermos sobre as cores das coisas a partir de seis nomes de cores. E também que não usamos as palavras 'verde-avermelhado', 'azul amarelado', etc" L. Wittgenstein, 'Anotações sobre as cores' 28,3-52
Entendamo-nos, pelo menos, nisso.
Graças amok_she
Na vida estamos rodeados por notáveis conceitos, notáveis palavras e notáveis imagens como as destes dois posts.
Talvez seja possível, através das fascinantes e surpreendentes configurações da geometria fractal, arrebatar os jovens para a arte da matemática, que dizem não entender.
Boa tarde Amok_she e aos outros visitantes
e&e, essa sua ideia é muito interessante. Se, não me considerar muito atrevida, gostaria de vê-la explicar melhor essa ideia de arrebatar os jovens para a matemática através da geometria fractal. Obrigada.
Maite
Se procurar no google, p. ex. 'fractal', 'Mandelbrot','poeira de Cantor' ou 'escada do diabo', etc, encontrará inúmeros alusões à geometria fractal. Esta é tão surpreendente como fascinante, sendo acessível aos leigos da matemática através da harmonia e repetitividade (self similarity) das suas formas, que se repetem de forma infinitamente fraccionada. É uma forma de matemática artística arrebatadora, facilmente observável na natureza, quer no contorno das costas, nas pinhas, nos fetos, nos cristais de gelo, etc, etc.
Ora, se for 'mostrada' a estudantes de matemática, mesmo do ensino primário, através da sua expressão em imagens, poderá atrair os aborrecidos da matemática e torná-los desenhadores já q existem mtosprogramas p construir formas fractais na net.
Ao dispôr
E&E
e&e, obrigada
Segui o seu conselho e fui ao google. As imagens fractais que vi pareceram-me imagens estilizadas de vários fenómenos e muito aliciantes, de facto (aliás a Amok_she tem aqui uma). Em termos de geometria, até entendi (qualquer leigo se sentiria fascinado), mas matemática em geral (comecei a ler e confesso que me aborreci- esta minha falta de jeito para números ;)- só pode ser isso), mas uma coisa é ler a teoria e outra bem diferente é mostrarem-nos na prática como se pode chegar lá e talvez aí eu mudasse de opinião(aborrecimento).
Amok_she este seu blog, acho, que está a precisar de uma revisão técnica. É muito dificil movimentarmo-nos nele. Perco vários minutos ;) para passar de uma página para outra.
Na poesia riquíssima de um autor célebre cabe bem esta inspirada pintura alusiva aos fractais.
A propósito de gosto disse Wittgenstein "O gosto pode ser encantador, mas não arrebatar".
Este poema arrebata-me.
Circe
Diria que, em Serralves, mais do que a arquitectura do Siza, arrebatam-me as gigantescas sombras dos carvalhos da alameda.
Vou lá vezes sem conta para estar debaixo deles.
E, neste quadro arrebatam-me, igualmente, a Bruma, a Poeira e os Olmos da Finlândia, que parece retratar.
Já cá cheguei, com custo, mas gostei. De tudo. Isto dá pano para mangas. Com este trabalho tão bem feito deviam ir ajudar a reduzir o défice que me apoquenta. Vou voltar aqui para acalmar a crise.
Faço minhas as palavras do meu grande amigo. Como sou um grande amante e produtor de arte e como estudo os fractais desde pequenino vou mandar para aqui umas dicas para melhorarem o blog e para reduzirem as despesas com a sua manutenção. Espero que não vejam inconveniente na minha colaboração porque vou pedir a ajuda do Alegre para a poesia que está fracota e do Pomar para a pintura que podia ser mais melhor.
Caríssimos autores
Não me querendo citar, o que faço constantemente, repito que gostei francamente desta apresentação a que daria.. ummm.. 11 valores.
Como disse o sr JS, a poesia podia ser melhorada e a pintura idem. Mesmo assim, e se me derem licença, vou anunciá-las no meu próximo contradotório, juntamente com uma completa e total explicação sobre fractais que aqui está muito resumida.
A Ana corrigiu contraditório no post acima. Vou ali dar umas aulas e já volto para vos explicar, de uma vez por todas, o que é o caos e o que são os fractais, porque certamente não perceberam nada com as explicações dos comments anteriores.
Enquanto espero os esclarecimentos de M.R.Sousa que julgo ser o eminente Prof da TV, venho felicitar a autora do blog, quer pela escolha de conteúdos do diversificato material literário e informativo, quer pela ilustração do mesmo com imagens de muito interesse como as deste post.
Boa gente
Que paciência tenho de ter para vos aturar, mas é com muito gosto que vos vejo a fazer bonecadas e a debitar palavreado do fino. Quanto à matemática, não me pronuncio, porque não pesco nada disso.
Sempre ao vosso dispôr para qualquer conselho amigo
Maralhal
Eu bem que gostaria de vos dar um conselho amigo mas estou a ver que aqui ninguém precisa de mim.
Mas... hão-de precisar e não esperem pela demora.
Enviar um comentário