03/06/05

MJ Eloy I

Posted by Hello
MJ Eloy


Impressões da Mauritânia



Na paisagem é seca a tripa

e a boca não tem saliva.

nem mesmo há a mucosidade

do suor, da sombra, da árvore.



Nem o mar é de água: é de zinco,

tecto ondulado, estendido

até o além-olho, no areal

de um país praia integral.



Não há a água muda da poça,

a sílaba úmida da gota;

e só no azul-mar dos mantos

há a ilusão de água e de brando:



que o azul-céu é de um minério

igual aos do cobre e ferro

dos fundos veios, à chave,

sob oásis de azinhavre.


João Cabral de Melo Neto





***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

13 comentários:

Anónimo disse...

"Na vida quotidiana, estamos virtualmente rodeados por cores impuras. E mais notável é ainda que tenhamos formado um conceito de cores puras" L. Wittgenstein, 'Anotações sobre as cores' 29,3-59

Anónimo disse...

Parece Pintura e Poesia de Arte Dura onde não se está rodeado de Cor Pura.
Gostei bastante

Anónimo disse...

Muito agradável para quem está sem inspiração para outros passeios numa bela tarde de um belo fim de semana.Uma mistura de pintura e poesia que sinto já me ter inspirado para partir e navegar ao encontro de mais artes.
Gostei muito. Obrigada
M

Anónimo disse...

anonymous mean MN!
E pretende dar mais umas voltinhas por aqui. Por isso era bom (para MN) ir encontrando cada vez mais pintura e poesia!
Mais uma vez, gostei muito

Anónimo disse...

Belo mar de zinco neste poema de Melo Neto e nesta pintura.

Anónimo disse...

Gostei muito, fez-me divagar... Acho que vou dar uma volta no areal à beira-mar porque a noite está limpa e o murmurar do mar inspira-me. Boa sugestão e boa pintura.

Anónimo disse...

E neste poema, que me arrebata igualmente, encontra-se o azul-céu de um minério - igual aos do cobre e ferro - dos fundos veios, à chave - sob oásis de azinhavre, e encontra-se ainda a chave do quadro.

amok_she disse...

Eu nunca sei,nunca soube!, explicar o q sinto acerca do que vejo...essa é q é mesmo uma conversa privada comigo mesma!...às vezes tenho pena...outras não, faço até questão q assim seja...

Anónimo disse...

Explicar é um exercício que se experimenta não excluindo a exasperação da emoção

Como vês não custa quase nada ao explicador e os explicandos agradecem

Anónimo disse...

Como já disse no outro post com desenhos, sou um grande amante e produtor de arte e vou mandar para aqui umas dicas com a ajuda do Alegre para a poesia que está fracota e do Pomar para a pintura que podia ser mais melhor.

Anónimo disse...

Caríssimos autores
Gostei, poderei mesmo dizer que gostei muito. Como referiu o sr JS a poesia podia ser melhorada e a pintura idem. Mesmo assim, e se me derem licença, vou anunciá-las no meu próximo contradotório.

Anónimo disse...

Um espectáculo este blog e os seus comentadores. Voltarei para tirar ideias

Anónimo disse...

Não faz o meu género. Sou mais dada a outras graças que verão se forem ao meu blog e comprarem o meu livro.
Sou assim, sei lá, mais bem disposta.