06/04/08

«(...)declarações do Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, que ontem afirmou ter “elementos seguros” de que há alunos que vão para as aulas armados com pistolas 6,35 e 9mm.(...)»


Curioso!, há dias li qualquer coisa sobre 'uma mulher que mordeu um 'pitbul''...querem ver que, agora, passaram a ser as mulheres a morderem nos 'pitbuls'????:=>

O PGR foi leviano ao fazer uma afirmação destas, tendo em conta o 'estado da nação' no que toca à violência nas escolas, mas o aproveitamento jornalístico das imprudências de quem acede a falar-lhes está a tornar-se mais violento que qualquer outra violência existente, realmente, neste país da treta...Quantos alunos, no universo escolar português, vão para a escola com armas, em especial com armas de fogo, ainda mais em especial com 'pistolas 6,35 e 9mm'??? É número suficiente para que tal espelhe uma imagem de 'potenciais assassinos à solta'???

Tal não significa que não deva dar-se uma atenção (muito especial!) a este problema enquadrado no universo do uso e porte de armas. O problema dos miúdos que levam armas para a escola não se inscreve no 'problema dos pais', mas da sociedade (mal organizada, no nosso caso) que permite o uso e porte de armas a quem não está minimamente preparado para tal. Tal como sucede, afinal, com os 'pitbuls' e outros cães de raças consideradas perigosas...se os bichos são treinados para o ataque que mais se pode esperar deles? Agora, porque raio se permite que pessoas sem a mínima cultura cívica possam aceder à posse de cães desses, tal como de armas??? Essa de, para tudo o que sucede com os miúdos, se aplicar a receita 'a culpa é dos pais!' transforma-se numa atitude tão redutora como estúpida e geradora da desculpabilização de todos os responsáveis: os cidadãos deste país!, porque afinal de contas antes de se ser pai ou mãe é-se cidadão e para se ser cidadão não se é sozinho...ou seríamos, antes, uns selvagens!...que é aquilo em que, não tarda muito, nos tornaremos...a ir por este caminho de estupidez generalizada em que anda toda a gente a tentar sacudir a água do seu capote para o capote que esteja mais a jeito e de preferência o que se apresente mais frágil!

Depois, limitados que estamos à tacanhez do nosso portuguesismo, parece que não aprendemos nada com a violência - essa sim, VIOLÊNCIA! - assassina nas escolas (e não só) americanas levada a cabo, em geral, por alunos...engraçado que, nesses casos, não se vê a discussão (cá, como lá) a centrar-se no problema 'dos pais que não educam os filhos', curioso não é?! Se calhar a 'coisa' passa muito mais pelo tal ditado: 'quem semeia ventos, colhe tempestades'...inseridos, como todos estamos, numa sociedade envolta em violências várias como se pretende que os putos sejam...anjinhos??!!?

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: