01/04/08

"turmas só com «filhos de doutores» ou repetentes"

Ora até que enfim que alguém decide tocar em mais uma 'ferida' das nossas escolas. E repito: este é um problema das escolas e não dos ministérios!, problema que tenho referido por variadíssimas vezes desde há quinze anos!

E é um problema das escolas pela razão tão simples que é o da organização interna e esta não é regulamentada pelos governos. Não são os ministros da educação que legislam para que as escolas organizem a formação de turmas segundo critérios que apenas interessam aos professores: alunos com as melhores notas====>>turmas da manhã e professores do quadro; alunos 'burros' e com referências de indisciplina===>>turmas da tarde e professores 'temporários'; alunos indisciplinados concentrados na(s) mesma(s) turma(s) (o número destas turmas, por escola, apenas depende do número de alunos referenciados).

Isto para não falar numa perversidade ainda maior que acabou mais cedo porque começou a dar raia chegando ao conhecimento do ministério que deu ordens expressas para a acabar com a 'esperteza': uma escola (por concelho, por exemplo) onde só entravam alunos com notas superiores a 4! E que não se pense que estou a inventar, para que conste: no concelho do Seixal===>Escola Secundária Manuel Cargaleiro, do Fogueteiro, no concelho de Almada===>Escola Secundária Anselmo de Andrade! Esta situação não durou muito tempo e já acabou, ao que sei, há já uns aninhos, mas por aqui se vê que o que se passa dentro duma escola depende muito mais dos professores que lá estão - para o bem e para o mal! - do que dos pais, dos ministros e menos ainda dos alunos!

E a prova disto irá continuar a ver-se com os resultados da tão mal afamada avaliação de professores que nunca se há-de realizar enquanto o acesso à carreia docente se fizer nos moldes actuais. Quando os governos exigirem profissionais competentes e bem preparados para exercer a profissão esta bandalheira acaba, ou pelo menos atenua-se consideravelmente. É claro que, para levar-se a cabo estas exigências, as contrapartidas terão de ser também exigentes e isso ninguém de bom senso, no mínimo, o negará...muito menos os pais!


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: