19/02/07

Apesar de tudo continua-se a considerar a mulher mais como fêmea do que como ser humano!

[cont. do post anterior]

«(...)mas tendo sido o resultado do referendo o que foi, o cotejo dessa opção com a lei da pma evidencia outra contradição. é que a lei impede o uso das técnicas de procriação assistida em mulheres ’sós’. ou seja, a mulher que não esteja acompanhada de um homem, no casamento ou na união de facto, não pode aceder a um tratamento de infertilidade. este impedimento, que teve o partido socialista como principal responsável (embora escudando-se na ‘viabilização’ da lei, ou seja, no entendimento de que uma lei que consagrasse o acesso de mulheres ’sem homem’ a pma não seria promulgada por cavaco), estabelece a mulher ’só’ como uma incapaz no que respeita a este aspecto específico da sua vida reprodutiva — o de tentar engravidar através de técnicas médicas.
(...)
antes ninguém que por opção da mulher, portanto. é que há sempre a hipótese do feitiço.»



Isto e o continuar a censurar-se - social e familiarmente - a mulher que não quer ser mãe por opção muito pessoal. Poucas são as que conseguem passar por cima desta censura, uma vezes velado, outras nem tanto... No fundo, no fundo, as mulheres continuam a ser consideradas meras parideiras da espécie e pouco mais...por mais avanços que se façam...estas discussões referendárias muito nos mostraram do que anda escondido nas cabecinhas dos machos!


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: