09/02/08


Pois é, sou teimosa e gosto pouco (ou nada!) se 'estórias' mal contadas. Também não acho piada a meias verdades e menos ainda a mau jornalismo. E gente que se faz de vítima estando quase sempre na mó de cima, então, é que me dá mesmo para desatar a barafustar.

Vem isto a propósito do artigo do JMJ no Público de ontem [Espaço Público: Caluniai, Caluniai].

Primeiro, não entendi se aquela é uma 'coluna de opinião' do autor, se um espaço de 'direito de reposta', mas como tenho na ideia que sim, que o JMJ tem uma coluna de opinião no Público, acho de muito mau gosto usá-la em proveito próprio. Se eu quiser fazer o mesmo tenho de pagar, não? O que vale é que ele é muito honesto e recto e cheio de valores e não usa de favores de nada, nem de ninguém.

Por outro lado, acho que a 'estória', a vir a lume como veio, deveria ter sido explanada no seu todo e depois os leitores (pagantes de impostos!) afeririam da justeza da concessão dum espaço público ao preço da uva mijona, tendo em conta que o dito espaço foi valorizado com a tal construção de 'griffe', dado o projecto ser da autoria dum reconhecido arquitecto que (por acaso!?) até era um dos interessados no negócio, mas isso são outros quinhentos, passe a redundância da piada...certo, certo, é que passados 20 anos o referido espaço será devolvido à propriedade da CML, com uma mais valia muitíssimas vezes acima do valor pago pelos vinte anos de (ridícula!) renda. É claro que o facto de se saber, por experiências anteriores, que o mundo dá muitas voltas e as coisas acabam sempre por nunca ficar a favor dos interesses públicos, mas sim dos privados que sabem (e podem!) fazer negócios chorudos, é irrelevante para esta questão. Pois!

Depois, também achei piada aquela dele escrever que se juntaram onze investidores que se endividaram (achei piada porque um dos investidores não é qualquer coisa tipo banqueiro???) e que nos três anos que o restaurante leva de activo, apesar do imenso sucesso e da estrela Michelin, ainda não começou a dar frutos... E é suposto um investimento daquela envergadura começar a rentabilizar ao fim de quanto tempo???, mesmo contando com rendas de 500 euros...

Resumindo...até pode não ter havido favorecimento nenhum, ah pois pode!, mas a gente cá está pra ver o que vem a seguir...Lamentável é que se levantem estas lebres e acabe tudo em águas chocas, como sempre!


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: