10/02/08

OH C'UM CARAÇAS!...

I
II


III - Porra!, esta gente gosta de nos fazer de mais burros, não gosta?!?

Estava com uma preguiça do caraças e não me apetecia levantar pra ir buscar o jornal. Assim, escrevi o post anterior citando mais ou menos de memória já que a leitura do dito jornal, por ser o meu dia de folga, pôde ser feita com todo o 'requinte' que sempre exijo para uma leitura de jornal diário que se preze: depois de me levantar, aí pelas onze da matina, de me aperaltar para um dia sem saltos altos nem 'pinturas de guerra', saio de casa compro o jornalinho (desta não me enganei!) e ala para o café habitual, mesa habitual e pequeno almoço mais ou menos habitual que há coisas em que gosto de furar hábitos...

Agora, relendo o tal post anterior e conferindo as fontes dei com umas quantas coisas do caraças, se não repare-se e atente-se nos bolds:

DN,
17.11.04

Desvendado o mistério dos 'Onze'
Quem são os sócios Quem é o chefe O que lá se come Como é o ambiente e a vista, duarte calvão



Já há algum tempo que se aguardava com enorme expectativa o restaurante que «um grupo de milionários» iria abrir no alto do Parque Eduardo VII, que se assumia logo como candidato a estrelas Michelin... Pois bem, o mistério abriu ontem as portas ao curioso público e não há dúvida que é de causar espanto: poucas vezes Lisboa terá visto um projecto de restaurante tão bem delineado e concretizado.

(...)

E quem são os «onze»? José Miguel Júdice, José Bento dos Santos, Américo Amorim, o arquitecto João Correia (responsável pelo projecto do edifício, construído de raiz), Stefano Saviotti, Joachim Koerper ( chefe alemão de 51 anos, duas estrelas Michelin no seu restaurante Girasol, em Alicante), o banqueiro João Rendeiro e os empresários Nabil Aouad, José Marques da Silva, Hipólito Pires e Tiago Câmara Pestana.

«É bastante exagerado falar de milionários. É antes um grupo de amigos interessados em gastronomia», esclarece Miguel Júdice (filho do actual bastonário da Ordem dos Advogados). «Depois da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, tínhamos interesse num projecto de qualidade em Lisboa. Havia este terreno, que a câmara tinha posto a concurso e cuja concessão foi ganha pelo arq. João Correia, e vimos que precisávamos de sócios que nos ajudassem no investimento».


Público

08.02.08

(...)
O então presidente João Soares abriu concurso público para um restaurante no alto do Parque Eduardo VII, um concorrente ganhou e assumiu em tal vitória (...) o compromisso de construir um edifício de qualidade arquitectónica que, no final da concessão de 20 anos, reverte para a câmara.

Não soube de tal concurso, não concorri a ele, não conhecia sequer a empresa concorrente (ou os seus accionistas), não soube do resultado do concurso. Meses depois, através dum amigo, o meu filho mais velho soube que o accionista que controlava a empresa vencedora do concurso estava interessado em ceder as acções da sociedade, desde que fosse ele - que é arquitecto - a fazer o projecto. Juntei um grupo de amigos dispostos a dar a Lisboa um restaurante de grande qualidade (e realmente um ano depois de abrir ganhou uma estrela Michelin, ainda hoje a única em Lisboa), que aceitaram investir e correr o risco (e que mais de três anos depois não receberam um euro de resultados, apesar do sucesso financeiro que também felizmente tem tido, pois foi elevado o endividamento para a construção), e comprámos a posição do accionista da sociedade que fora vencedora do concurso. Com isso investimos quase dois milhões de euros num edifício que reverterá para o município no final da concessão, valorizado.(...)»

Vejamos:
  • uma empresa de arquitectos(?) ganha um concurso na câmara...elucidativo!, e o que é que arquitectos percebem de cozinha de estrelas Michelin????
  • logo de seguida (meses depois de se vencer o concurso) JMJ entra no negócio para o qual convidou o tal grupo de amigos ricos...mas que se endividaram!, claro é para isso que servem os bancos, para emprestar dinheiro a quem o tem...que o digam pai e filho Jardim Gonçalves!
  • Curiosa esta sorte de acontecimentos...logo na altura em que, segundo o filho de JMJ: «Depois da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, tínhamos interesse num projecto de qualidade em Lisboa. Havia este terreno, que a câmara tinha posto a concurso(...)» aparece o arquitecto que afinal não queria ser cozinheiro...
  • os investidores (com o dinheiro dos bancos, bem entendido) ainda não viram um chavo de lucros, mas...que se lixe!, JMJ e eles por arrasto só queriam dar um restaurante de luxo com estrelas Michelin a Lisboa!, e os ingratos dos lisboetas e restantes bloguistas são uns mal agradecidos...
...depois admiram-se que o povinho mande postas de pescada pró ar...


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: