22/12/03

"E choro com o Mozart"

Estou a ouvir o "Requiem" de Mozart...

Ao mesmo tempo, leio "A Serpente" de Stig Dagerman...

Que paralelismo existirá no que oiço e no que leio?

Uma frase prende-me ao livro e não me deixa avançar, enquanto Mozart se aproxima do abismo...

"Extraordinária, a facilidade com que se mentia. (...)

E nãp passo daqui. Porque será?

O Mozart suga-me para a sua mentira? Ou srá antes Stig a tentar perder-me na sua verdade?

"Natuaralmente, aqui nada tem sentido em si mesmo, de outro modo jamais poderíamos perdoar a vida, mas tudo o que fizemos ou deixámos de fazer tem certamente uma grande importância em relação a nós próprios, ao nosso sentimento de culpa.", dirá Stig um pouco mais à frente (ou atás?)...

Mas isso que interessa, quando o que se lê mais não é de o que queremos ver repetido e confirmado perante os nossos olhos?

As re-leituras têm destas coisas...

As leituras, não: são um acto de adesão ou de não-adesão.

Por isso, rio-me.

Rio-me das leituras. Rio-me da subjectividade. Rio-me das adesões.

E choro com o Mozart.

Quid Novi

Sáb Jan 25, 2003 8:42 pm


Sem comentários: