21/12/03

NOVA ANTÍGONA

Nas páginas, Antígona:
"eu não fui feita para a guerra
mas para o amor",
dizia,
e eu me emocionava,
queria minha a sua palavra...
Mas, hoje, tendo tudo praticado
— o coração em leilão,
posto edital em toda praça e rua —
digo ao espelho das palavras:
"eu não fui feita para o amor,
mas para a sua imagem."
Eu queria falar suas palavras...
Mas,
"hoje, inexatas, estranhas são as datas"
e o coração, emparedado,
se alucina e se debate
contra as paredes, sangue e carne,
e a emoção suplica: me arrebate.



Mas, na cidade,
ninguém ouve o pregão.
Dos céus não chega salvação ou siso,
as divindades dormem o sono justo.
E eu, que fui feita para a imagem,
emparedada estou no coração.
Duas vertigens me tomam,
duas voragens - vorazes emoções:
de um lado, a paixão do pensamento,
do outro, o pensamento da paixão.



Podem
dois abismos
co-existir
no mesmo espaço,
em Vão?

Paula * 21/10/97



Sem comentários: