04/12/06

A insustentável leveza da memória...

«(...)O seu estatuto de desconhecido elevava-o acima dos outros.

Mas havia mais uma coisa: um livro aberto em cima da mesa. Nunca ninguém abrira um livro numa mesa daquele café. Para Tereza, o livro era o santo e a senha de uma irmandade secreta. Para enfrentar o mundo grosseiro que a rodeava não tinha, com efeito, senão uma arma: os livros que ia buscar à biblioteca municipal e que eram sobretudo romances; lia-os aos montes, de Fielding a Thomas Mann. Davam-lhe uma portunidade de evasão imaginária, arrancando-a a uma vida que não lhe oferecia satisfação de espécie nenhuma, mas, enquanto simples objectos, também tinham um sentido. Gostava de andar na rua com livros debaixo do braço. Eram para ela o que a bengala era para os dandies do século passado. Distinguiam-na dos outros.
(...)
Assustada com a luz, uma enorme borboleta nocturna levantou voo do abat-jour e começou a rodopiar pelo quarto. De baixo vinha o som abafado do violino e do piano.», A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera

[...talvez por me ter deixado atrair por uma luz intensa, queimando as asas (também) com o som do 'pour lídia', sempre me senti muito mais 'próxima' de Tereza que de Sabina...]

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

7 comentários:

ASPÁSIA disse...

QUE BOM RECORDAR ESTE SABOROSO PEDACITO DA "LEVEZA"... UMA LEVEZA INTIMISTA, UMA LEVEZA QUE SE ENCONTRA, NESTE CASO ATRAVÉS DE UM LIVRO, COMO ANTÍDOTO PARA OS PESOS DA EXISTÊNCIA QUOTIDIANA.

OBRIGADA, AMOK.

Q.TO A ESSA PEÇA OU CANÇÃO "POUR LIDIA" CREIO PERCEBER QUE FOI CITADA NO TEXTO DO MESMO LIVRO. SERÁ?
PELO QUE DEPREENDI, UMA PEÇA PARA VIOLINO E PIANO...

TENTEI PROCURÁ-LA NO GOOGLE MAS NÃO ENCONTREI...

DECERTO NÃO FICOU TÃO CÉLEBRE COMO A "POUR ELISE"!!! ;))

UMA BOA NOITE.
BJS.

ASPÁSIA disse...

SHAME ON ME, AMOK...

JÁ PERCEBI QUE A "POUR LIDIA" É A QUE ESTÁ A TOCAR... FUI BISBILHOTAR O COD. FONTE...

VOU INVESTIGAR... GOSTAVA DE SABER QUEM COMPÔS ESTA PÉROLA...

FELIZ, A LIDIA... QUE INSPIROU ISTO!!!

:))

amok_she disse...

...ai meus deuses!, a confusão q eu fui arranjar com o 'pour lídia'...quase tão grande quanto parece ser aquela q o RPM faz com a sua interpretação das personagens Sabina e Tereza do Kundera...:=>


...minha cara, o 'pour lídia' penso ter sido um "rebaptizar" do trecho musical...com o meu nome!...isto se o mesmo não é da própria autoria do ofertante...e será este o (meu!) mistério não desvendado...até à data!

amok_she disse...

uopsss, pois....;-)

[se descobrir...diga-me, pleaseeeee...;-)]

Macro disse...

A "culpada" de todo este gap informativo é a Amok que não fornece os dados e os registos, e depois é só trapalhadas...

Até eu já incorri em simplificações miseráveis e, pelos vistos, falhei na Teresa e na deliciosa Sabine , só acertei no malandro do Tomas..Tinha de ser.

Só pensava em operar.

Mais um pouco ainda me espalho ao comprido, afirmando que quem, afinal, é o autor desta "leveza pesada" é o Camus. O Kundera é apenas figurante que quis arrumar com o totalitarismo soviético.

Afinal, a resposta está dentro ou fora do book...Ler o book todo ag é impraticável.

É leve ou pesada...
Boa noite
rpm

ASPÁSIA disse...

AMOK...

ENVIEI-LHE 2 MAILS.... E VOLTEI AQUI..
ESTA MÚSICA É DE UMA BELEZA TAL.... ESTOU ESMAGADA (OVERWHELMED...)... MAS AFINAL NÃO É SÓ PIANO... ENTRA UM INSTRUMENTO DE SOPRO TAMBÉM... NO ENTANTO A PESSOA Q PENSO SERIA CAPAZ DE FAZER ISTO! ALIÁS ESTE TRECHO, TECNICAMENTE NÃO É DIFÍCIL.. EU TOCÁ-LO-IA COM FACILIDADE... E NÃO TEBHO NENHUM CURSO SUPERIOR DE PIANO...

POR OUTRO LADO ACHO IMPOSSÍVEL SER ESSA PESSOA...

AGORA, OLHE!!! JÁ SOMOS DUAS A "QUERER DESCOBRIR"... MISTÉRIO PUXA MISTÉRIO, ESTÁ VISTO...

E O KUNDERA A OLHAR PARA ISTO E A DIZER... "POUR LIDIA... POUR LIDIA.... SÓ PENSAM NA POUR LÍDIA.... JÁ NEM SE LEMBRAM DE MIM!!!!"

TEMOS DE DESCOBRIR, AMIGA!!!

BJINHOS

;))

amok_she disse...

(...)Até eu já incorri em simplificações miseráveis e, pelos vistos, falhei na Teresa e na deliciosa Sabine , só acertei no malandro do Tomas..Tinha de ser.(...)

...lá miseráveis, algumas, foram!:=>, mas...meu caro, o Tomas não era tão malandro assim, era apenas...um homem!:=>

...qt ao ir prá porta da embaixada...eu, por mim, enviava-o antes para a porta do... Kremlin!...esperar plo Putin!!!:=>