27/01/07

O caro Rui irá desculpar-me, ou não...vai dar no mesmo!

Mas...este seu link 'O Piano "Pour Lídia" para o Macro até o autor reclamar autoria' no seu Macroscopio sempre me pareceu ter algo que não (me) batia muito bem. Na altura não me ocorreu o porquê e, verdade se diga, nunca fui muito de ligar a essas mariquices dos direitos autorais aqui por estas bandas. Também não tenho estado, minimamente, com pachorra para me deter nestes pormenores, mas...desde quando é que o dito 'pour lidia' foi determinado ser 'para o Macro'??? E desde quando é que isso de ser para...tem a ver com o autor propriamente dito???

Ora vamos lá a ver: este 'pedacinho de música' - ou seja: o respectivo ficheiro - foi-me oferecido (por transferência de ficheiros pessoais) pelo executante. Como já expliquei, a autoria sempre me foi (mais ou menos) deixada em suspenso e algumas vezes cheguei a suspeitar ser do próprio executante, pelo menos na forma de algum tipo de variação. Após a oferta passei a usá-la como tema musical da minha página pessoal sobre Florbela Espanca, já lá vão uns bons aninhos, tendo esta terminado quando os senhores todo poderosos do Terravista decidiram extinguir o alojamento de páginas e, por isso mesmo, perdi tudo o que tinha construido. Sorte a minha que tinha alojado o 'pour lidia' no servidor do Geocities, numa outra página minha - Antigona - e assim conseguindo continuar a usar o ficheiro.

Assim sendo, fica a coisa resumida nestes termos:

  • o dito ficheiro não foi feito, ou gravado, ou oferecido...para o Macro!
  • o dito ficheiro não tem o autor identificado, mas dada a forma como foi colocado na net e, apesar de não estar vedado o seu uso, seria no mínimo de bom tom que sempre que fosse usado se fizesse referência à sua procedência com o respectivo link, como também é de bom tom fazer-se com todas as 'pescagens' que fazemos;
  • o dito ficheiro está alojado num directório de ficheiros de alguém que está devidamente identificado, tanto quanto é necessário em termos cybernáuticos, para que se torne ridícula a menção 'para o Macro até o autor reclamar a autoria'! A coisa não será bem assim; o autor até pode nem reclamar nada, mas...eu posso apagar o dito ficheiro do dito directório, do dito servidor onde eu tenho a minha página!
Ou seja: neste momento a única pessoa que pode reclamar alguma coisa sou eu!, já que o possível autor e certamente, sem ponta de dúvida, o executante deixou de poder fazê-lo! Não fosse o facto de, ao ouvir este som, ficar (em desespero de causa) com a sensação de, assim, poder guardar um pouco de quem mo ofereceu e apagaria mesmo!, já que a partilha neste momento me parece algo obscena...

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: