21/06/07

Não tendo a pretensão de opinar em áreas que me são estranhas e do 'ofício de ensinar' estou completamente a leste...não pretendendo ter os conhecimentos científicos que não tenho...não querendo meter 'foice em seara alheia'...e, principalmente, assumindo não ter lido tudo, mas do que li...entendo importante o trabalho aqui desenvolvido:«(...)Nos dois capítulos seguintes vamos mostrar que os problemas hoje existentes no sistema escolar devem-se à manifesta incorrecção científica e pedagógica dos métodos de ensino de Português e de Matemática, que foram postos em prática naquela altura.(...)»

...tudo isto me faz lembrar uma infinidade de livros que li, levada pela minha actividade nas associações de pais - alguns de autores principalmente americanos, mas muitos da autoria de professores portugueses - sobre educação; ensino; estratégias de ensino relativas a casos específicos como indisciplina; dificuldades de aprendizagem; desmotivação para a aprendizagem; abandono escolar; participação da família na vida escolar; etc., etc., etc., e dou comigo a pensar o que já pensava naquela altura: os problemas estão quase todos teorizados; possíveis soluções/estratégias estão, muitas, documentadas e algumas estudadas, praticadas e com provas dadas, mas...por cá nada parece resultar, nada parece valer a pena e...nada se faz!, para lá das contínuas acusações mútuas; das eternas auto-vitimizações dos professores; das, também, eternas demissões dos pais em exigir um ensino de qualidade, também nas escolas públicas.

Assim sendo, servem para quê, esses livros? E os estudos? E as propostas? E as escolas? E a cultura?

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: