05/02/08

Não sei se o Arq. Tomás Taveira vai responder ao Macro, mas...


...eu respondo! (apesar de considerar que a pergunta foi mera deixa retórica...)

Dentro da minha assumida ignorância não faço a menor ideia do modelo de arquitectura da minha preferência, mas...sei do que não gosto!, do que me choca, do que me fere o sentido de harmonia, do que me irrita quando fora do contexto...Digamos que, naquilo que gosto, pode até existir uma paleta infinita de cores...entre o branco e o preto!, mas...no que não gosto não há apelo nem agravo: quando detesto, por vezes até à raia do ódio, sei logo!

Quanto aos jornais, pois...a culpa não é (só) do Público, o tempo vai escasseando e quando dei comigo a ler, ao fim de semana, os jornais que juntava durante a semana percebi que assim não dava, isso depois de ter andado 'um ror' de tempo a comprar o jornal de manhã e a lê-lo à noite...online(!); quando decidiram vedar o acesso a não-pagantes achei um roubo ter de pagar duas vezes e aos poucos fui deixando de pagar até uma vez só, preferindo semanários. É claro que a qualidade do conteúdo jornalístico, a decrescer a olhos vistos com o desaparecimento de alguns dos cronistas que mais gostava de ler, pesou consideravelmente. E agora com esta aproximação ao jornalismo 'à lá correio da manhã', desculpem lá, mas não engulo!

Depois há, também, um outro factor a assumir!...com o avanço (assustador) da idade a pachorra para andar a ler sempre as mesmas coisas - sobre o 'Portugal desgraçadinho e velhaco' - começa a faltar, porra!

11 comentários:

Anónimo disse...

oLÁ aMOK,
Obgdo pla resposta, apesar de ser retórica...
Confesso que já não leio jornais de papel, só on line. O c.Manhã é bom.., para forrar os caix. aos felinos, e os mamarrachos q poluem esse Portugal profundo derivam, em boa medida, de um Portugal-emigrante e desgraçado que tinha dois sonhos, ou melhor três: regressar à terra, fazer a casa e mostrar o carro. O bom gosto c/ o devido enquadramento paisagístico nc existiu, os engenheiros tb não ajudavam e as autarquias facilitavam. Um pouco como a piroseira do carnaval made in Portugal. Mete dó, pagaria só para não ver.

Macro
RPM

amok_she disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amok_she disse...

[o raio do coment anterior continha um erro!grrrrr]

Ehiiii, calma lá...a retórica estava na pergunta (achei eu!), ñ na resposta...

...qt ao resto...completamente de acordo...claro!, apesar de tudo...;-)))

Anónimo disse...

D'accord.

Essa música faz-me sentir um Poirot numa noite de 10 assassínios; está escuro, a paisagem é floresta cerrada; sou pitosga e, ainda por cima, o vento levou-me os óculos esborrachando-os contra um tronco duma árvore..

Que fazer para descobrir os criminosos... e as suas motivações???

Com jeito, o Mário Soares ainda tem razão, a imputação da responsabilidade deve ser do sistema Neoliberal do Consenso de Washington que instituíu essas normas de economia de casino estudadas pelo Stiglitz, pelo Richard Falk e mais uns quantos sábios do n/ tempo.

Se púdessemos regressaríamos à economia de escambo do período medieval e moderno, mas hje já ninguém tem cabras para trocar por feijões, nem milho por beterraba, nem tomates por pepinos.

Hoje já ningúem tem... T & P.

Macro
rpm

amok_she disse...

Pois eu começo a render-me à evidência de q não haverá muito a mudar... porque seremos sempre humanos!...a não ser assim, alguém que me explique pq raio alguém que já possui um bom grau de riqueza (material) não fica imune à corrupção?!?...é q esta não é exclusiva de países pobres/atrasados...

Anónimo disse...

Corromper o outro é, antes de mais, um jogo de sedução, é traçar a conduta de terceiros...

Em Oeiras havia um sujeito conhecido pelo sr. 12%, os 8% eram para os patos-bravos...Ainda mexe..

Além do enriquecimento pessoal e ver dilatado o património o corruptor diz tb para os seus botões: "aquele/a é meu/minha", metio-o no bolso, compreio-o/a...Um pouco como uma relação sex., ou pior ainda..., pq se agravou a dependência.

Logo, a corrupção é uma relação complexa, pq mitiga variáveis de riqueza/enriquecimento com uma lógica de poder.

E aqui somos todos atrasados e desenvolvidos, i.é, somos todos indígenas da América e da Serra leoa, p/ n dizer Angola, históricamente mais perto.

BDia..
Macr

amok_she disse...

«Corromper o outro é, antes de mais, um jogo de sedução, é traçar a conduta de terceiros...(...)»

Precisamente!, por isso mesmo é q acho q ñ 'temos' cura...;-)

ab disse...

«e os mamarrachos q poluem esse Portugal profundo derivam, em boa medida, de um Portugal-emigrante
e desgraçado que tinha dois sonhos, ou melhor três:
regressar à terra, fazer a casa e mostrar o carro.»
Macro

E donde deriva o "Portugal-emigrante e desgraçado"?

ab disse...

Em relação aos três sonhos:
Pelo que me toca que não nasci em Portugal, não realizei nenhum dos dois sonhos, e bem vistas as
coisas não estou arrependido, quanto ao terceiro, o carro que tenho não dá para mostrar. Os emigrantes não deixarão de ficar gratos..."autrement, deux fois cocus".

amok_she disse...

ab disse...
(...)
E donde deriva o "Portugal-emigrante e desgraçado"?

8/2/08 18:35


Sinceramente, qd me meto a questionar estas coisas acabo a pensar...na pescadinha de rabo na boca.

É certo q os emigrantes partem sempre em busca duma vida melhor, mas...pq raio é q 'uma vida melhor' se fica sempre por uma evolução material e poucos investem numa evolução cultural?

Regressar 'à terra' é compreensível e legítimo...a maior parte sai de zonas interiores onde os valores se prendem mais à terra propriamente dita...oriundos da cidade têm muito mais dificuldade em sentir essa ligação...

Fazer a casa - a fatídica 'maison azulejada' - tb acaba por ser natural, uma casa é sinónimo de segurança, de estabilidade, além de representar o firmar as raízes na terra...

O q começa a descambar é mesmo o carro espalhafatoso como simbolo de sucesso, ou pior: como simbolo da tão portuguesinha inveja, sentida e provocada...e a seguir os azulejos a complementar uma casa feita à medida duma 'incultura' generalizada!, e onde pecam os técnicos (engºs, arq.s,autarquias) ao permitir todos os disparates q o dinheiro pode pagar! os verdadeiros culpados dos ditos mamarrachos são estes últimos e ñ quem os paga...

amok_she disse...

Meu caro AB...em todos os grupos existem excepções, né!?...nos emigrantes tb...há uns quantos q conseguiram tb investir num desenvolvimento intelectual, ñ se ficando por assegurar uma vida mais estável, ou em ostentar o sucesso duma forma grotesca...