11/11/06

“no dia de São Martinho vai à adega e prova o vinho”

«Lendas de São Martinho

O soldado Martinho e o seu manto
De acordo com a lenda num certo dia frio e chuvoso de Outono, em Amiens, França, o soldado Martinho percorria a cavalo um determinado caminho. Numa das voltas do trajecto dá com um mendigo a pedir. Apiedando-se do homem, Martinho não tendo mais nada que oferecer pega na sua espada e corta em dois o seu manto, estendendo uma das metades ao pobre, para que se protegesse do frio. Quase de imediato, cessou a chuva, começando a brilhar o Sol e ficando um inexplicável clima de Verão. Este acto de solidariedade, bem como a morte de Martinho ocorreram no mês das brumas (Novembro), período anual do vinho novo e das castanhas, ao qual ficou para sempre associado.»





***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

2 comentários:

ab disse...

Estou de cama e poucas forças tenho devido esta imprevista reacção à vacina anti-gripe, mas mesmo assim, quero saudar o teu
regresso ao blog. ;-)

Em Portugal é mesmo dia de S.Martinho hoje?

amok_she disse...

...ai meus deuses!, serei inconsciente por achar esta 'paranóia', à volta da vacina da gripe, demasiado exagerada?!?;-)

...qt ao S. Martinho...dizem q sim q eu não sou mt dada a esses festejos...gosto das castanhas, mas fico-me por aí...;-)