14/06/07

Depois eu é que estou louca...pois...

Para os que insistem - à força e em força! - em fazer crer que o mal de todos os males da (des)educação geral do nosso Portugal(zinho) é culpa, única e exclusiva, dos ineptos pais e encarregados de educação, aqui fica um entre variadíssimos cenários do mesmo tipo...nada ficcionado!


...algures numa escola de 2º ciclo, ali prós lados da 'área da grande Lisboa'...
  • E.E. recebe (hoje!) carta - em correio azul! - da escola do seu educando convocando para uma reunião com a D.T.+Cons. Executivo. Alarmada, por tal 'comissão de recepção', pergunta ao puto que raio fez na escola para tal convocação. O puto responde que hoje(!) foi o último dia de aulas e que...'chumbou' com...não sei quantas negativas;
  • E.E. pede ajuda a familiar próximo que larga o trabalho a kilometros de distância e lá vão rumo à escola;
  • São recebidos pela DT(!) que informa ter o aluno uma série de faltas que precisam ser justificadas.

-... 'mas o aluno não está 'chumbado'???
-...sim, mas eu preciso que estas faltas sejam justificadas...
-...mas e só agora é que informam o E.E.?
-...pois, sim...mas eu não posso andar sempre a enviar cartas...
-...mas se o aluno está 'chumbado' para que são precisas as justificações das faltas?
-...pois, realmente...assim sendo não é preciso, não...


Se isto não é uma cena completamente estúpida e surreal eu vou ali e já venho! Oh c'um caraças...que merda vem a ser uma coisa destas? Que raio de inteligência é esta que convoca para uma reunião, sem referir o assunto, via correio azul - se calhar porque o assunto é completamente estúpido, tendo em conta que o aluno não transitou de ano e as aulas acabaram! - quando a escola (e em especial a DT!) sabe, pelas diversas deslocações já levadas a cabo ao longo dos dois anos lectivos transactos, que o E.E. em causa é a bisavó do puto - a pessoa que detem o poder paternal, por se tratar de criança cujos pais já faleceram, circunstância (entre outras) que motivaria um acompanhamento ao aluno a diversos níveis e que não é prestado por...falta de meios!?! - e quando, ainda por cima, não informaram atempadamente que as referidas faltas haviam sido dadas, ou seja no decorrer do período, em vez de ser no último dia de aulas!?!


Não faço ideia do número de faltas dadas e, uma vez que se chegou à conclusão que, em face da não-transição, eram descabidas as justificações, presumo que não deviam ser em número significativo, caso em que aí, sim, implicaria uma certa responsabilidade da DT e da escola em procurar justificar essas faltas...sob pena de, em determinadas circunstâncias, ter de ser enviado processo para a respectiva Comissão de Menores (CPCJ) e isso, porra, era cá uma trabalheira do caraças! Ou seja: bardamerda para os interesses da criança, importante é não ter de ficar com mais uma 'borucraticezinha' entre mãos!


E que não se venha com a treta de que é 'um caso isolado'. É...uma ova! Conheço e tenho ouvido falar de muitos do género, quase tantos quantos os alunos problemáticos, indisciplinados, e etc.



***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

4 comentários:

cristina disse...

Há professores e escolas incompetentes! - pois há! e está mal! Há situações «completamente estúpidas e surreais» - pois há! e está mal! Agora, daí até serem «quase tantos quantos os alunos problemáticos, indisciplinados, e etc.»...

amok_she disse...

«quase tantos quantos os alunos problemáticos, indisciplinados, e etc.»

...pois, é uma frase excessiva?, claro!, tanto quanto as q os profs usam «os pais...as famílias ...são responsáveis... blá,blá, blá»...já para ñ falar no ridículo de usarem conceitos q não correspondem ao q eles querem (à força?) q correspondam... pq lhes pouparia mt tempo e trabalho...não vale a pena fingir-se q 'os pais', 'a família', são e podem o q há uma ou duas gerações ainda eram e podiam...pela simples razão de q uma grande maioria - pelo menos nos casos dos tais alunos problemáticos - os pais são em regra a mãe e, em alguns casos, o(s) namorado(s) + o pai de fds (na melhor das hipóteses) + a(s) namorada(s) + duas casas e respectivas alterações de rotinas e/ou hábitos...depois a família ...qual família?, a q vive longe e na maioria nem se conhece e a q se conhece e só se vê, qd mt, nos natais e pouco mais...?, seja como for é já uma família q ñ participa na educação como antigamente o(a)s avós, o(a)s tio(a)s, o(a)s primo(a)s faziam...já nem vizinhos existem, por mais condóminos q façam parte do condomínio...deixem de meter a cabeça debaixo da areia...e encare-se a realidade como ela se nos apresenta, deixando de arranjar bodes espiatórios para uma - também! - inépcia da classe q ensina e tem ensinado nos últimos trinta anos...qt mais ñ seja pq são capazes de se 'corporatizarem' contra qq medida dos vários ministérios dos vários governos, impedindo-as de vingarem, mas nc nada fizeram para alterar qualitativamente a educação em Portugal, quer para os alunos, quer nas condições de trabalho dos professores...afinal de contas, feitos os balanços, quem se tem mostrado mais inepto: os pais, ou os profs???

E nem sequer vou referir a realidade das populações mais carenciadas, a todos os níveis, as dos bairros da periferia das grandes cidades para onde forma despejados como lixo...aqui, então, ainda mais ridicula se torna esse blá,blá,blá dos profs qt à suposta demissão dos pais na sua função de educadores dos filhos...ah pois!:=»

Mas isto (o post e o q ag escrevi) é mais um 'pensar alto' contigo q própriamente discutir o assunto contigo...tu sabes q eu sei q tu sabes...q estamos do mesmo lado da barricada!;-)

cristina disse...

Não fora o teu último paragráfo e íamos recomeçar uma discussão de surdos! Assim sendo: pensamentos ouvidos! ;)

amok_she disse...

Porque achas q 0 escrevi???;-))))

Isto de se andar a fazer papel de advogado do diabo