21/09/05

"O Verdadeiro e o Falso Ciúme

E desprezamos um homem que é ciumento de sua mulher, pois isso é uma prova de que não a ama da maneira certa e tem má opinião de si ou dela. Digo que ele não a ama da maneira certa porque se lhe tivesse um amor verdadeiro não teria a menor inclinação para desconfiar dela. Mas não é à mulher propriamente que ama: é somente ao bem que ele imagina consistir em ser o único a ter a posse dela; e não temeria perder esse bem se não julgasse que é indigno dele, ou então que a sua mulher é infiel. De resto, essa paixão refere-se apenas às suspeitas e às desconfianças; pois tentar evitar algum mal quando se tem motivo justo para temê-lo não é propriamente ter ciúmes.

René Descartes, in 'As Paixões da Alma', in

...pois!

(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

5 comentários:

Anónimo disse...

Um homem ou uma mulher ciumentos devem ser maltratados ... com xingarias e zombarias ... excepto se tiverem razão.

amok_she disse...

...q seria desta caixinha sem os teus comentários?;-)

...pois, o problema na maior parte da vezes passa pelo "se tiverem razão"...

Anónimo disse...

En algún momento pensé en levantarme y gritar ¿qué? nos vamos ¿no? para ver si mis compañeros del blog M. y martirio se animaban. Al final me entro la duda, tenía ganas de preguntarle a cualquiera de ellos su opinión, quizás mi juicio estaba errado.

Pero revisando lo escrito hasta ahora, en un intento de organizar los posts por categorías, me doy cuenta de que gracias a amok_she ganaron los que querían que la imagen Disney del niñoxínfrin se mantuviera.

Gracias a amok_she por darle el tono de color apropiado a la imagen. Y en cuanto a este nuevo diseño del niñoxínfrin, gracias a todos los que aportaron ideas e imágenes.

amok_she disse...

...confesso q ñ entendo o xinfrin deste último coment, mas...pronto!, ok...grrrrr

:->

amok_she disse...

la imagen Disney del niñoxínfrin ...é q me 'matou'...;-)