14/09/05

setembro 11, 2005
A Inépcia é Pior que a Falsidade

Toda a gente pode falar com verdade; mas falar com ordem, com prudência e capazmente, poucos o podem. Por isso, a falsidade que vem da ignorância não me ofende; a inépcia, sim. Quebrei várias negociações que me eram úteis, por causa da estupidez que punham nas discussões aqueles com quem negociava. Nem uma vez por ano me irrito com as faltas dos meus subordinados; mas, no que respeita à idiotice e teimosia das suas alegações, às desculpas e defesas asininas e brutas, andamos todos os dias às turras. Não entendem nem o que se lhes diz nem a razão das coisas e respondem na mesma; é de desesperar.
Só outra cabeça é capaz de impressionar fortemente a minha e acomodo-me melhor com os erros dos meus do que com a sua leviandade, impertinência e estupidez. Que façam menos, contanto que façam bem alguma coisa; vive-se na esperança de lhes excitar a vontade, mas de estúpidos não há que esperar nem que lucrar coisa que valha.

Michel de Montaigne, in 'Da Arte de Discutir'

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

5 comentários:

Anónimo disse...

amoqixi(qui niqui isquisito),

minha Katrina Ofélia, eu sabia que vc não ia gostar pq vc, assim como eu (embora seja uma enorme falta de modéstia, colocar-me na mesma lista que vc), é uma observadora do ridículo (o próprio e o dos outros) e assim como eu, vc tb sacode a cabeça, impotente, aturdida, enojada e divertida, diante do, já alguém disse, “inenarrável horror de saber que essa vida é verdadeira”.

Meu bem não desenbesta já sem tentá descodificá, tendeu?

n e ga fulô

Anónimo disse...

"Que façam menos, contanto que façam bem alguma coisa..."

To do the things right or to do the right things, that's the question !

John Fodewell

amok_she disse...

...bem, "minha nega"!, eu ñ desembestei apenas pq ñ me pareceu nada haver p descodificar!...pareceu-me, deste vez, td bem clarinho...será q devia mesmo...desembestar?!?:-)

Anónimo disse...

bom deus ela entendeu e não desembestou

amok_she disse...

olha lá!, tu estás a querer dizer q sou loura!!!grrrr...a tinta q uso diz ruiva!!!