13/01/06

Maite e a urbanidade...;-)

«Sempre posso defender, mesmo veementemente, um ponto de vista sem descer “do salto alto”.» Maite dixit!;-)

Ora, comecemos por esclarecer dois pontos:

  • rara, mas mesmo muito, raramente uso...saltos altos! Gosto pouco de 'espartilhos'...:->
  • até posso entender o que, à superfície, aquela ideia comporta, mas...agora quero ir mais fundo!, ou seja: vou descalçar o sapatinho...:->
Assim sendo, vejamos...

Tenho para mim que o "saber estar" nos remete, essencialmente, para uma capacidade de adaptação que nos leva a saber inter-agir com o ambiente que nos rodeia, quer seja o social, ou outro...E esta inter-acção só se justifica se a mesma se exercer com conforto. Conforto físico, emocional, intelectual, afectivo...por aí fora. Recuso, desde já, inter-agir com algo que me provoque desconforto e, menos ainda, sofrimento. É assim que levo ténis para o campo e não os tais sapatinhos de salto alto!:-> E mesmo esses, para além de precisarem ser muito bons - uns Pablo Fuster ou uns Aldo, por ex.!;-) - só os uso quando a situação é, mesmo, muito exigente. Em todo o caso, preferir por preferir, em matéria de saltos altos, prefiro...botas!Mas adiante...:->

Ora, no que toca à forma da expressão informal - é que existem diversas formas de expressão, né?!?:-> - vai dar quase ao mesmo...se preciso sentir-me espartilhada a todo o momento; se não me permito descontrair em certos ambientes, em geral os que são para isso mesmo, aqueles em que estamos com quem nos conhece e sabe aferir de todos (ou pelo menos de quase todos que o todos nem nós mesmos!) os sentidos possíveis para as nossas palavras e/ou expressões informais, então corro (corre toda a gente, acho eu) sérios riscos psico-emocionais...aliás, pensando bem, deve ser por isso que parece andar todo o mundo meio-louco...esta gente não aprende a descontrair, mesmo!;-)

É por demais evidente que não usamos as mesmas formas de expressão em todos os lugares, eu não uso! Tal como não escrevo uma carta comercial como se estivesse a escrever uma carta de amor; nem um post como se estivesse a escrever um ensaio candidato a um qualquer prémio literário!:-> Isso não quer dizer que não exista uma linha condutora, mas essa deve dizer mais respeito aos nossos próprios valores que se aplicam em termos gerais e não a uma uniformização da nossa própria forma de estar...e ser! É claro que, se não faz parte dos meus hábitos usar de palavrões na linguagem oral, isso não me impede, no entanto, de os usar se me apetecer em determinado momento e se eu achar que tal servirá um determinado propósito, meu! Agora, dos meus propósitos e dos seus respectivos significados deve aferir, cada um por si, esperando-se que se use da inteligência de os colocar dentro do contexto...e é isso que os hipócritas não sabem fazer! Ouvem um palavrão e 'ai jesus!, q'horror!, q'escândalo!, q'ordinária(o)!' :->...em geral estes espécimes acabam por morder o próprio anzol e, mais tarde ou mais cedo, caiem na própria rede: acabam a usar de expressões reles num contexto descabido.

Mal de nós se nunca descartarmos o formalismo a que nos obrigam as socializações formatadas e formatadoras- do emprego ou da presença de estranhos, por exemplo - e não soubermos desconstruir esses formalismos e transformá-los em sadia confraternização.

Como eu costumo dizer: só me ofende quem eu deixo!...e para isso é preciso já ter-se ultrapassado as socializações hipócritas. Ao respeito pelo outro, pelos seus sentimentos, pela sua forma de pensar, pelas suas opções de vida...chamo eu valores! Nunca socialização, mesmo se feita de : 'delicadeza; civilidade; cortesia; afabilidade'. E estes são, apenas, alguns dos 'utensílios' que usamos para dar corpo aos valores humanos...alguns apenas!, e mesmo assim quantas pessoas conhecemos que são muito simpáticas, muito afáveis e muito (aparentemente) cheias de civilidade e, afinal, na pratica do dia a dia e nos momentos mais expressivos são uns sacanas da pior espécie!?

E, ainda, a veemência* não se compadece com esses formalismos...essas delicadezas...essas pseudo-civilidades...as coisas da paixão pouco (nada!) têm a ver com fru-frus...e defender ideias, ainda mais com veemência...implica paixão! Coisa de que os amorfos (ou já formatados!?!) desconhecem...Pois é, minha cara Maite...o pior não é usar-se a expressão sacana...pior, mesmo, é ser-se sacana! :->

*veemência
do Lat. vehementia

s. f., qualidade do que é veemente;
impulso rápido na alma ou nas paixões;
impetuosidade;
energia calorosa;
intensidade;
centro;
rigor;
eloquência arrebatadora;
arrebatamento;
ardor;
fig., instância;
grande interesse, entusiasmo;
empenho.




***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

18 comentários:

Maite disse...

Em primeiro lugar, gostaria de exprimir a minha admiração pela qualidade do seu texto quer na forma quer no conteúdo (e isto não é um espartilho camuflado para lhe ser favorável ou quiçá "fugir" cobardemente à sua veemente réplica).
Há, porém, alguns pontos que gostaria de rebater:
Em relação aos ambientes e à inter-acção com os outros, sou de opinião que se deve usar de "urbanidade" quer sejam ambientes favoráveis ou desfavoráveis. Com certeza que a urbanidade pode ter várias formas (para mim duas) ou uso de urbanidade por respeito ao outro ou usu-a de forma egoísta para tornar os ambientes confortáveis. E com isto nunca me sinto espartilhada.

Está, por acaso, a sugerir a certa altura do seu texto, que a minha urbanidade se resume à forma e não ao conteúdo?? é que se for isso, eu tenho de dizer, olhe que não, olhe que não.

Penso que o assunto ainda não se esgota por aqui e que o seu texto ainda me irá fazer reflectir muito mais ;)

amok_she disse...

É claro que a menina sabe mt bem que em pedaço nenhum do meu texto pretendi sugerir o que quer q fosse a seu respeito...se assim fosse ñ estariamos aqui, as duas!, a tentar perceber o q dizemos, pensamos, sentimos...pq se eu quisesse sugerir o q quer q fosse sobre a menina...ñ me limitaria a sugerir!;-) ...urbanidades àparte...

...no entanto e apesar de discordarmos, não no essencial, mas apenas nas formas como enfrentamos os ambientes "hostis"...há quem tente transformar os ambientes desagradáveis em, mais ou menos, toleráveis...eu ñ tenho pachorra!...debando logo qd a coisa começa a cheirar(me) a 'podre'...;-)

...mas tb é verdade q nc disse q a carreira diplomática era o meu futuro...:->

Maite disse...

Cara Amok_she
Como voltei aqui e li o seu comment, e claro que penso que no essencial estamos de acordo (mas só no essencial;) mas ainda há algumas arestas a limar neste tema e por isso volto amanhã porque hoje estou de rastos.

E já agora, sabe que o seu blog está mal formatado? o profile e os links e os previous posts estão todos lá em baixo.
Só agora vi que me linkou e logo nas "gajas" !!!! valha-me Deus! Você é incorregível ;)

Boa noite para si :)

Anónimo disse...

amok
o tempo que eu levo a ... não te conhecer
ainda assim, gosto,
gosto muito

amok_she disse...

...pois, parece q sim...a má formatação...para quem está a usar o IE...eu uso o Firefox, por isso...paciência!, quem queira ver os acessórios vá até l'abaixo, sff!:->

...confesso q ainda fiquei a pensar se a devia colocar no meio da malta...das gajas!, mas depois pensei: q se lixe!, ela é assim a modos q forma(l)tada, mas ñ deixa de ser uma gaja...porreira!...e se ñ gostar da companhia...das outras gajas...q debande!:->

...mas duvido q a menina opte por debandar...duvido!;-)

amok_she disse...

...ora, mm, eu sou absolutamente...transparente!!!;-)

amok_she disse...

...bem, depois dos arranjinhos feitos ali ao lado, na bonecada!, espero q os IE's consigam ver o blog tal como os Firefox's!!!;-)))

919 disse...

Como é isso de se ser transparente? A gente olha e vê através da transparência até onde? E da transparência vê-se o quê? Bem, já me senti invisível... mas isso não é bem mesma coisa!...

Maite disse...

Amok_she
Confesso que achei piada ao facto de me ter colocado no meio das "gajas" (palavra que não uso..oops, mais uma;), mas é claro que não debando, era só o que faltava, só se me corresse à "vassourada" eheh.

Lélé (desculpe, mas não sei se é homem ou mulher - e como agora não tenho tempo de ir ver...), a finalidade da transparência não será ver os orgãos internos mas o "coração" das pessoas. No fundo, no fundo, acho que todos somos transparentes, se nos dermos ao trabalho de estar atentos aos outros.

amok_she disse...

«No fundo, no fundo, acho que todos somos transparentes, se nos dermos ao trabalho de estar atentos aos outros.»

...aproveitando esta da maite - toda a gente já sabe como sou preguiçosa!:-> - respondo, tb, à lélé...;-)

...então é assim: eu diria, antes, de outra forma a frase citada...e diria: no fundo, no fundo, todos podemos ser transparentes se os outros se derem ao trabalho de estarem atentos e nos olharem...pra dentro!...é q aquilo q se vê, muitas vezes, depende mais de quem olha do q de quem é olhado...

amok_she disse...

...mas é claro q a menina ñ usa o palavão gajas - eu tb ñ usava, esta como outras, antes de começar a andar mal acompanhada...com estes gajos e gajas da net!:-> - e nem me passou pela cabeça colocar isso em dúvida, mas...nem pense q vou abrir um grupo p as damas de fru-fru, mas é q nem pense!!!;-)))

919 disse...

À Maite, obrigada pela resposta... Estava mesmo convencida que uma transparência era pelo simples facto de ser e não para uma finalidade qualquer (quem lhe a daria?)... No fundo, no fundo... onde é que isso fica? É lá que está o "coração"? E, se estar atento as outros é, sem dúvida importante, não será mais importante, quiçá mais trabalhoso, estar atentos a nós próprios? Bem, agradeço mesmo a resposta, obrigada e, já agora, eu sou gaja...

À Amok, também agradeço, pois claro! E não acho que aquilo que se vê depende mais de quem olha, mas sim que aquilo que se vê não é mais nem menos do que aquilo que quem olha vê, independentemente do que aquilo que na realidade lá está!

amok_she disse...

«E não acho que aquilo que se vê depende mais de quem olha, mas sim que aquilo que se vê não é mais nem menos do que aquilo que quem olha vê, independentemente do que aquilo que na realidade lá está!»

...ohhhhhh, gaja!!!...átão na foi isso mesmo q eu disse???!???;-)))

...quem olha vê mais o q quer do q aquilo q, realmente, lá está...às vezes, às vezes...;-)

[bem, 'tás desculpada...isso já deve ser do sono...pelo menos eu já 'tou mais pra lá q pra cá...;-)]

919 disse...

Não...

Maite disse...

Amok_she, ontem nas notícias, vi o comício do Jerónimo de Sousa, (20 mil apoiantes???bolas) e logo pensei...a Amok_she deve estar aqui :))))

Cara Lélé
Tenho que admitir, prontus, que tem razão àcerca da "finalidade da transparência" (vejo que está atenta;), não tem nada a ver. À 1ª vista é uma expressão infeliz, porque desadequada. Mas o que eu queria dizer é que tendo nós a consciência que somos transparentes diante dos outros e os outros diante de nós (embora muitas vezes tentemos mostrar o oposto, ou os outros não nos ligam nenhuma e por isso nada vêem) são muito mais fáceis e gratificantes as relações interpessoais.

Bom dia

amok_she disse...

At 15/1/06 10:14, Maite said...

Amok_she, ontem nas notícias, vi o comício do Jerónimo de Sousa, (20 mil apoiantes???bolas) e logo pensei...a Amok_she deve estar aqui :))))


...por aqui se vê o qt a menina é dada a perder-se mais pelas formas q pelos conteúdos!:->

...se me lesse com mais atenção, e em especial nas 'polémicas murcónicas', teria percebido q sou alérgica a carneiradas!...essa dos comícios já foi chão q deu uvas lá prós idos da juventude da revolução - aí tb eu era jovem, (mais!) ingénua e cheia de utopias acerca do ser humano - e disciplinas partidárias são-me, ainda, mais difíceis de suportar q outras... tentei, por pouco tempo, mas ...tchau, ficamos amigos como dantes, mas eu ñ dou pra is(t)so!

amok_she disse...

...e já ag só um pequeno esclarecimento acerca do meu significado para o termo transparente...qd digo q sou transparente, e digo-o muitas vezes e em diversas circunstâncias, quero apenas dizer q eu não tenho pachorra para jogos...quer sejam de sedução, quer sejam de ilusão, quer sejam de engano puro...às vezes acontece ser eu a deixar-me seduzir por quem faz uso desses joguinhos, às vezes até parece q alinho, mas...farto-me com muita facilidade!, em especial qd mexem com muita hipocrisia...ou qd os jogadores ñ estão, todos, devidamente informados das regras do jogo...no fim vai dar td ao mesmo: eu sou ser de água...preciso de transparências...e 'cenas' limpas...

amok_she disse...

...oh lélé...Não...????...olhe q sim, olhe q Sim!!!;-)