08/03/08

Valentes profs!!!


Magistral! Há muito que não se via uma destas. Aliás, desde os velhos tempos das velhas manifs de que os velhos 'pcs' tanto gosta(va)m...pelos vistos, neste caso, poucos tiveram medo de se verem associados a praticas ditas antidemocráticas 'à lá pc'...Assim estivessem todos os trabalhadores portugueses, bem mais explorados que os profs. E no entanto...não se manifestam, não fazem greves, quase não protestam já, mais...quase não se sindicalizam sequer!...porque será???

Tivessem, os profs, os seus lugares na mira dos despedimentos e ver-se-ia onde é que ficavam estes 100.000! Tivessem, os profs, os seus lugares na mira dos despedimentos e ver-se-ia onde ficavam os dias de greve junto aos fins de semana e/ou feriados; ver-se-ia onde ficavam os dias de greve aos exames; ver-se-ia onde é que os sindicatos tinham verbas para pagar tanta camioneta!

Isto duma gaja ter de fazer de advogada do diabo é...o diabo! E se há coisa que mais me faz tirar do sério, para lá de ver o regabofe em que se vão tornando as nossas escolas, é ver a valentia protestante de quem tem o lugarzinho seguro e o chequezinho garantido, sem que os protestos se façam pelas causas mais importantes e que dizem respeito ao bem comum - o acesso à educação de qualidade para todos - e depois não poder cascar no governo porque do poder pouco mais se pode esperar; seria de esperar sim!, que os professores fossem um bom bocado mais inteligentes e menos individualistas e voltados para os seus umbiguinhos! Assim não sendo e a continuar-se com este tipo de profs 'nem o pai janta nem a gente almoça', que é o mesmo que dizer que mudam-se as moscas, mas...a merda das políticas educativas vai ser sempre a mesma com PS ou com PSD, pelo que continuaremos a ter estas fantochadas do 'vira o disco e toca o mesmo'.

Não é em vão que os sindicatos estão cada vez mais enfraquecidos (à excepção dos dos profs, né!?!); que a legislação laboral está cada vez mais afunilada por forma a reduzir os direitos e a aumentar os deveres; que os trabalhadores, à mercê de contratos instáveis e de milhares de ofertas para cada posto de trabalho, se vejam na obrigação de amordaçar os protestos e a reinvindicação dos seus mais básicos direitos. É que a eles ninguém lhes garante que no regresso duma greve, ou dum protesto, não tenham perdido o posto de trabalho; ou que no caso dum erro grave não vejam reflectidos nos vencimentos esses mesmos erros. Já os prosf, esses, são intocáveis e impróprios para avaliações!:=>

É por estas e por outras que uma gaja se vê metida na pela do tal advogado do diabo...é que face a estas fantochadas professorais não há como não fazer comparações com as condições de trabalho de muito mais que 100.000 trabalhadores por esse país fora e lá se perde a oportunidade de discutir (e protestar e reinvindicar) pelo que está mal na educação em Portugal e que passa muito mais pela responsabilidade dos Governos que destas fantochadas dos profs. Mas eles, os profs, assim o querem e ao confundir meia dúzia de árvores com a floresta arredam os pais/encarregados de educação dum apoio que lhes daria muito mais força reinvindicativa...isto se o interesse deles fosse, mesmo, a educação...os alunos...a evolução cultural deste país. Depois admiram-se da perda do respeito...de todos!


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

5 comentários:

Anónimo disse...

Porque opões os "explorados" uns aos outros quando a urgência das urgências seria de ver "onde" e "como" as suas reivindicações são convergentes? O que está em causa não são as desproporcionadas revindicações duns e doutros, mas sim os efeitos desastrosos das políticas neoliberais do corrupto sistema "PS/PSD" que muitos estragos fez e continuará a fazer em Portugal se não lhe puserem um termo.
Que existam categorias "bem mais explorados que os profs", cujos "lugares na mira dos despedimentos" os impeçam de manifestar é uma triste, cruel, e evidente realidade não só portuguesa como europeia, mas isso não justifica de maneira nenhuma o que dizes contra o legítimo direito dos professores manifestarem. Porque razões deveriam os professores servir de bode expiatório? Melhor terias feito em ir manifestar solidariamente com eles. Quanto aos sindicatos "cada vez mais enfraquecidos" será isso é uma constatação objectiva, um intimo desejo... ou se assim não é, que fazes tu? Umas vezes entendo dizer que o PC está moribundo ou morreu, outras, vêem-no por todo o lado, até por detrás da manifestação dos professores...coisa estranha. Será que o espectro do comunismo paira sobre a sociedade portuguesa? Os "burgueses" são mesmo gente muito inconstante. Sabem verdadeiramente o que querem à parte "possuir" como os "ogres" das histórias infantis?

AB

amok_she disse...

Vamos lá por partes, ok?!
[1]
«Porque opões os "explorados" uns aos outros quando a urgência das urgências seria de ver "onde" e "como" as suas reivindicações são convergentes?(...)»

Onde é q os oponho??? Mas é q ñ oponho mesmo! Apenas, neste contexto, não se consegue concretizar as "a urgência das urgências do 'onde' e do como' as suas reivindicações são convergentes". Neste contexto como em quase todos com excepção de pequenos, mas mesmo mt pequenos, círculos onde se encontrem pais e professores. E, mesmo assim, há q ter mt cuidado para ñ vir à tona qq tipo de acusação mútua. Repara q ñ refiro crítica (e se todos somos criticáveis, oh se somos!), mas sim este tipo de acusações em q os profs são tão pródigos contra tudo e contra todos; governo, com muitas razões, mas principalmente contra os pais que são, a seguir aos alunos, a parte mais fraca nisto tudo! E depois a violência, mesmo se apenas das palavras, gera sempre mais violência, não é!?! Afinal de contas basta ver o acesso à comunicação social dada aos profs e o q é dado aos pais! Além de tudo os pais não podem, sequer, dar-se ao luxo de faltar para ir à escola tanto qt se deveria - façam só as contas, durante um ano: 3 x p/ reuniões dos períodos, mais a periodicidade p/ falar com o DT, de qt em qt tempo acham aconselhável?, ok, digamos mês sim, mês não...isso dá quantas faltas??? Já p/ ñ referir o q isso implicava de redução do vencimento, pior q isso, são as represálias em termos de ambiente de trabalho...e pior ainda qd se exerce uma função de maior responsabilidade ñ compatível com faltas imprevistas...se se tem o azar de o pai estar nas mesmas condições laborais já se vê o q sucede...lá terá a mãe q abdicar de evoluir dentro da empresa...ora de q andam os profs a queixar-se?, pois, de dignificação da sua profissão, de garantia dos seus direitos, de condições de trabalho...pois!, ñ me venham com merdas de criticas acusatórias p/ cima dos pais qd estes têm mt menos condições q eles e se o refiro ñ o faço p/ q uns deixem de as ter pq os outros as ñ têm, faço-o p/ mostrar q não é contra os pais q os professores deve atirar as suas pedras e menos ainda contra os alunos! e é isso q eu tenho visto pelas escolas por onde tenho passado com os meus filhos!...e se os profs reconhecem q existem alguns pais responsáveis e atentos, ora adeus!, tb eu reconheço q existem alguns professores muito bons nas escolas, mas...pois é!, se calhar a proporção de maus pais é comparável aos maus profs, não???!, afinal a porra da sociedade onde vivemos até é a mesma, caraças!, não me venham é pra cá com vitimizações pq como já me repeti milhentas vezes: os recursos dos profs são infinitamente superiores aos dos pais!, ou não fossemos ainda um país de cultura miserável!

amok_she disse...

[2]

(...)«O que está em causa não são as desproporcionadas revindicações duns e doutros, mas sim os efeitos desastrosos das políticas neoliberais do corrupto sistema "PS/PSD" que muitos estragos fez e continuará a fazer em Portugal se não lhe puserem um termo.(...)»

...terei q cop&pastar pr'aqui o q tenho escrito...afirmando isto mesmo????, ok, limitar-me-ei apenas a um bocadinho do q escrevi neste mesmo post, tantas vezes já repetido noutros posts e noutros locais q ñ aqui(net): «É por estas e por outras que uma gaja se vê metida na pela do tal advogado do diabo...é que face a estas fantochadas professorais não há como não fazer comparações com as condições de trabalho de muito mais que 100.000 trabalhadores por esse país fora e lá se perde a oportunidade de discutir (e protestar e reinvindicar) pelo que está mal na educação em Portugal e que passa muito mais pela responsabilidade dos Governos que destas fantochadas dos profs. Mas eles, os profs, assim o querem e ao confundir meia dúzia de árvores com a floresta arredam os pais/encarregados de educação dum apoio que lhes daria muito mais força reinvindicativa...isto se o interesse deles fosse, mesmo, a educação...os alunos...a evolução cultural deste país. Depois admiram-se da perda do respeito...de todos!»

amok_she disse...

[3]

«(...)mas isso não justifica de maneira nenhuma o que dizes contra o legítimo direito dos professores manifestarem.(...)»


...lá está, esta coisa de se ler o q se quer e ñ o q está escrito!, esse é um costume dos profs, mas...ag tb é o teu???:=>ok, vamos lá ao cop&past!:=>

"(...)E no entanto, apoio que os professores deste país tenham resolvido descer e subir até Lisboa para se manifestarem ...porque algo (tudo) está podre neste 'reino da dinamarca'. Pode ser que no meio do maralhal surja uma qualquer luzinha que os faça ver como, onde e por que lutar... verdadeiramente!(...)"

amok_she disse...

[4]

«(...)Quanto aos sindicatos "cada vez mais enfraquecidos" será isso é uma constatação objectiva, um intimo desejo... ou se assim não é, que fazes tu?(...)»

Oh meu amigo...se por aí a coisa é diferente, podes crer q, por aqui, os sindicatos estão cada vez mais enfraquecidos (e continuo a afirmar: com excepção dos dos profs...pq será?:=>)...e nem se precisa ir mais longe, basta ver o tipo de leis laborais q têm vindo a ser aprovadas para se perceber isso; basta ver a quantidade de CCT q ñ conseguem ser negociados estando, alguns, bem perto dos 2, 3 quase 4 anos sem serem revistos, com as consequências daí inerentes no q diz respeito a revisões de vencimentos e outras situações (como os horários, por ex) q poderiam ser acauteladas face ao q se pretende, ainda mais, de redução dos direitos tão duramente conquistados...

Já qt à questão PC...oh meu amigo!, por quem sois!...como é q se costuma dizer???? 'declaração de interesses' [:=>]: sou e sempre serei comunista!!!...só me recuso a ser é carneirista!...e apesar de continuar a votar PC sempre q achar o melhor e de me recusar a votar PS pq só uma vez me obriguei a engolir um sapo desses e o resultado nem sei se valeu a pena...podes ter a certeza q continuarei a pensar pela minha cabeça e ñ embarco em rebanhos!, quer isto dizer q me recuso a tomar posições q considero erradas só pq o partido manda!...aliás, votar eu posso votar...militar já é outro filme!, filme q deixei de rodar há já alguns aninhos!

E, o q é q eu faço? Pois...continuo a ser das poucas sindicalizadas da minha empresa...sou das, menos ainda, q optaram por pagar o sindicato via recibo de vencimento - ah sim!, ag é moda de alguns irem pagar directamente ao sindicato, percebe-se porquê, né?! - e sou das poucas q paga na pratica o continuar a refilar e a reivindicar o q me/nos é devido por direito! Ag ir a manifs; ir a reuniões; ir em grupos...isso já ñ faço, não! E nem sei se fiz bem qd ia...muito pagou o meu filho por causa da minha actividade nas associações/federações de pais... até q me mudaram o miúdo para uma escola fora da área de residência, acho q essa foi a gota de água ...miúdo 'retornado' ao colégio particular (sim! q aí os profs trabalham a sério, pudera!, as regras laborais são ali seguidas, tal como nas empresas...q o são afinal, os colégios!), e eu fora de qq actividade político/ associativa de qq natureza! Remédio santo!

E ag acho q já acabei, uffffaaa!