24/05/05

Coisas de livros e filmes e gajas...(actual.)

Entrei na Fnac com o aparente propósito de procurar o Michael Cunningham e Uma Casa no fim do Mundo, aparente porque de cada vez que entro numa Fnac raramente me fico, apenas, pelo que lá me levou. Como disse no post anterior, acho que é a primeira vez que um filme me faz correr atrás dum livro. Em geral, ou já li o livro e - apesar de salvaguardar as diferenças de linguagem, cinematográfica e literária - fico um pouco com a sensação de me "saber a pouco"; ou recuso-me pura e simplesmente a ver filmes de livros que gostei receando, de antemão, essa mesma sensação do "saber a pouco"; ou ainda mais radical: recuso-me a ler livros de filmes...;-)

Entretanto já há dias andava para, aqui, abordar esta súbita(?) mania de alguns "bloggers famosos" terem desatado a publicar livrinhos relacionados com os respectivos Blogs... aquele «(?)» é porque me palpita que a ideia destes "bloggers famosos" sempre foi usar os Blogs como trampolim para a edição, mas esta não posso jurar...:->, isto a propósito do livrito da Rititi .
Gosto de lhe ler alguns dos posts. Tenho-a, até, linkada com algumas das estrelinhas que vou concedendo de acordo, mais ou menos, com a minha (muito minha!) apreciação face à escrita, quer na forma, quer no conteúdo. Mas... daí a dar para literatura, pois...

E é aqui que (me) surge a questão, ou as questões: escreve-se para quê? para quem? porquê? vale a pena escrever livrinhos de _ usar _ e _ deitar _ fora, tipo "margaridinhas _ do _ nosso _ descontentamento", a dita "literatura" light? Ou, visto doutra forma: vale a pena comprar estes livros? ...é que toda a gente tem o direito de se realizar...plantar uma árvore, fazer um filho e publicar um livro...a ordem é arbitrária, claro!:->

E vai daí que a coisa estava complicada. O espaço para o Cunningham tinha lá muita coisa menos qualquer livro dele e é claro que fui encontrar Uma Casa no Fim do Mundo naquele espaço reservado aos livros... que deram filmes! Até lhe deram uma sobre-capa com a grafia do cartaz do filme!grrrrr E para lá chegar passei pela "banca" dos tais livritos escritos (todos!) por gajas todas elas espirituosas, cheias de boas ideias para caçar homem; ou para ser feliz sem muito esforço (quer dizer: cagando e andando!); ou para dar a volta ao chefe e ficar por cima... confesso que não cheguei a ver "por cima de quê, ou de quem...". Enfim, nem sequer meteram a rapariga no meio das nossas "margaridinhas", seria por medo da concorrência entre as gajas nacionais?:-> ...peguei no livrito (ah! é verdade: a primeira vez que soube do livro foi no Blog, claro!...ainda achei que era gozo da gaja, uma vez que nunca se sabe muito bem se o que escreve está mais pra cá do real, se mais pra lá da fantasia, mas depois entrei num dos WC's do Saldanha Residence e ...pimba!!!, lá estava um catrapázio(zinho) com a mesma imagem gráfica e aí pensei:«'pera lá q a coisa é a sério!»). Ia eu a dizer: peguei no livrito e como sempre faço vou à contra-capa e... poucas pistas! Vou ao prefácio e ...pummm!, Rolo Duarte!!!, ena pá, ganda prefácio!...fiquei a saber que a "linda" tinha entrado para qualquer coisa do DN (não sei bem o quê pois só leio o Público...agora menos desde que se armaram aos cucos a querer que se pague o acesso online, ora eu que comprava o raio do jornal e nunca conseguia tempo para o ler, acabando a lê-lo à noite na net...agora ia ter de pagar duas vezes!?!?...era o pagavas!...agora quase nem o de papel compro!, assim como assim não o conseguia ler...)...mas continuando com a Ritinha...depois do RD, que é o chefe lá da coisa, lhe ter lido o Blog e blá, blá, blá, a menina é linda e merece a fama...e espera-se que o proveito também!:->...pois, folheei mais um pouco e comecei a ficar algo curiosa, já agora queria conferir se a ideia (pré-negativa) se mantinha, ou se teria uma grata surpresa, mas...do outro lado estava o Cunningham! É mais que óbvio que a escolha não tinha muita dificuldade (com filme, ou sem filme) gosto de literatura e livrinhos de usar_ e _deitar _ fora é luxo a que não posso dar-me.

E lá fui eu pra Caixa para pagar o Cunningham que (só!) me custou mais uns 3 ou 4 € que o da Ritinha...fica para a próxima!(?)... porque saí de lá com mais uma questão a juntar às lá de cima: não terá sido o caso de ter-me recusado comprar o livrito por mera inveja de gaja?...é que a bem da verdade, não tendo a mínima pretensão para escrever literatura, (no fundo, no fundo) talvez não esteja imune a uma certa inveja por nem à "literatura" light chegar...ai...ai...esta coisa de ser gaja é tramada...

[desculpar-me-ão qq coisinha, mas a ocorrer alguns erros(zitos) terei de corrigir prá próxima pois pra já ñ tenho tempo pra revisão de provas!...assim com'assim isto é só um Blog(zito) sem pretensões de chegar ao prelo...:->]

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

4 comentários:

amok_she disse...

uooppss...retirei as *** à Ritinha, mas eu explico!;-)

Uma coisa é usar-se um blog como trampolim para aceder ao prelo, obtendo-se assim um editorzinho q nos faça o favor de meter nas bancas o livrito, poupando-nos à suprema humilhação - para um escritor, por menor q seja! - de ter de recorrer à fatal "edição de autor". Outra é usar o blog como painel publicitário - tipo santana a promover as obras q (não!)fez! - fazendo nascer posts como quem faz trovejar em noite de vendaval, qd antes era mais tipo brisa de primavera tardia...:->

...acho q já tinha lido,algures, qq coisinha semelhante em relação ao Gato Fedorento...enfim!,os embustes naturais deste mundinho fastcriativo:->

Anónimo disse...

A invejinha é coisa fodida, não é?
Que a Rititi seja feliz sem chater ninguém, que se divirta, que as pessoas se alegrem por ela, é chato para ti?
Tudo esplicadinho.

Anónimo disse...

...fodida, mesmo!, a inveja!...inha, ou menos inha...:->
...eu, ao menos, assumi a minha [(...)não terá sido o caso de ter-me recusado comprar o livrito por mera inveja de gaja?(...) e ñ foi em privado!:->

...mas, fodido mesmo, é ser-se rão pequenininho(a) q nc se é capaz de assumir nada!...nem a cobardia de ser viver sempre escudado(a) no anonimato...ou nas fugas!, o q ñ deixa de ser uma outra forma de se ser cobarde!:->

...invejosa, sim!, mas assumidamente frontal!!!:->

...é claro q, para certas mentes(zinhas) pequeninhas, nem valerá o esforço de se explicar q o q estava em causa não era a Ritinha, nem todas as ritinhas/margaridinhas deste mundo, mas tão só certos oportunismos espertos, é certo!...e q o mundo é dos espertos eu tb. nc o neguei!:->

amok_she disse...

...como é mais q evidente...o último coment é meu e mt meu!!!<:->