20/05/05

Para E&E...de novo!;-)


felicidade Posted by Hello


"Esta manhã, antes do alvorecer, subi numa colina para admirar o céu povoado,
E disse à minha alma: Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?
E minha alma disse: Não, uma vez alcançados esses mundos prosseguiremos no caminho."

Walt Whitman

posted by amok_she @ 7/6/2004 12:23:50 AM


Esta questão que tentei levantar com a minha "assinatura", aqui, pretendia - não trazer à baila o "fartos" do suícida, desta vez não era isso! - antes interrogar sobre a felicidade! Como tantas vezes afirmo: "se um dia atingisse a felicidade...atirava-me da ponte!". É claro que a maior parte das pessoas que me ouve dizer isto faz um ar horrorizado; alguns pensam mesmo "coitadinha, 'tá louca!"; e outros não entendem de todo que, o que digo, mais não é que afirmar que a felicidade ...não existe!, nesse conceito absoluto que se quer "vender".

Cada um terá o seu próprio conceito de felicidade e, nesse sentido, torna-se impossível dizer se existe, ou não existe, mas...no sentido abstracto de felicidade como sendo 'o tudo que alguém possa desejar para si...e o alcançou', nesse sentido eu digo que me suicidaria, pois tendo alcançado 'o tudo'... que mais cá faria!?!? Isto porque entendo a vida como um caminho de permanente busca, onde as metas de chegada serão o menos importante. Importante sim, é o que se vai colhendo pelo caminho... os tais momentos felizes!, no meio de muito desperdício...

E penso que é nesse sentido que a 'resposta' de WW é dada:"prosseguiremos"... porque quando "alcançarmos esses mundos" já sonhámos outros e então há que prosseguir a busca... infinitamente!, voltando ao ponto de retorno...

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

6 comentários:

Anónimo disse...

Encabulada com o título do seu post, ainda assim avanço com o comentário(zinho):
Tenho total aversão à patética demanda da felicidade. Compreenderá, assim, como não foi um ataque de rispidez (o rapaz(inho) achou-o uma sinistra prova de caducidade... arghh..) que me fez escrever, há dias, que a felicidade é tão somente estar aqui e agora, ou, como disse então, a felicidade é, tão somente, o facto do mundo existir.
Mas, tendo aversão a essa demanda, ela comove-me por ser tão patética, dando comigo perdida na comoção de a ver por aí rezada a crianças e extremamente ungida a moribundos.
Este aparente desprendimento é conjugado com o carácter laudatório que têm as minhas orações ao regime caótico da natureza, que observo a toda a hora, ao qual ‘pressinto’ pertencer e onde suponho vir a perecer.
Entretanto, gostei de saber que a natureza extasiou e extasia o WW e a amok_she (pelo q percebi na ainda incompleta demanda no seu blog).

amok_she disse...

Tenho total aversão à patética demanda da felicidade.

...o pior de tudo é mesmo o patético...o patético desejo de algo q ñ existe...

Anónimo disse...

Never forgot you, Gorgeous...

Anónimo disse...

amok_she
Volto ao mesmo pq ainda ñ me fiz entender. Falando por mim apenas, direi q não demando a tal de felicidade, não pq ñ exista mas, pelo contrário, pq existe em todo o lado. E sem tolerância pq ñ uso a palavra, nem entendo o conceito, diria q a morte, a tortura, o desengano, o prazer, o desejo, a ternura, a compaixão e outros conceitos terminados em er e ar onde se incluem ser, estar, admirar, louvar, me proporcionam a mesma intensidade de emoções e poder sentir essa intensidade será a felicidade. Nâo a poder sentir será próximo do desaparecer e isso tb entra no interessante jogo final do ñ ser e do ñ estar.

Por cá e até,
E&E

Joao disse...

Nunca voltes ao sitio onde foste feliz..assim diria. Tornar-se-ia enfandonha. Gostei de diagonalizar uns, e ler outros. Bastante. ;)

Tão só, um Pai disse...

Leio-vos, e sinto-me feliz.