07/05/05

Impunha-se um regresso a Serralves...

Como tantas vezes digo (repetindo-me até à exaustão) os lugares nada me dizem se não estiverem ligados a pessoas. Nunca tenho saudades de lugares, de pessoas sim. E se existem lugares que, em abstracto, nada me dizem (ou me desagradam mesmo) essa ideia pode diluir-se se esses mesmos lugares se ligarem a pessoas. Se eu os ligar a pessoas. Se pessoas mos ligarem a mim.

Não gosto do Porto, por princípio. Foi sempre uma cidade que visitei por necessidade dum qualquer acto que lá se realizava. Nunca me liguei a ninguém do Porto, daí que a ideia tivesse permanecido negativa: cidade escura, triste, provinciana. Na última visita ao Porto fui a Serralves. De propósito ao Porto para ir a Serralves olhar a Paula Rego. Gostei de Serralves, mas não me liguei a Serralves. Por isso impunha-se voltar a Serralves. Com alguém que me ligasse a Serralves. Tenho pena de não existir uma Serralves em Lisboa e o Porto já não me parece aquela cidadezinha suja e triste.

Sei que vou ficar com saudades de Serralves...


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW