30/05/05

Moi aussi...c'est NON! NON! NON!


«O QUE É ISTO?

Gostaria que alguém me explica-se quais as vantagens e desvantagens de votar sim ou não à constituição europeia. Até agora só sei que nada sei e muito menos percebo. Ninguém me explica o que ganhamos e o que perdemos. Ninguém me disponibiliza uma Constituição legível ou, pelo menos um resumo dos seus itens mais relevantes (nem para me enganar). Será possível votar NÂO PERCEBO NÉPIAS ou PORQUE É QUE ME FAZEM ESTA PERGUNTA SE NÃO SEI DE QUE ESTÃO A FALAR? Honestamente acho que seriam as respostas mais dadas.
(...)»
Fernando Igreja, in SÍTIO DO NÃO

Numa abordagem mais concreta a questão é mesmo esta: ninguém fica, nunca, esclarecido para poder optar conscientemente. Acaba-se a ir atrás de tudo menos duma necessária racionalização da coisa. Vai-se atrás do que diz o partido. Vai-se atrás do que diz o pseudo-intelectual fazedor de opinião. Vai-se atrás do chefe porque, se é chefe, sempre deve saber mais. Vai-se atrás duma intuição que nos diz que, se quem está contra nós vai por aí, então nós não vamos por aí e vamos por ali!

Em alternativa, não querendo ir por aí, nem por ali...porque não!...ficamos onde estamos e não optamos! Não votando, ou votando branco, ou votando chamando uma série de nomes feios aos cabrões que nos querem lixar, duma forma ou de outra...que é essa a ideia que o pessoal tem dos politicos, cada vez mais!

Parece que os franciús se marimbaram na Constituição Europeia que também parece ser, dizem, uma grande merda!, e toca de votar NON por todas as razões menos pela merda da Constituição Europeia. Mas, ainda que mal pergunte, que interessa se o NON foi contra o desemprego, a falta de democracia, os problemas agrícolas, o risco de perda de soberania nacional, até mesmo contra o excesso de entrada de estrangeiros, se a Constituição Europeia é mesmo, ao que parece, uma grande merda!? É claro que não li a bendita (ou será maldita) da Constituição, mas pelos pontos que se vem apontando como negativos e, essencialmente, porque estes senhores da Europa, agora que alguns - mais inteligentes e ousados! - acharam por bem colocar em causa o que "eles" (nos) quer(ia)em impingir, querem convencer-se que a resposta ao NON é um "volte mais tarde" em vez de repensarem a questão reformulando o que está a ser proposto e se recusou, também eu votaria NON, também eu votarei NÃO! É que atrás dos franceses mais virão! A recusa da Constituição, pelos franceses, é complicado mas não pára o processo, dizem "eles"...então para que perguntam o que pensamos / queremos???? Porque é que ninguém coloca a coisa em termos diversos: "se eles disseram não, vamos ver porquê e tentar chegar a um acordo". Depois há sempre aquela dúvida: se "toda a gente", desde a direita à esquerda passando pelo centro e até por parte do PS francês achou que a Constituição não prestava...porque raio vou eu, tal como os franceses, duvidar disso? Afinal de contas, em democracia, quem manda...não é o povo? Ora bolas!, e eu a pensar que sim...:->

[Não deixem de ler o texto completo do link deixado no início...]


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

1 comentário:

amok_she disse...

Afinal, até os insuspeitos Cavaco Silva e Freitas do Amaral entendem q o processo europeu precisa ser suspenso e repensado... aleluia!!:-)