11/03/08

Valentes profs!!! II

«(...)Há escolas que de forma mais ou menos assumida decidiram boicotar: umas vão avaliar todos os professores com "Bom" (nota para a qual não há quotas) e outras recusam-se a avançar com o processo.(...)»


Esta tem sido, ao longo dos anos, a forma que os profs escolhem para se oporem a tudo o que lhes desagrade e/ou estrague os interesses: boicotar!

Nunca se lhes conhece propostas alternativas; nunca se lhes ouve projectos que respondam duma forma mais adequada ao que tanto criticam; nunca se percebe o que, afinal, querem que se faça em prol da educação e dos alunos, respeitando é claro os seus direitos que é uma coisa que pai/mãe que se preze não lhes nega!

Em contrapartida existem muitos professores que exercem a sua profissão duma forma digna e produtiva, mesmo com todos os diabos dos ministros que vão passando...porque será? E se, por acaso, se pensa que estes professores são mais respeitados pelos seus pares, pois, engano puro!, ai daquele que ouse furar o clima de permanente contestação e boicote a tudo o que venha de cima e colida com direitos adquiridos, muitas vezes desde o tempo da outra senhora. Por isso é que me rebolo a rir por ver alguns patêgos pretenderem associar os protestos actuais e a manif de sábado com o partido comunista...esta é mesmo a melhor anedota dos últimos tempos!!!

E, entretanto, entra governo e sai governo e as políticas educativas são a bandalheira que se conhece...sem que ninguém se lhes oponha eficazmente!, porque andamos todos entretidos a apedrejarmo-nos mutuamente!


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

2 comentários:

Anónimo disse...

Li algures isto de um excelente especialista em matéria de ensino, que tento sintetizar.
"Os professores não podem tudo, mesmo se muito depende deles (neste aspecto cara Amok estamos de acordo...), penso que eles têm consciência disso, mas há que ter em linha de conta que agem numa situação determinada por um contexto social que não escolhem, sejam quais forem as injunções institucionais: o insucesso escolar não é nem imputável unicamente aos alunos, nem as famílias, nem aos professores. A Escola faz duas coisas ao mesmo tempo: por um lado, reproduz e faz a triagem da futura hierarquia social, por outro alicerça uma cultura comum, desenvolvendo as competências das crianças, sendo assim um actor fundamental da democracia.
Mas a escola é sempre o produto de um contexto e de uma escolha política determinada."

E possível que isto te interesse, terás que te servir do teu francês, mas te garanto que vale a pena, e de certa maneira leva alguma água ao teu moinho.
AB
O meu português esta assim tão mau?...

http://www.inegalites.fr/spip.php?article554

amok_she disse...

«(...)"Os professores não podem tudo, mesmo se muito depende deles(...)»

No actual contexto (aliás, o contexto até nem é tão actual qt isso, vem já de há demasiado tempo) os professores não podem (quase) nada! O q me revolta (aquilo a q, afinal, chamas a minha 'focalização nos profs') ñ será tanto a incompetência de alguns (e ñ tantos qt muita gente insiste em fazer crer), mas mt principalmente a sua profunda estupidez!

Estupidez (e da profunda) q os faz ignorar e hostilizar os pais/e.e. e só os leva a perder terreno nos protestos contra toda esta bagunça q têm sido as pseudo-reformas do pós 25 de Abril. É essa estupidez q os diversos governos têm usado para desestabilizar o ambiente escolar e fazer das escolas um campo aberto onde se digladiam profs (até entre si) pais/e.e. e alunos, com o evidente prejuízo de todos, como está à vista!

E enquanto os profs ñ conseguírem perceber isto e persistirem numa arrogância bacôca q só os faz transparecer a figura ridícula q tantos ostentam, eu ñ vou deixar de 'cascar' neles e ninguém me verá em público a defender razões q sei q as têm, mas...face à referida estupidez, eles q se desemerdem!!!

Qt ao teu português - quem disse q era mau???? - tomara q o meu francês tivesse 1/10 da qualidade do teu português...