26/09/04

Nem muito cinismo, nem muita virtude...I

««««««Sobretudo, não acredite nos seus amigos, quando lhe pedirem que seja sincero para com eles. Esperam somente que os mantenha na boa ideia que fazem de si próprios, fornecendo-lhes uma certeza suplementar que extrairão da sua promessa de sinceridade. Como é que a sinceridade poderá ser uma condição da amizade? O gosto da verdade a todo o custo é uma paixão que nada poupa e a que nada resiste. É um vício, por vezes um conforto, ou um egoísmo. Se, pois, se encontra neste caso, não hesite: prometa ser verdadeiro e minta o melhor que puder. Corresponderá ao profundo desejo deles e provar-lhes-á duplamente a sua afeição.
Tanto isto é verdade que raramente nos abrimos com os que são melhores do que nós. Evitaríamos de preferência o seu convívio. A maior parte das vezes, pelo contrário, confessamo-nos aos que se parecem connosco e que partilham das nossas fraquezas. Não desejamos, pois, corrigir-nos, nem tornar-nos melhores: seria preciso, antes de tudo, que fôssemos considerados fracos. Desejamos apenas ser lastimados e encorajados no nosso caminho. Em suma, desejaríamos, ao mesmo tempo, deixar de ser culpados e não fazer esforços para nos purificarmos. Nem muito cinismo, nem muita virtude. Nem para o mal, nem para o bem temos energia. Conhece Dante? De verdade? Diabo. Sabe, então, que Dante admite anjos neutros na querela entre Deus e Satã. E coloca-os no Limbo, uma espécie de vestíbulo do Inferno. Nós estamos no vestíbulo, caro amigo.

in A Queda, Albert Camus, in SILÊNCIO
««««««

»»»»»»(...)"Dentro de mim talvez seja romântica, mas a ideia de romantismo mudou, agora que estou nos 30. Não é ser cínica. O romantismo é que se misturou com a realidade, com a amizade. Ou seja, romantismo, cinismo e realismo". "É isso mesmo", remata Linklater. "Somos romântico-realistas".(...)««««

A Última Valsa em Paris de Ethan Hawke e Julie Delpy - Festival de Berlim

Nove anos depois, eles encontram-se em Paris


****

...e eu, verdadeiramente horrorizada, constato que estou a aprender a "arte" do cinismo a uma velocidade estonteante...







***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: