28/09/04

Os próximos "visionamentos"...;-)

I

BATALHA DE ARROZ NUM RINGUE PARA DOIS


MIGUEL FALABELLA E CLAUDIA RAIA EM LISBOA Uma hilariante comédia onde Claudia Raia e Miguel Falabella emprestam seus talentos num encontro de amigos e actores num espectáculo que assegura ao espectador deliciosos momentos de entretenimento.




Escrita em 1984, no auge da corrente denominada teatro-besteirol, Batalha de Arroz num Ringue para Dois de Mauro Rasi é uma comédia hilariante sobre as agruras da vida a dois. Um casal emblemático, Nélio e Angela atravessam quatro fases no conturbado casamento:

Bodas do Ciúme

Bodas da Egolatria

Bodas da Supressão

Bodas da Paixão
.

Nesses quatro movimentos (perfeitamente de acordo com a dramartugia do teatro-besteirol, essencialmente um teatro de esquetes) Mauro Rasi, com seu diálogo ágil e certeiro devassa a intimidade do casal expondo, sempre sob a óptica da comédia, o nervo central desta relação.

Claudia Raia e Miguel Falabella emprestam seus talentos para os personagens de Rasi, num encontro de amigos e atores afinados com o gênero.

Batalha de Arroz num Ringue para Dois é um espetáculo que assegura ao espectador deliciosos momentos de entretenimento, com doses maciças da verve do saudoso dramarturgo Mauro Rasi, falecido no ano de 2003.

Batalha de Arroz num Ringue para Dois" tem um belíssimo cenário e um bom figurino. Esses dois elementos enriquecem a peça. Mas, desaparecem frente à atuação de Miguel Falabella e Cláudia Raia


II

O Evangelho Segundo Jesus Cristo


Baseando-se no capítulo "Manhã de Nevoeiro" do livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" do Nobel português José Saramago, a peça traz a Lisboa os actores brasileiros Thiago Lacerda (na pele de Jesus) e Maria Fernanda Cândido (Maria Madalena), que os portugueses viram na telenovela Terra Nostra. De 14 de Setembro a 10 de Outubro no Teatro São Luiz. "Manhã de Nevoeiro" relata o encontro de Jesus com Deus e o Diabo, durante o qual se gera uma discussão sobre o limiar entre o bem e o mal. Diferentes pensamentos religiosos e a crença num destino são outros dos temas apresentados em palco.
Na altura da sua publicação, em 1992, o livro de Saramago gerou polémica e chegou mesmo a ser afastado de uma candidatura a um prémio literário por o então subsecretário de Estado da Cultura, Sousa Lara, o considerar um atentado à moral cristã.
PUBLICO.PT



***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Sem comentários: