05/03/04

"Estar contigo ou não estar contigo é a medida do meu tempo."

"De que me servirão os meus talismãs: o exercício das letras, a vaga
erudição, a aprendizagem das palavras que usou o áspero Norte para cantar
os seus mares e as suas espadas, a serena amizade, as galerias da
Biblioteca, as coisas comuns, os hábitos, o jovem amor da minha mãe, a
sombra militar dos meus mortos, a noite intemporal, o sabor do sonho?

Estar contigo ou não estar contigo é a medida do meu tempo.
Já o cântaro se quebra sobre a fonte, já o homem se levanta à voz da
ave, já se escureceram os que olham por detrás das janelas, mas a sombra
não trouxe a paz.

É, já sei, o amor: a ansiedade e o alívio de ouvir a tua voz, a espera
e a memória, o horror de viver no sucessivo.

É o amor com as suas mitologias, com as suas pequenas magias inúteis.
Há uma esquina pela qual não me atrevo a passar.
Já os exércitos me cercam, as hordas.
(Esta habitação é irreal; ela não a viu.)
O nome de uma mulher me denuncia.
Dói-me por todo o corpo uma mulher."



Jorge Luis Borges

(Cat...in Bibliotcl@ do Sapo)

Sem comentários: