Memes
- elmanias
- f [do Glória Fácil, claro!]
- GR [e quem quiser q pegue na bola!;-)]
- Macroscópio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Evolução dos memes
Para que ocorra a evolução, não basta a existência de mecanismos de hereditariedade e de seleção natural; é igualmente necessária a possibilidade de mutação, propriedade que também é atribuída aos memes. As idéias que são transmitidas de cérebro em cérebro podem sofrer modificações que se acumulam ao longo do tempo. Essas modificações no "fenótipo" (a informação nos cérebros ou sistemas retentores) são então transmitidas sob uma nova forma. Por outras palavras, de modo algo distinto da evolução genética, pode alegar-se que se propagam de forma tanto Darwiniana quanto "Lamarckiana", pelo menos no sentido popular do último termo. Por exemplo, os contos populares e mitos são frequentemente adornados quando recontados com o objectivo de serem mais bem recordados --- aumentando dessa forma a probabilidade de serem recontados. Ilustrações mais contemporâneas podem ser encontradas nas várias lendas ou mitos urbanos e trotes (ou hoaxes) que circulam na internet, de que são exemplo os falsos avisos de vírus como o "goodtimes virus".
Contrariamente à história dos genes, que sofrem mutações aleatórias, as mutações nos memes geralmente são intencionais. São "pessoas" que alteram os contos na intenção de melhorá-los ou de que eles sejam recontados, algumas vezes com sucesso ou não. Um outro exemplo bem oportuno: o leitor deste artigo graças ao "wiki-software" é encorajado a alterá-lo e melhorá-lo. Se esta "mutação" melhorar o texto na opinião dos leitores, ele continuará publicado nesta enciclopédia. Caso contrário ele será modificado ou eliminado.
Um outro aspecto da evolução dos memes é que pode-se criar um mecanismo que facilite o processo de mutação, como no exemplo descrito acima. Iniciativas como proteção de copyright e mecanismos de bloqueio de alterações não facilitam a evolução dos memes.
***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW
4 comentários:
No deserto, no deserto, não diria... Mas confesso que não percebi o que é suposto fazer...
Agradeço a elogiosa referência ao GR. :)
Pois, Cris e André...entendo o vosso 'probleminha';-), mas...eu não podia deixar de nomear o GR para esta 'coisa'...parece, ao q entendi, ser para referirmos blogs (neste caso) q nos façam pensar, reflectir, aprender, sei lá!...eu, pelo menos, entendi assim pq colaborar em 'correntezinhas' da treta ñ faz o meu género...se entendi mal, paciência...eu quero memes pensantes!;-)))
Enviar um comentário