01/04/04

Poesia vs Prosa...?

«(...)
Da poesia leio o que basta... isto é... o que me enche sem que me ultrapasse... sem me hipnotizar por uma "excelência" da qual a FORMA nada me diz e o CONTEÚDO, o mais das vezes, só ao poeta incendeia...
Aceito mais rapidamente a FORMA (como curiosidade estilística é engraçada... aguça a curiosidade do "como se faz?") que o CONTEÚDO ("espremidos", os grandes poemas pouco sumo dão...)

(...)

Talvez, por isso, me permita recomendar-te as adaptações (não gosto do termo "traduções") que o Manuel Alegre acabou de fazer de vários poemas em "Rouxinol do Mundo" (19 poemas franceses e 1 provençal)... tenta... quem sabe não (re)encontrarás muita prosa por lá escondida em forma de poema?

Voltando ainda ao Saramago... Achei piada ao susto do "zé português" quando o rapaz foi para Espanha em vez de vir para Portugal... Não é que os marotos dos espanhóis se queriam apropriar de um prémio que era "nosso"? Os malandrecos, hein??
Se calhar foi a vingança deles desde Colombo : pois não rejubila o "zé português" na sua História por Colombo, há 500 anos, ter vindo primeiro a Portugal dar novas da descoberta da América e só depois ter seguido para Espanha ?
Como se costuma dizer : a vingança serve-se fria...
Ai... ai... ai... Porque raio em 1640 não ficámos nós quietinhos à sombra de um reino ibérico ? Esta mania do isolamento é deveras estranha no "zé português"...
(...)
(...)
(...)
(...)

JR - 21 de Outubro de 1998»


******

..deixando um "aviso" de q não vou aceitar críticas aos cortes da minha responsabilidade!:->...permito-me, ainda, citar-te numa outra fase...

«Mas... quando não se lê o que se quer e o que se ouve é um murmúrio saudosista, que outro remédio senão o de dizermos o que não lemos e de escrevermos o que gostaríamos de ouvir?, Quid Novi ?»

...posso colocar o link?



Sem comentários: