21/11/05

"Agradar ao Vulgo é Mau Sinal"

«Nunca pretendi agradar ao vulgo; daquilo que eu sei o vulgo não gosta, daquilo que o vulgo gosta não quero eu saber.» Quem é o autor? Pareces pensar que eu ignoro que pessoa é o meu discípulo!... É Epicuro; mas o mesmo te dirão os mestres de todas as outras escolas, peripatéticos, académicos, estóicos, cínicos. Como pode de facto agradar ao vulgo alguém a quem só a virtude agrada? Não se conquista o favor popular por processos limpos. Terás de igualar-te primeiro ao vulgo, que só te aprovará quando te considerar um dos seus. Ora para a tua formação a opinião que tenhas sobre ti mesmo importa muito mais do que a dos outros. A amizade de pessoas dúbias só se concilia por processos dúbios.

Em que te ajudará nisto a filosofia, essa arte excelsa que a tudo sobreleva? Precisamente em levar-te a querer agradar mais a ti do que ao vulgo, a avaliar a qualidade, e não o número, das pessoas que emitem juízos sobre ti, a viver sem temor dos deuses ou dos homens, a poder vencer a adversidade ou a pôr-lhe cobro. Por outro lado, se eu te vir andar famoso nas bocas do mundo, se à tua entrada, como à de histriões no palco, ressoarem vivas e palmas, se por toda a cidade mulheres e crianças te tecerem louvores, como não hei-de eu lamentar-te, sabendo como sei qual a via para se obter tal favor?

Séneca, in 'Cartas a Lucílio'

innovembro 20, 2005



***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

4 comentários:

Lia C disse...

Não consigo comentar isto... concordo com o Séneca, claro, mas a verdade é que me sinto muitas vezes pessoa do "vulgo" aos olhos de pessoas que não considero do vulgo, portanto tenho que me considerar uma pessoa vulgar. E, sendo eu vulgar e querendo agradar-me, não estarei a tentar agradar ao vulgo? Vou pensar melhor, mas em princípio acho esta perspectiva muito traiçoeira!

Bjs

amok_she disse...

...ainda cá ando...e a "culpa" é tua...;-)

...tens q deixar pr'ai um e-mail teu...ou usa o meu...;-)

...a perspectiva é optima para estimular a nossa auto-estima...procura bem...;-)

...ag é q me vou...

beijos...bons son[h]os...

Lia C disse...

pois... estimular, estimula, mas eu já não me consigo enganar a mim própria (haverá mim imprópria?)

liac45@hotmail.com (se não funcionar avisa, porque este é só mesmo para dar em público;)))

bjs e até já (tenho uma cria a derreter no banho)

Anónimo disse...

еаch time i uѕeԁ tο read smaller articles
ωhich as wеll сlear thеіr mοtive, anԁ that іs аlso hаpρenіng with thiѕ аrtiсle whіch I am
rеading now.

Alѕo vіsіt mу homepage :
: payday loans