13/11/05

E eu que odeio este termo: fiel! ;-)

Realização: Fernando Meirelles

Com: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston, Pete Postlethwaite, Hubert Koundé *** «The Constant Gardener»

«Numa zona remota do norte do Quénia, a brilhante e fervorosa activista Tessa Quayle (Rachel Weisz) é encontrada brutalmente assassinada. O seu companheiro de viagem, um médico local, desapareceu. Tudo indica tratar-se de um crime passional.

Os membros do Alto Comissariado Britânico em Nairobi partem do princípio que o seu colega Justin Quayle (Ralph Fiennes), o marido de Tessa, pacato diplomata sem ambições, deixará o assunto ao cuidado deles. Não podiam estar mais enganados...

Assombrado pelo remorso e revoltado com os rumores sobre as infidelidades da sua mulher, Justin embarca numa perigosa odisseia sem fim para limpar o nome de Tessa; uma odisseia em busca da verdade que revelará uma conspiração a nível global.

Baseado num best-seller de John Le Carré, "O Fiel Jardineiro" é um poderoso e comovente thriller sobre o amor e a busca da verdade; um filme do galardoado realizador Fernando Meirelles ("Cidade de Deus").»

Um filme impressionante...na sua simplicidade! Nada promete. Parecia, até, um banal filme de amor e/ou espionagem. De espionagem gosto; de amor...começo a ficar saturada de tanta lamechice! Foi, no entanto, uma belíssima surpresa...daquelas que ainda fazem valer a pena arriscar...no (meu) instinto!;-)

Sem ser desesperadamente sem_esperança mostra o como descemos, enquanto humanos, neste mundo onde os interesses (económicos) dos grandes senhores das multinacionais governam o mundo e os (supostos) políticos...já não há Política? Nem esperança...para a Humanidade?

É claro que só no fim percebi quem era o realizador...daí o ir por instinto!;-)...não cheguei a ver "A Cidade de Deus", de tanto que li preferi deixar para outra altura (da minha vida), pois já tenho coisas mais que suficientes para me deitarem abaixo...mas percebi, então, a razão de ter ficado tão impressionada com este filme...recuperei um pouquinho de "fé" na humanidade...e neste recarregar pontual de baterias lá se consegue ir levando a vidinha prá frente com um pouco mais de sonho...um pouco menos de desalento...e alguma esperança que amar redime!




(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

3 comentários:

amok_she disse...

uopssss, ñ tinha percebido q estavas pr'aí...prós states!!!;-)...hummmmm, assim já entendo algumas das tuas "incongruências"...eheheheh

...pois, filme imperdível...só ñ sei se irás gostar da "estória", ou de algumas das conclusões possíveis, mas...a gente depois "fala"...;-)

...'brigadinha, tb.,..pelo mesmo!;-)

Anónimo disse...

nunca tinha ido ver um filme. em que depois de terminado. ficasse um silêncio tão pesado na sala. e um esgar. de saliva. pela garganta. sem conseguir dar resposta. ao que se sentia.

há. esperança na humanidade. estava nos olhos daquelas crianças.

um abraço.

João

os dias das noites

amok_she disse...

...confesso q esta situação de ficar pregada na cadeira durante uns bons momentos, junto com os restantes presentes na sala, ñ é inédita, mas...já há mt q ñ me sucedia!...eu adoro cinema, mas fico sempre com a sensação de alma lavada qd um filme me faz ficar assim...renovo, um pouco, a "fé" no Homem...

...já conhecia o teu blog...de há longo tempo...e "invejo-te" a capacidade (intensa, em quantidade e qualidade!) para a escrita...