24/11/05

TPC's para desenvolvimento nos próximos dias...

«A gente quer comida, diversão e arte»*

A greve dos professores e respectiva aversão às 'aulas de substituição'...que é uma coisa que eu ainda estou a tentar(lhes) perceber as verdadeiras razões para tal aversão, mas... palpita-me que não será por estarem preocupados com a melhoria do ensino, ou com as necessidades dos putos, menos ainda com a qualidade do "produto que vendem", sim porque hoje em dia ser professor...não é missão!:->...o que eu acho muito bem, mas daí a ser-se "mercenário" da cultura..vai um passo tão grande como daqui à lua...

O outro assunto que tinha agendado nos TPC's...era um artigo de hoje no Público, de Álvaro Vieira, acerca do Colóquio Identidade e Cidadania, organizado pela Univ de Coimbra em que o Prof (e psicanalista) - Agostinho Marques Neto - que elaborou a conferência de abertura refere Thomas Hobbes e analisa, à luz deste filósofo, os recentes acontecimentos em França*...A democracia, defendeu ainda, mais do que um regime, "é uma ambivalência onde é possível a dialéctiva, que admite conflitos, ao contrário do totalitarismo." E conclui que a cidadania, tal como a democracia, "pressupõe a lógica da alteridade, e não da identidade".

Este académico que se assume como um 'orfão da utopia' - como o somos tantos de nós chegados aos quarentas e muitos - diz que "a exclusão é endémica do neoliberalismo". "O neoliberalismo implica necessáriamente exclusão, mesmo na cidade mais rica que possamos imaginar".(...) "O 'cidadão' torna-se 'consumidor'; e o candidato ao governo do país apresenta-se como alguém capaz de gerir, mais como administrador do que como político", exemplificou.

(se puderem...leiam o artigo na íntegra...)


(*
duma canção dos Titãs com poema de Arnaldo Antunes)


Tal como eu dizia, há uns posts atrás: «já não há Política? Nem esperança...para a Humanidade?»



Segundo as definições, algo pobres, do dicionário online da Priberam...

Política é:
(...)
arte de dirigir as relações entre os Estados;
princípios que orientam a atitude administrativa de um governo;
conjunto de objectivos que servem de base à planificação de uma ou mais actividades;
(...)


E Esperança é:
(...)
tendência do espírito para considerar como provável a realização do que se deseja;
a segunda das virtudes teologais;
o que se espera;
expectativa;
suposição;
probabilidade;
(...)

...é só para nos irmos lembrando...que a liguagem [expressão do pensamento, por meio de palavra; qualquer meio de exprimir o que se sente ou pensa; conjunto de sinais, visuais ou fonéticos, através dos quais se estabelece a comunicação;(..)] é o que nos define como Humanos...

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

3 comentários:

Alberto Oliveira disse...

... depois de encher a pança com os acepipes que deixaste lá mais atrás, imaginas a vontade com que estou para discutir este post, extremamente polémico como gosto . Em tempo oportuno deixar-te-ei um comment a propósito.

Agora vou até ao Mindelo a ver se corto o cabelo...

Beijos.

amok_she disse...

...pois, 'tás a ver pq gosto dos 'tadinhos dos titulozinhos!???;-)))

...aquele TPC's era mesmo para depois cá voltar(mos)...por ag tb ñ estou com mt tempo (tempo=disponibilidade mental) para entrar "ali"...e o melhor mesmo é dividir os dois...aquilo dá pano pra mangas...;-)

espero ñ ter ter feito sair mt da linha...com os docinhos, mente perbersa!!!...;-)

Lia C disse...

E eu hoje nem sequer cá estou... quer dizer, baldei-me um bocado a tomar conta da casa e ainda por cima não fiz o tpc. acho que estou com sono demais, chiça!

mas tinha saudades de vir aqui dizer olá (sim, porque há muito tempo que não viam a minha letra, não era?)

beijos muitos e até amanhã!