19/11/05

Mais um belíssimo filme!...Elizabethtown

Um daqueles filmes que quase nos leva a reconciliar com os americanos...belíssima selecção sonora...pleno de ternura e...realismo!





(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

20 comentários:

Vostradong disse...

Ainda não vi esse, mas há outros dois que gostaria de recomendar: "Broken Flowers" e "O Jardineiro Fiel" (ou lá como é que o traduziram em Portugal)...

Alberto Oliveira disse...

...porque quando "estou com azia" durmo pouco e ficar na cama até ás tantas ainda vem piorar as coisas, cá estou eu, logo pela manhã (uma manhã tão cinzenta e chuvosa) a comentar-te este post. E pelos vistos sou o primeiro, o que é sempre uma desvantagem?!

O Baptista Marques do Expresso acaba a análise ao filme assim "...e onde Crowe (o realizador) revela perceber tanto de economia narrativa como eu percebo de física quântica.".

Habitualmente faço leio as críticas de cinema no Expresso antes de ver os filmes (houve uma altura em que as lia depois) e não será a primeira vez em que estou em desacordo quase total com elas. E ha´críticos que estão mais "de acordo" com o que eu aprecio no cinema. Caso do Jorge Leitão Ramos; com esse há mesmo uma "identidade de opinião" quase siamesa.

Este filme não está em princípio nas minhas prioridade actuais. O fiel Jardineiro, sim. Mas se vir o Elizabethtown, digo-te alguma coisa.

Patadas na gataria e
beijos pra ti!

Alberto Oliveira disse...

...quando iniciei o comment anterior o Vostradeis ainda não tinha cá nada!
Cum caraças! a "comunidade" está a acordar!

Alberto Oliveira disse...

... vai ao post anterior, que tens lá um comment.

Lia C disse...

(&%#&%$"&$!!(O(/%!... não há por aqui ninguém que queira aproveitar a magnífica oportunidade de ficar com 3 crianças simpáticas, quase sossegadas e quase bem comportadas enquanto a mãe vai ao cinema?

Vostradong disse...

Se há alguém neste mundo que merece um Óscar esse sou eu

Alberto Oliveira disse...

A esta hora já viste pelo menos três filmes e as crianças continuam bem comportadas; aposto.

Lia C disse...

quase, Legível, quase bem comportadas... pois continuam, mas ainda não vi filme nenhum. E pelos vistos não há uma única alminha caridosa e pura que se ofereça para gozar as delícias de uma maternidade muito, muito temporária... não entendo!

Bjs

PS - Vostradeis, dou-te 2 óscares se me permitires ir ao cinema...

amok_she disse...

...pois, para mim...O Fiel Jardineiro é outra coisa!...mas mais por causa dos assuntos abordados...o Elizabethtown foi um filme q andei a deixar pra trás...um tanto por preconceito anti-americanice aguda!, mas...tenho de reconhecer q existem belíssimos filmes americanos... eles têm essa rara capacidade de fazerem uma critica de costumes, dos seus costumes!, mt lúcida e por vezes cruel...como o é quase sempre a lucidez levada a extremos...lembro-me, por ex, das Virgens Suicidas, do Beleza Americana...por aí...

Lia...eu adoro tanto, mas tanto, cinema q até nem me importo de te ficar com os pestinhas - ;-))) - só para te acolher no meu clube de fãs...do cinema, claro!;-)...como é q é???...moras perto de mim???;-)))...os pestinhas costumam pegar fogo à casa???...berram muito?????..bem, vê lá...eu já avisei os meus q ñ contem comigo pra ser avós dos filhos deles...eles q se amanhem!, mas...por uma amiga...ainda mais se é para ir ao cinema!...eh pá, sou capaz de reconsiderar...;-)))

..pessoal...desculpem lá...por falar nisso...leio o resto e respondo mais logo...pq vou sair...acho q para o cinema!!!eheheh

beijos....;-)

Lia C disse...

bem... se moras no seixal não estamos assim muito perto, de facto... se calhar é melhor deixá-los aí contigo dum dia pró outro que é muito mais descansado e dá para ver muito mais filmes. Juro que eles nunca pegaram fogo a casa nenhuma e dormem a noite toda e não fazem xixi na cama... e também não berram - falam só um bocadinho alto e muito... estão sempre a falar e a correr e a saltar e às vezes entretêm-se a partir a cabeça (a própria, não a dos outros) porque acham giro andar de ambulância. Também gostam de ver televisão e são peritos em animais: um deles sabe quase tudo sobre dinossauros e répteis, o outro quer ser "estudador" de golfinhos e já começou a carreira, e a outra adora cães e cadelas - mas mais cadelas porque têm filhotes. Todos eles querem voar quando forem grandes, por isso exercitam-se frequentemente a esvoaçar pela casa com umas asas feitas do papel que me vêm tirar aqui... acho que me alonguei um bocado mas tinha que te descandar de alguma forma, não era? ;))) Concordo que não queiras ser avó dos filhos dos teus, mas dos meus podes ser à vontadinha porque são o tipo de crianças que preenche a vida de qualquer um (a da minha mãe não, que ela disse-me o mesmo que tu disseste aos teus... e eu estou alertinha para dizer o mesmo aos meus).

Quanto ao cinema: até tenho vergonha de dizer que sou fã porque não ponho os pés numa sala há tanto tempo que nem me lembro; para teres uma ideia, a última vez que fui ao cinema vi the incredibles... com as crianças, claro... dantes (e é melhor recalcar a memória sobre o tempo que já passou desde "dantes") costumava ir duas a três vezes/semana... o que não significa muito porque vi muita porcaria, mas pelo menos VIA!!!! Agora contento-me com livros, a única coisa de que realmente sou incapaz de abdicar para me sentir minimamente confortável comigo.

E prontos, espero que o teu filme tenha sido bom... vou dormir, acho eu. Boa noite para todos.

Alberto Oliveira disse...

CALEM-SE!!! DEIXEM-ME DORMIR!!!!!!

Lia C disse...

Acordaste-me com esses berros. Isto é uma comunicação formal.

Bom dia!

amok_she disse...

my god!!!!!!my god!!!!...e ñ sei se só um me chega!?!;-)

...pois, Lia, acabei por ñ ir ao cinema...ficamos na "palheta" q é uma coisa q também gosto muito...na verdade até acho q, por vezes, gosto mais q de cinema...são "coisas" diferentes...depende de quem me dá "corda"...e depende do(s)filme(s) ...enfim!, cinema e conversar é das coisas q mais gosto - amo!...adoro!!! - fazer na vida!;-)

...pois é, Lia...estou a ver q me safo dessa, enfim...o Seixal ñ fica lá mt perto né!?...de quê???;-)

...depois, 'tá bem q ñ pegam fogo às casas, mas...deus me livre e cuide! ...logo três, mulher!?...ah valente!,tu és a minha heroina!!!:-)

...mas essa de te aproveitares e já ñ te chegar uma tardezinha, porra...era logo dum dia pró outro!...imagino-me! ...com 3 felinos, 3 machistas e mais 3 criancinhas endiabradas...q raio!, pq diabo comigo tem de ser tudo aos 3!???! grrrr...mas é caminho certo para o Julio de Matos...donde já estive mais longe!:->

...olha...e ñ te preocupes com os alonganços d'escrita!...eu qd embalo tb sou assim...e de qq modo, isto está sempre às moscas, pelo q podemos tagarelar à vontade...(quase)ninguém cá vem pra se incomodar...quer dizer...

...ninguém ñ é desprimor p o nosso querido legivel - um sobrevivente, tb mt corajoso!;-))) - mas convenhamos q andar aos berros às tantas ñ fica lá mt bem a um legivel...no entanto, antes ter-te acordado a ti q a mim antes desta hora (2:47h)...odeio q me acordem!...ainda mais aos berros!grrrr

...q'é q achas q lhe façamos...como castigo???;-)

amok_she disse...

At 19/11/05 16:30, Vostradeis said...

Se há alguém neste mundo que merece um Óscar esse sou eu


...chamas-te Oscar, Vostra...????;-)))

Lia C disse...

e eu gosto de conversar, ler e dar abraços... adoro dar abraços, não sei porquê, mas é uma coisa que me faz bem... e para conversa basta-me alguém que não se importe também de ouvir e tenha pelo menos um par de neurónios funcionais (não tenho pachorra para conversas de circunstância nem para monólogos a duas ou mais vozes - não é por mais nada, só que não consigo aguentar e desligo... e depois fico a sentir-me extremamente culpada por não estar a ouvir).

pois... o Seixal não fica lá muito perto de Coimbra (que é donde eu vim) nem do sítio onde estou agora a cultivar entusiasticamente a má vontade enquanto não posso voltar (e só não te digo aqui onde é porque as moscas às vezes têm ouvidos e eu já estou cansada da cretinice de certos galináceos que pululam na net).

juro que não foi coragem!... claro que fiquei contente por ter gémeos um ano e meio depois da Joana, mas a brincadeira tem saído um bocado dura... se bem que não me posso queixar muito, por acaso - porque apesar de todas as tropelias que fazem são garotos extremamente meigos e carinhosos :))) e eu sou uma mãe muito babada ;)

quem são os 3 machistas que albergas aí em casa? os 3 felinos entendo bem que queiras preservar, mas 3 machistas??????? pardeo, rapariga!... retiro já a minha oferta de te deixar aí os meus anjinhos por uma noite, não vá a coisa ser contagiosa e pegar-se por osmose aos pequerruchos! [se bem que não devam ser machistas a sério, daqueles retorcidinhos, senão não podias dormir até depois do meio dia]

quanto ao legivel acho que o devemos obrigar (amigavelmente, claro está!) a tocar a sonata nº 16 in C de Mozart num cravo de calda de tomate... parece-te bem?

Bjs

Lia C disse...

tou mesmo burra! acreditas que só agora é que reparei no trocadilho nostradamus-vostradeis?

vou chorar ali pró canto, já volto.

amok_she disse...

bem, quem está a sentir-se mt burra, ag, sou eu!!!...pois se só ag reparaste ...eu,sem ti, ñ teria reparado...por certo!grrrrr...sou mt dada às entrelinhas, mas ñ dessas...;-)

...prosseguindo de trás pra frente!;-) ...concordo, plenamente, com o castigo proposto!;-))

...gemeos, rapariga!????...cada vez ficas mais a minha heroina!;-)))

...bem, os meus machistas são assim a modos q amostra de machistas...às tantas e com tanta lavagem cerebral q lhes dou...ñ têm outro remédio q ir metendo a viola no saco e ir aplicar o machismo pra outras bandas...e qt às minhas horinhas de sono...ai deles q me perturbem!...todos os...seis!!!!;-) ...é claro q de vez em qd tentam uma rebelião conjunta - os seis! - mas se eu ñ estiver pr'ai virada - pra dar uma de dona de casa_mãe_e boa esposa q remédio têm eles se não aguentarem-se à bronca e tratarem da própria paparóca, ou de passarem uma roupinha, ou de procurarem as meinhas+as boxers de estimação q deixaram numa confusão depois de eu me ter esmerado a arrumar td direitinho...uma vez sem exemplo!..é claro q desisti de dar conta da roupa de tanto gajo, machista ainda por cima(!) e tive de recorrer aos serviços externos, mas...de vez em qd dá-lhes prás peças de estimação, enfim...os felinos é q ainda conseguem levar-me a melhor, com esses fico mais tolerante, partem-me os "bibelotes" todos, mas como detesto limpar o pó, depois de me dar o ataque por me lembrar dos balúrdios transformados em cácos, fico a pensar q sempre é menos aquele q me fica a mostrar as camadas de pó!;-)))

...filha, a culpa de existirem machistas é, única e exclusivamente, nossa!...das gajas q falam, falam, falam, mas a gente na lhes vê fazerem nada!... q ñ seja falar, falar, falar...;-)

Lia C disse...

acabei de ler o chorrilho de comentários no murcon, portanto não me responsabilizo por nada do que possa dizer enquanto não recuperar da coisa...

a culpa não é nossa, Amok! tá bem que nós falamos, falamos, falamos mas só dizemos coisas teligentes, coisa cas outras que falam falam falam não fazem coitadas! a culpa é delas! e olha que eu com um bocado de sorte daqui a meia dúzia de anos (ou talvez antes, ainda não decidi) vou ter 3 hábeis cozinheiros a fazer-me o jantar... sim, porque prevendo este futuro radioso comecei já a dar-lhes aulas de culinária... por exemplo, um dia destes pedi aos gémeos para me descascarem dois dentes de alhos e a coisa correu tão bem que ainda ali devo ter uns 20 devidamente libertos de casca. Os cachopos prometem, tá-me a parecer, por isso se precisares de alho descascado não te acanhes, é só pedir que eu mando-te as crianças :)))

também recorri a serviços externos para tratar da roupa, mas como é só para passar a ferro às vezes não tenho a roupa pronta para mandar... acho que o mal foi ter mandado embora a empregada que vinha um dia por semana, mas achei preferível isso a ver o dinheiro do mealheiro das crianças ir desaparecendo de cada vez que ela vinha... há coincidências que me chateiam e essa era uma delas.

feizmente não tenho problemas com animais de estimação a estragarem-me os "bibelotes" porque ainda não encontrei o crocodilo para o zé nem o golfinho para o jão... e convenci a joana a adoptar um cão no zoo de lisboa; além disso (e não menos importante) não tenho nada que me importe que se parta, portanto nesse aspecto vivo um descanso completo.

e reparo agora que esta conversa tem tudo a ver com o tema inicial :)))

amok_she disse...

...ai m'lher, tu consegues fazer-me mais tonta do q sou: desatei a rir...sózinha!...os machos debandaram todos e os felinos...olha, tão caladinhos ñ devem andar a fazer das boas, tal e qual como os pestinhas...;-)

Os cachopos prometem, tá-me a parecer, por isso se precisares de alho descascado não te acanhes, é só pedir que eu mando-te as crianças :)))

...desculpa lá, mas acho q estás a tentar subornar-me para ires pró cinema!!!...ainda se fossem cebolas!, as maganas até na picadora me fazem chorar...eu q nunca choro!!!

...pois, 'tou vendo q padecemos dos mesmos probleminhas domésticos... todinhos, mesmo!...essa de nc ter a roupa preparada, então, é de morte... é claro q os machistas desatam logo a culpar-me por ñ terem a camisolinha preferida, ou as calças, ou o raio q os parta!, mas lá arranjei forma de encarregar um deles de levar a roupinha sempre q isso me sucede...só é pena é ser o menos machista, q dos outros já ñ consigo nada deles, leia-se : o pai, q dos filhos já nada faço!...qq dia ainda me determinam as horas a q devo levantar-me ao domingo...;-)

...qt ao assunto do Murcon - desculpa lá, mas ainda usei o teu comment para testar esta coisa - olha, nem sei q dizer...mas q anda pirataria no ar, anda...;-)

Lia C disse...

Amok, já deixei lá em cima um comentário a dizer o que acho que se passou no murcon... pode não ter absolutamente nada a ver com pirataria, acho eu... conseguiste algum resultado digno de nota?

Sim, pois... eu sei que não sou assim muito subtil, mas podias ter fingido que não vias a minha tentativa de suborno... e eles descascam mesmo bem! E também limpam o pó, se for preciso... são tão eficientes e prestáveis que se eu não limpar o chão durante dois dias eles encarregam-se de o fazer na primeira oportunidade, seja com os pijamas ou com a roupa de ir para a escola... a verdade é que o chão fica quase impecável...

(porque é que os pais são sempre os mais machistas? eu estou numa fase muito torta em relação a aturar o pai das minhas crias)

achas que o legível se está a baldar ao toque do cravo? ou será que ainda não reparou que tem uma tarefa a cumprir?