13/11/05


Um Casamento não se Mantém pelo Desejo, mas pela Vontade


Permanecer fiel num casamento não é algo que se faça por desejo, mas por vontade. A sede de outras mulheres não desaparece, mas aumenta com o tempo. Contudo, o respeito, o amor e o medo de arriscar uma relação preciosa mantêm uma pessoa afastada do adultério. Muitos homens escondem o seu desejo por outras mulheres tão profundamente dentro de si que ficam horrorizados quando ainda vêem as suas cintilações. Outros olham isso com desprendimento, como para um animal numa jaula, uma jaula da sua vontade. Mas até que ponto esta jaula é de confiança?

Alexander Puschkine, in 'Diário Secreto', in

...eu faria, apenas, uma pequena(?) correcção, ou pergunta:->: "só os homens???"

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

7 comentários:

Alberto Oliveira disse...

Vim aqui por via do "Sangue na navalha" a quem comento quando faço a barba.
Dei uma vista de olhos no teu blog e acho-o interessante (com uma vista -ou visita?, de olhos, não posso avançar muito mais.
Mas este teu último post coloca uma questão muito interessante... a que óbviamente não poderei responder de imediato, por absoluta falta de tempo (?!).

ah! as minhas proverbiais distrações... Não tinha reparado no acrescento. A essa posso responder já; na "jaula" deve haver espaço para os dois sexos. Que piada tinha se não houvesse?!

Tem uma boa semana!

amok_she disse...

...hummmmm, espero q aqui ñ uses a navalha...para comentar!...se tiver de ser q seja uma outra...arma!?!

...fico à espera de...mais tempo!?! ..seria interessante ler uma resposta dum possível(?!?) enjaulado...

...é claro q ñ tinha piada, nenhuma!, q a dita jaula apenas fosse ocupada por...um dos sexos!...claro!...já é mau estar enjaulado(a), mas...só ainda pior!

...em todo o caso...eu prefiro as jaulas...de portas abertas!

...mt obrigada...pelo desejo de boa semana q, naturalmente, retribuo ...apesar da minha proverbial antipatia...

Alberto Oliveira disse...

Já dei uma volta com mais tempo. Gostei. Não me cansei. Quando não me canso é porque gosto... do que vejo.

Sobre o tema em debate?! a coisa é assim (pela minha óptica):

Tenho alguma prática de relações curtas e longas. Nas curtas, óbviamente que terminaram porque a fidelidade (ou infidelidade?) foi mais forte que o corpo (ou o amor que nutria pela outra pessoa?*). Nas longas, o desejo de prevericar nunca me assaltou (quiçá porque do "outro lado" me manietavam satisfatóriamente...)

* Confesso que aqui utilizei de propósito um vocábulo que te deve ter emocionado até às lágrimas...

PS: Já há longos anos que não vou ao Jardim Zoológico. Daí não ter muito presente a configuração de uma jaula à séria. Mas é bem capaz de ser um lugar um pedaço incómodo.

Da tua antipatia não dei por tal; mas como sou um bocado distraido...
Passa pelo meu blog e bota palavra.

amok_she disse...

* Confesso que aqui utilizei de propósito um vocábulo que te deve ter emocionado até às lágrimas...

...ai, ai...estás a levar-me a "desnudar-me" demais e assim às primeiras...grrrr

...já tive de admitir - e em público! - a minha natural, de inata!, antipatia e ag vou ter de admitir a minha sensibilidade de pouca monta!?...quero eu dizer q ñ me comovo assim com essa facilidade, aliás...é bem difícil meterem-me a soltar lágrima, qt mais no plural...

...entretanto passei pelo teu blog...ñ me emocionei no sentido de soltar lágrimas, mas...és tu o autor da "obra" d'arte????..fiquei (entusiasticamente!) surpreendida!!!:-)...vim dizer isto e volto pra lá...;-)

Proprietária do Clube disse...

Esta questão é muito pertinente. É pertinente há muitos anos. Perguntas se "só os homens"... falas sobre "a jaula" fechada ou aberta.
E eu ainda tenho mais perguntas.
De que jaulas falas? Há "jaulas" nos casamenos ou nos relacionamentos que não sejam abertas ou fechadas apenas por nós própios? Quem nos fecha as correntes? Quem nos tranca, sejamos nós homens ou mulheres?

Acho que nós fazemos tudo isso.
Será que existe alguém que, mesmo dentro de um relacionamento, nunca tenha desejado outra pessoa?
Lealdade seria conversar com o companheiro/a de vida, sobre isso. Traição seria se agíssemos contra nós próprios.

Parece que tenho ideias muito formadas sobre o assunto, não parece?
Pois... na verdade, acho que não tenho :o)

amok_she disse...

Algodão[...branco, ou doce???;-)))]
Lealdade seria conversar com o companheiro/a de vida, sobre isso. Traição seria se agíssemos contra nós próprios.

Esse é o meu princípio norteador! Nem sempre entendido, nem sempre aceite, raramente apreciado, mas...não abdico!, de não me trair e de ser leal!

Neste aspecto tenho ideias muito formadas!, se bem, se mal, isso já ñ terei toda a certeza tendo em conta a resistência q os outros apresentam... sei, no entanto, q pela minha consciência ñ saberia ser/fazer doutra forma...e é com a minha consciência q, em última análise, tenho de me haver...

...qt às perguntas q colocas, tb eu as coloco a mim e aos outros, mas...tenho para mim q somos nós - ao amarmos! - que construimos as nossas jaulas!, costumo dizer q ñ há gaiola mais firme (e mais dourada) que o amor q temos pelo(s) outro(s)...são os laços q nos "prendem" aos outros q nos impedem de ser livre...em pleno!...e é por isso q se diz (e se sabe!) que o preço da liberdade é mt alto, oh se é!

amok_she disse...

...gostava de voltar a este tema...ou q voltassemos...