11/12/05

Discussão

- Desconfio que a democracia não resulta. Juntam-se astronautas, bodes,
camponeses, galinhas, matemáticos e virgens loucas e dão-se a todos os
mesmos direitos.
Isso parece-me um erro cósmico. Desculpa.

Desculpei mas fiquei ofendido. Que a democracia era aquilo mesmo, e ainda
com conversa fiada como brinde, isso sabia eu. Que mo viessem dizer,
era outra coisa.
Fiquei ainda mais ofendido, até porque não gosto de erros cósmicos.
Acho um snobismo.

- Eu sou democrático - rugi entre dentes, como resposta. - Tenho amigos no exílio,
todos democráticos.
Foram para lá por serem democráticos. É um sacrifício que poucos fazem,
ir para o exílio e ser professor universitário exilado e democrático.
Eras capaz de fazer isso ?

- Não sou democrático.

Não havia resposta a dar. nenhuma. Ele não era democrático, não
sabia de democracia.

Eu sim, sou democrático, até já quis ir à América, que me afirmaram que
lá é que é a democracia.

Recusaram-me o visto no passaporte, disseram que eu era comunista!
Viram isto ?



Mário Henrique Leiria
Contos do Gin-Tonic


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

4 comentários:

Lia C disse...

Bom dia!

É pena que esta alminha não tenha escrito mais... mas, se calhar, escreveu tudo o que achava que valia a pena. Não entendo porque é que continua tão desconhecido! (Lembras-te dele "na voz" de Mário Viegas?)

Bjs

amok_she disse...

..olha, tu ñ me metas a puxar pelas "alembranças" q de nostalgia já tenho qb por uns tempos...;-)

...odeio aquela treta do "no meu tempo é q era..." [qt mais ñ seja pq isso me faz encarar q estou ...velha!grrr]...ñ era...melhor! ...mas hoje há tanta coisa q me falta... q me faz falta!...e q naquele tempo ñ soube dar o (devido) valor...

mfc disse...

TELEFONEMA
"Telefonaram-lhe para casa e perguntaram-lhe se estava em casa. Foi então que deu pelo facto. Estava morto há já dezassete dias. Às vezes as perguntas estúpidas são de extrema utilidade."

OS NOVOS CONTOS DO GIN-TONIC

amok_she disse...

...as perguntas estúpidas são sempre úteis...duma forma, ou de outra...;-)