28/11/05

Eu até preferia não ter de "bater" (muito) nos profs, mas...

...parece que eles insistem na tecla dos desgraçadinhos e, pior que isso, na desonestidade intelectual de pretender atirar areia nos olhos dos supostos incautos. Ora saibam os senhores professores que nem todos os pais dos alunos andam tão a leste...neste caso, não do paraíso, mas do inferno que é a escola dos nossos dias para todos os alunos (e respectivos pais e/ou encarregados de educação) que saiam do modelo formatado*...e assim sendo convinha colocar-se os pontos nos iiiiii's...

É claro, claríssimo para mim, que ninguém tem de trabalhar de borla. É claro, claríssimo para mim, que eu tenho (tantas) vezes de prolongar o meu horário por questões de eficácia momentânea e nem por isso me pagam horas extraordinárias, não sendo também por isso que quem está dependente do meu desempenho, momentâneo, precise de ficar prejudicado porque não me pagam aquela hora extraordinária, hora essa que se repete mais vezes do que eu desejaria.

Ora vem isto a propósito, de novo, da aulas de substituição e do que li por aqui! E daqui ressalto o seguinte:

«Além de cumprir as 22 horas lectivas semanais do seu horário, por imposição do ME tem o docente de estar na escola mais outras 5 horas, ficando 8 horas para o seu trabalho individual (preparação de aulas, testes, etc.), e outras 2 horas reservadas para reuniões. E o que fazer quando as reuniões semanais ultrapassam as 2 horas? [1]Parece óbvio que são também horas extraordinárias, face à rigidez do actual horário docente. Até final de Agosto deste ano, as reuniões que houvesse – de conselho pedagógico, departamento, grupo disciplinar, conselho de turma, com os encarregados de educação -, marcadas, por óbvia conveniência, após o final das aulas da tarde, [2] realizavam-se no horário não-lectivo dos professores, suficientemente elástico para as admitir. Agora, pode um professor trabalhar na escola 5 horas de manhã, outras 4 horas à tarde, e ter uma reunião às 18 horas. Diga MST qual a empresa que considera uma função diária de 5+4+2 horas = 11 horas[3] como “obrigação garantida”.»

[1] Ora vamos lá a ver se nos entendemos...honestamente! Começamos por concluir que o horário diário de cada professor é de...4,5h para aulas! Depois aparece ali uma escrita muito mal amanhada referindo que deve o professor ficar mais 5 horas, ficando 8 "para o trabalho individual (preparação de aulas, testes, etc.)"!???! Das duas, uma: são 5h, ou 8h??? De 5h fazer 8h é que me parece pior que fazer omeletes sem ovos!E ainda...mais 2h para reuniões! Para começar: se essas reuniões fossem mais produtivas, em vez de tratarem de assuntos de lana caprina e/ou de interesses pessoais...talvez não precisassem de mais que essas 2h semanais...assisti, durante dois anos, a conselhos pedagógicos e percebe-se porque precisam de mais de 2h...e também se percebe porque raio não lhes interessa ter pais/encarregados de educação dentro das escolas!:->

[2] Depois temos o eterno problema dos professores: os pais/encarregados de educação!:-> Ando nessa roda viva de filhos/escolas/directores de turma há uns 15 anos e nunca apanhei um atendimento que não fosse dentro do horário escolar/laboral! Os únicos tempos que vejo os professores marcarem fora do horário laboral são as reuniões de início de período que representam nada mais, nada menos que 3 - três! - por ano!!! E fora do horário escolar/laboral por... "óbvia conveniência dos encarregados de educação"(!?)

Repare-se bem: não é por óbvia necessidade por termos uma população maioritáriamente de fracos recursos e muitos com trabalhos precários, já para não referir as entidades patronais que não respeitam, sequer, o direito consignado na lei, exercendo muitas vezes pressões e ameaças colocando em causa o posto de trabalho, além desses tempos não serem pagos; em contrapartida quem tem recursos coloca os filhos no privado onde os professores devem ser muito bem pagos, dado que nunca faltam sem justificação válida, nem "refilam" por fazer horas extras de borla!:-> -

[3] «5 horas de manhã, outras 4 horas à tarde, e ter uma reunião às 18 horas. Diga MST qual a empresa que considera uma função diária de 5+4+2 horas = 11 horas» ...o MST nem se deve dar ao trabalho de lhe responder, mas eu adoraria que me respondesse que raio de horário é esse de 11h diárias x 5 dias por semana = 55h semanais!????...Como é que se está tanto tempo dentro da escola e os putos têm tantos furos por faltas dos professores????

Não!, os professores não têm a culpa de todos os males do mundo...do ensino! Têm apenas a culpa da sua desonestidade intelectual generalizada que os faz a classe mais rasca que este país têm!!! Podem estar, quase, a ser batidos pela magistratura, mas...ainda conseguem batê-los aos pontos e de longe!

Quanto ao resto, das faltas e respectivas justificações/descontos ...nem vale a pena pegar-lhe de tão ridícula a comparação das benesses, apesar de tudo, dos funcionários públicos face aos restantes...porque para todos os efeitos os professores, de há uns anos a esta parte, nada mais são que funcionários públicos!, com tudo o que de pejorativo esse termo implica!

Sejam honestos meus senhores! Sejam-no para vosso proveito, mas essencialmente tendo em conta que a "matéria prima" que vos passa pelas mãos é a que "produz" os homens e mulheres de amanhã e, pelo que se tem visto, o vosso trabalho tem sido vergonhoso! Com algumas ressalavas para uns quantos idealistas, tantas vezes hostilizados pelos senhores instalados no poder dos quadros, que insistem em fazer valer os seus princípios acima dos valores mercenários da classe. Mas esses, coitados, muitas vezes acabam..."expulsos"!, duma forma ou de outra.

*formatados: Há-os de vários tipos.

1) Há os que vêm com a lição toda ensinada/aprendida de casa; são os filhos de profs e/ou de "doutorados" - de berço! - que os ensinam ou pagam por fora a quem o faça. Assim sendo, chegam à escola com a papinha toda feita, muitas vezes pelo molde do papá e/ou da mamã e o(s) prof(s) acham melhor nem contestar, dado dar-lhes muito menos trabalho. Estes só vão para o ensino público se os papás forem, também eles profs, ou se tiverem alguém chegado nessas condições. Estão à mão de se ir controlando a coisa, são colocados nas melhores turmas, nos melhores horários que, consequentemente, têm os melhores professores - melhores não tanto por serem bons, mas por já terem mais anos de ensino e acabam por ser bons já que com boa "matéria_prima" qualquer inapto faz obra! - fora isso vão direitinhos para os bons colégios, pagos a peso de ouro, onde nem por isso têm melhor ensino, mas...a formatação é mais eficaz e segura. Daqui sai a grande fornada dos bem instalados na vida. Seja lá qual fôr a capacidade, ainda antes de entrarem no mercado de trabalho já têm o lugar assegurado, seja por "herança", seja por cunha, seja por compra...Uns poucos que têm realmente valor, independentemente da ascendência, acabam por ir lá para fora que aqui também não aprendem nada!

2) Há os que se lhes consegue meter tudo na cabeça tipo cola_cientistas_ao_tecto. São putos com pais agarrados a uma estranha noção de que para se ser alguém na vida tem de se ter um canudo; vai daí o puto marra, marra e absorve tudo tipo esponja. Esses são os melhores de todos:obedecem sem questionar nada! Nunca vão conseguir aprender a pensar pela própria cabeça; no futuro vão precisar sempre de alguém que lhes dê as soluções - os chefes, o governo, a segurança social, etc. - vão levar a vidinha no bom estilo casa_trabalho e em casa toca de se empanturrar com todas as telenovelas, todos os telelixos, todos os futebóis. Ficam com o canudo, é certo, após todo o sacrifício feito pelos papás babados, mas...não sabem escrever a ponta dum corno que não seja cop&pastar as ideias dos outros e mesmo assim na maior parte das vezes com erros de bradar aos céus. Além de ficarem todos desconjuntados quando se lhes pergunta algo que não estava incluido na formatação. São os destinados a lambe-cús deste mundo!

Depois há os que - desgraçadamente! - são ensinados a pensar autonomamente. Os incapazes para a formatação, para a normalização. Os candidatos a infelizes deste mundo. Com um bocadinho de sorte, muito carinho e apoio dos pais talvez consigam meter na cabeça que ser feliz é mais que ter...é ser! São os que apreenderam determinado conjunto de valores e princípos, ao que parece fora do prazo de validade!, dado que não os conseguem aplicar em lado nenhum desta porra de sociedade anestesiada. São os que tudo questionam e tudo querem perceber antes de saber...porque saber sem ter percebido é coisa de et's, com toda a certeza. São os que não têm pais, em casa, para os ensinar aquilo que deviam ser os professores a ensinar - as matérias curriculares! - pois para isso lhes pagamos com os nossos impostos a que não podemos fugir, como parece ser o normal neste país de doutores_de_ordenado_ mínimo, acabando por fazer o professor perder tempo daquela enormidade de horário que desgraçadamente lhe impõem qual escravidão do sec XXI!

Há ainda os que, percebendo que têm na frente um adulto baldas (e desonesto!), entendem que se o prof é assim porque raio ele, aluno, tem de ser mais papista que o papa, colocando aos pais uma dupla tarefa de explicar ao fedelho que nem todos os profs são assim e blá, blá, blá pra manter a honra do convento porque se uma pessoa lhes vai dar força então é que o caldo se entorna de vez...pra todos os lados.

Continuo a dizer... é verdade que os professores deviam ter um estatuto priviligiado, mas...por mérito próprio! e não por decreto! Porque cada vez mais se aplica aquele velho ditado: quem sabe faz, quem não sabe ensina!:->

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

27/11/05

mas pq e q um beijo chateia alguem?

Amok-A memoria perdida: Murcon: 'a portuguesa...: "mas pq 'e q um beijo chateia alguem?"

Porque me apetece guardar memórias...perdidas... (actual.)





[A autoria não é minha, mas...é minha conhecida!;-)]

«(...)O quereres e o estares sempre a fim
do que em mim é de mim tão desigual
Faz-me querer-te bem,
querer-te mal,
bem a ti,
mal ao quereres assim
Infinitivamente pessoal,
e eu querendo querer-te sem ter fim
E querendo te aprender o total do querer que há
e do que não há em mim»

O Quereres, de Caetano Veloso

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Subversos

Subversos

25/11/05

O grande problema da mentalidade corporativista ainda existente...

...com mais intensidade em certos grupos profissionais, é a de nem sequer serem capazes de ler com objectividade e lucidez, já para não falar em racionalidade!, aquilo que comporta alguma (e por vezes mesmo muita!) crítica às suas prestações, face a qualquer avaliação que se lhes faça.


At 25/11/05 16:31, HarryHaller said...

Infelizmente,atrevo-me a dizer que a generalidade dos professores,como nas demais profissões, trabalham para ter ao fim do mês o dinheirito para a bucha(leia-se para custear o encargo orçamental familiar), logo, quem não trabalha por paixão, não pode semear boas sementes.


O Eduardo Prado Coelho já tinha feito (num Público do início da semana) uma primeira referência, tendo por base o programa da TV onde estiveram representantes dos Professores e a Ministra, a propósito da greve daqueles e também das aulas de substituição. Ao que parece usou um termo que muito feriu alguns profs: 'debilóide'!:->,face à justificação apresentada por alguns para a inviabilidade de um prof de Matemática, por exemplo, dar uma aula de substituição dum prof de História que faltou, vá-se lá saber porquê. E hoje voltou (e muito bem!) à carga! Para ver se eles, coitadinhos, aprendem a ler...:->

Esta treta das faltas dos profs tb é uma coisa engraçada. Os pais são uns estúpidos que não merecem, sequer, saber porque raio o puto tem um furo no horário durante 3 semanas porque o prof falta. São tão estúpidos, os encarregados de educação, que a única coisa que sabem/podem/e devem(!) fazer é fartarem-se de trabalhar horas e horas e horas para ver se conseguem trazer alguns "euritos" para casa, depois de pagarem os impostos todos a que não podem furtar-se, quais profissionais liberais que andam de BMW mas "ganham" o ordenado mínimo!, afim de garantir os vencimentos(zinhos!?:->) dos profs.

É claro que mais que serem debilóides, querem é deitar-nos areia nos olhos fazendo crer que alguém, no seu perfeito juizo, terá idealizado a substituição (do faltoso) dentro dos mesmo moldes. É claro que os profs sabem muito bem que nós sabemos que eles sabem que esse tempo pode muito bem ser utilizado de muitas formas que não seja 'dar matéria'! Engraçado que li, há dias, um prof que dizia ser um rebaixamento da dignidade dos professores metê-los a tomar conta das criancinhas...com uma cultura destas como é que se educam jovens!? No entanto, no ensino privado estes "furos" não existem, porque será!? Nem os profs faltam tanto, porque será!? Um pouco à semelhança dos médicos com consultas nos hospitais públicos e os mesmos médicos nos seus consultórios!!!:->

Não nego todos os imensos problemas e imensas dificuldades para quem quer ser professor hoje em dia. Para quem quer ser professor...com paixão! Não nego o alto risco físico/ psicológico/ emocional que muitos enfrentam, no seu dia a dia, onde são ameaçados, agredidos, colocados fora dos seus ambientes afectivos. Não nego os belíssimos professores que se entregam (com paixão) ao que fazem, como eu me entrego com paixão ao que faço! Em geral estes professores conseguem - com todos os riscos e as dificuldades e as agressões - resultados que nos fazem pensar que ali está, não só um bom professor, como um ser humano excepcional...como o existem, também, noutras profissões.

Mas isso não chega para avaliar, com nota positiva, a classe do ensino em Portugal. A culpa não é (só) deles, claro que não! Mas também é! A culpa não é (só) dos pais/ encarregados de educação, mas também é! A culpa é toda nossa! De todos os que deixam que estes medíocres (sem paixão!) nos governem; nos ensinem os filhos no que de pior temos; nos digam que somos nós que temos a culpa das suas próprias incompetências! A culpa é toda nossa...não dos putos!...que se fazem como nós, à nossa imagem e semelhança...isso toda a gente sabe e poucos se atrevem a negar: o(s) exemplos - os bons! - devem vir de cima!

E, entre muitos diagnósticos dos males desta nossa sociedade actual, no caso do ensino, o da demisssão e o da cobardia!, é dos que mais atacam...pais/ee e profs com as consequentes repercussões nos jovens. Nunca tive pais que andassem, a toda a hora, na escola para ver o que eu fazia de bem ou de mal; nunca tive pais que me ajudassem a estudar em casa; nunca tive pais que me levassem de carro à escola, mas...nem por isso deixei de ter belíssimos professores que não abdicavam de me ensinar as matérias, mas também valores e princípios que complementavam (reforçavam!) os que trazia de casa.

Seria bom que os professores - como classe supostamente mais preparada culturalmente! - percebessem que descartar responsabilidades e assumirem o eterno papel de vítimas de tudo e de todos... é que os desprestigia e avilta!

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Outro belo filme...


...com o poder de nos fazer acreditar que a Matemática pode ser...uma paixão!...e de como fica algo ténue a linha que separa a genialidade da loucura...

[Based on the Pulitzer Prize-winning play by David Auburn, "Proof" follows a devoted daughter (Paltrow) who comes to terms with the death of her father (Hopkins) a brilliant mathematician whose genius was crippled by mental insanity -- and is forced to face her own long-harbored fears and emotions. She adjusts to his death with the help of one of her father's former mathematical students (Gyllenhaal) who searches through her father's notebooks in the hope of discovering a bit of his old brilliance. While coming to terms with the possibility that his genius, which she has inherited, may come at a painful price, her estranged sister (Davis) arrives to help settle their father's affairs. ]



***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

O princípio do fim do 25 de Abril...

Comemora-se (comemora-se???) hoje o 25 de Novembro. Tenho as minhas ideias que não são, obviamente, favoráveis às versões oficiais acerca do que o motivou. Nem falaria no "caso" não fosse um belíssimo artigo de Adelino Gomes (no Público*) acerca da data e dos seus antecedentes e consequentes...E talvez não fosse má ideia relembrar o papel de Mário Soares neste golpe...

Ainda não o li da segunda vez...faço sempre uma primeira leitura de todo o jornal, por alto e de trás prá frente e depois volto ao que me ficou na memória. Assim o farei com o referido artigo.

*Entendo não fazer "linkagem" porque o Público entendeu por bem cortar o acesso online aos seus leitores tornando-se, assim, muito mais num 'média' que num jornal de referência que era! Desde essa altura, eu que comprava o jornal todas as manhãs - de todos os dias de todos as semanas de todos os meses de todos os anos desde o seu lançamento! - e acabava por o vir ler na net, mas fazia questão de guardar "o papel" e de lhe dar umas voltas, às vezes dias e dias depois...deixei de o fazer!, quer dizer: agora é muito raro eu comprar o jornal, pelo menos nos dias em que sei não ter tempo para o ler...




(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Murcon: À portuguesa...

Murcon: À portuguesa...

infohabitar - o blog do grupo habitar: Interpelações Virtuais ao Cidadão Comum - um artigo de Maria João Eloy

infohabitar - o blog do grupo habitar: Interpela�es Virtuais ao Cidad�o Comum - um artigo de Maria Jo�o Eloy

Almedina: Falar de blogues

Almedina: Falar de blogues

Neo-normal: Breve diálogo XI

Neo-normal: Breve diálogo XI

24/11/05

Papel de Fantasia: OS DIAS NÃO SÃO TODOS IGUAIS

Papel de Fantasia: OS DIAS NÃO SÃO TODOS IGUAIS

Maite..."Vales de silêncio e paraisos secretos"


...onde andas, rapariga!??? ...não será o caso de "abusares" um bocadinho demais do...silêncio!?... que dos paraísos nada tenho a opôr...;-)

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Desnorte a Sol: Partida

Desnorte a Sol: Partida

sangue na navalha

sangue na navalha

TPC's para desenvolvimento nos próximos dias...

«A gente quer comida, diversão e arte»*

A greve dos professores e respectiva aversão às 'aulas de substituição'...que é uma coisa que eu ainda estou a tentar(lhes) perceber as verdadeiras razões para tal aversão, mas... palpita-me que não será por estarem preocupados com a melhoria do ensino, ou com as necessidades dos putos, menos ainda com a qualidade do "produto que vendem", sim porque hoje em dia ser professor...não é missão!:->...o que eu acho muito bem, mas daí a ser-se "mercenário" da cultura..vai um passo tão grande como daqui à lua...

O outro assunto que tinha agendado nos TPC's...era um artigo de hoje no Público, de Álvaro Vieira, acerca do Colóquio Identidade e Cidadania, organizado pela Univ de Coimbra em que o Prof (e psicanalista) - Agostinho Marques Neto - que elaborou a conferência de abertura refere Thomas Hobbes e analisa, à luz deste filósofo, os recentes acontecimentos em França*...A democracia, defendeu ainda, mais do que um regime, "é uma ambivalência onde é possível a dialéctiva, que admite conflitos, ao contrário do totalitarismo." E conclui que a cidadania, tal como a democracia, "pressupõe a lógica da alteridade, e não da identidade".

Este académico que se assume como um 'orfão da utopia' - como o somos tantos de nós chegados aos quarentas e muitos - diz que "a exclusão é endémica do neoliberalismo". "O neoliberalismo implica necessáriamente exclusão, mesmo na cidade mais rica que possamos imaginar".(...) "O 'cidadão' torna-se 'consumidor'; e o candidato ao governo do país apresenta-se como alguém capaz de gerir, mais como administrador do que como político", exemplificou.

(se puderem...leiam o artigo na íntegra...)


(*
duma canção dos Titãs com poema de Arnaldo Antunes)


Tal como eu dizia, há uns posts atrás: «já não há Política? Nem esperança...para a Humanidade?»



Segundo as definições, algo pobres, do dicionário online da Priberam...

Política é:
(...)
arte de dirigir as relações entre os Estados;
princípios que orientam a atitude administrativa de um governo;
conjunto de objectivos que servem de base à planificação de uma ou mais actividades;
(...)


E Esperança é:
(...)
tendência do espírito para considerar como provável a realização do que se deseja;
a segunda das virtudes teologais;
o que se espera;
expectativa;
suposição;
probabilidade;
(...)

...é só para nos irmos lembrando...que a liguagem [expressão do pensamento, por meio de palavra; qualquer meio de exprimir o que se sente ou pensa; conjunto de sinais, visuais ou fonéticos, através dos quais se estabelece a comunicação;(..)] é o que nos define como Humanos...

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

...pronto! gentes...regalem-se q eu já venho...;-))))





***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

23/11/05

23.11.2003...(...)...dois anos!!

(...)...não é amor...se amamos deus e o diabo???«««««

E lá vai mais um...ou menos um,
depende da perspectiva, né?!?




***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

22/11/05

'tou cá a pensar processar estes GAJOS!!!

...mas q raio de porra é esta????
ONDE É Q SE OFERECEM SERVIÇOS GRATUITOS DE SEXO
nestas bandas????...'TOU-ME A PASSAR!grrrrrr


# Click Grátis - Sexo - Serviços Gratuitos e Sites Selecionados.
Referência:
http://amok-she.blogspot.com/2004_03_01_amok-she_archive.html. 4.

500x250 soda sexo. Duração: 232 segundos Tamanho: 1001007 bytes Formato: flash ...http://www.clickgratis.com.br/videos/Sexo.html


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

21/11/05

Ai gentes, assim apanho uma 'overdose' de comentários!;-)))

[antes de mais, deixem-me dizer-vos: está a dar um filme na Premium que é um must!
Com ...«A Janela Secreta»...'um escritor de sucesso é abordado por um homem que o acusa do crime de plágio.'...uma trama suberba...qt ao desempenho do "piqueno"...pois, ñ está mal de todo!;-)]

...bem, mas eu ñ vinha para isto...era para vos dizer q...ñ há fome q ñ dê em fartura!;-)))...uma pessoinha habituada a pão e água, dias a fio, agora chega e leva com estas paletes de comentários!?!...isto até me dá pra ter uma indigestão...se ñ der na tal 'overdose"!;-)


Dizia a Lia: «(...)isto começa a parecer assim uma sala de estar onde se reunem os amigos para falar de tudo e coisa nenhuma, e eu já venho aqui a pensar "deixa-me lá ir a casa da Amok"... mas não sei se seria propriamente isto que ela tinha em mente quando abriu o blog ;)))»

...e digo eu: faço mt gosto nesta 'sala d'estar' [ ao menos aqui posso "receber" sem evidenciar a minha falta de jeito pra dona de casa...vc.s ñ podem ver o pó sobre os móveis, nem as almofadas pelo chão, nem os livros por cima das mesas, nem as velas meio derretidas a precisarem de troca, nem os pós...dos incensos!, seus "perbersos"!!!;-)))...nem preciso de ir prá cozinha pra vos fazer petisquinhos!;-)))]...confesso q ñ foi esta a ideia inicial, aliás da ideia inicial já pouco resta pois vi-me "obrigada" a apagar os textos da tal ideia inicial...ele há metenzinhas complicadinhas q gostam de fazer filmes - sim!, esta é contigo q me lês à sucapa!grrrrr - e eu de filmes só mesmo os do cinema, vai daí apaguei tudo!...deu-me um amok e postei um há dias... lá me caiu o carmo e a trindade...mais uma vez!...sinceramente, por este andar nem nas próximas duas encarnações eu me faço a escritora q queria ser qd fosse grande!!!:-(

...por isso, meus amigos, honram-me muito ao visitarem este "estaminézinho", sem pretensões e sabendo q, se me dá o amok, sou capaz de vos mandar umas bojardas...mesmo sendo meus amigos...;-)

...portanto, façam o favor (retórico) de continuar enquanto e até vos apetecer...sem contarem com petisquinhos, heinnn!????!;-)


(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

«O meu amor existe»

[há muito tempo que não recordava, aqui, Jorge Palma]

O meu amor tem lábios de silêncio

E mãos de bailarina
E voa como o vento
E abraça-me onde a solidão termina

O meu amor tem trinta mil cavalos
A galopar no peito
E um sorriso só dela
Que nasce quando a seu lado eu me deito

O meu amor ensinou-me a chegar
Sedento de ternura
Sarou as minhas feridas
E pôs-me a salvo para além da loucura.

O meu amor ensinou-me a partir
Nalguma noite triste
Mas antes, ensinou-me
A não esquecer que o meu amor existe.

Jorge Palma

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

"Agradar ao Vulgo é Mau Sinal"

«Nunca pretendi agradar ao vulgo; daquilo que eu sei o vulgo não gosta, daquilo que o vulgo gosta não quero eu saber.» Quem é o autor? Pareces pensar que eu ignoro que pessoa é o meu discípulo!... É Epicuro; mas o mesmo te dirão os mestres de todas as outras escolas, peripatéticos, académicos, estóicos, cínicos. Como pode de facto agradar ao vulgo alguém a quem só a virtude agrada? Não se conquista o favor popular por processos limpos. Terás de igualar-te primeiro ao vulgo, que só te aprovará quando te considerar um dos seus. Ora para a tua formação a opinião que tenhas sobre ti mesmo importa muito mais do que a dos outros. A amizade de pessoas dúbias só se concilia por processos dúbios.

Em que te ajudará nisto a filosofia, essa arte excelsa que a tudo sobreleva? Precisamente em levar-te a querer agradar mais a ti do que ao vulgo, a avaliar a qualidade, e não o número, das pessoas que emitem juízos sobre ti, a viver sem temor dos deuses ou dos homens, a poder vencer a adversidade ou a pôr-lhe cobro. Por outro lado, se eu te vir andar famoso nas bocas do mundo, se à tua entrada, como à de histriões no palco, ressoarem vivas e palmas, se por toda a cidade mulheres e crianças te tecerem louvores, como não hei-de eu lamentar-te, sabendo como sei qual a via para se obter tal favor?

Séneca, in 'Cartas a Lucílio'

innovembro 20, 2005



***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

20/11/05

«Se há alguém neste mundo que merece um Óscar esse sou eu»

Melhor actor

Se há alguém neste mundo que merece um Óscar esse sou eu. Passo a vida a fingir ser feliz com a vida recalcada que levo a dizer que sim ao patrão a dizer que sim à mulher e até ao taxista ladrão que se ofende com uma corrida do aeroporto ao Lumiar tome lá mais uns tostões vá em paz. Vivo contente com o que tenho quando deveria perseguir o que quero o que sempre quis a minha natureza o aquilo que sou adiado que me dá gozo prazer fascínio auto-estima vida. Sim chefe sorriso postiço aperto de mão cornos na sombra. Prefiro continuar um escravo do sistema da vida amarrada a uma casa a um carro a coisas mundanas comidas bebidas esquemas de rotina ontem hoje e amanhã sempre igual. Na verdade não prefiro mas por qualquer razão obscura continuo e o que é a verdade de qualquer das formas? Já nem sei. É verdade que não me satisfaço em ser apenas mais um no meio de iguais aos iguais que nada são senão mais do mesmo? Não sei. É verdade que tenho vindo a adiar o inevitável desde que me levantei da cama pela primeira vez com a minha mãe a gritar-me ao ouvido vais perder o autocarro? Não sei. É verdade que a odeio por isso? Já não sei. Não sei o que é a verdade. E não é essa ignorância capaz de me arrancar ao meu próprio ser e viver o que está escrito no roteiro sem interferência do meu ego aquilo a que aspira o mais ambicioso actor em busca da perfeição? Dêm-me um Óscar porra! Tenho feito por merecer.


posted by Rodrigo, Sexta-feira, Fevereiro 04, 2005


(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

19/11/05

Mais um belíssimo filme!...Elizabethtown

Um daqueles filmes que quase nos leva a reconciliar com os americanos...belíssima selecção sonora...pleno de ternura e...realismo!





(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

17/11/05

Gostei...senti...



[Lia... desculpa lá se consegui "roubar-te" a imagem, apesar de lhe teres colocado "trancas na porta"!;-)...mas, como raio iria ilustrar as tuas palavras com outra imagem q ñ a escolhida por ti!?;-))) ]


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Para a «Lia», o «Legivel» e quem mais queira comentar...







...o post anterior que ficou fechado!


















***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

15/11/05

Eu gostava de xingar esta coisa...

...da suposta Entidade Reguladora para a Comunicação Social que
extingue a Alta Autoridade para a Comunicação Social


...mas, sinceramente, acho tudo isso tão estúpido, mais o chorrilho de patacoadas que andam por aí a circular que...o raio que os parta! Venham eles!!!:->


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

14/11/05

Para o meu bloguista, blogueiro, o q queira(m)s, preferido!!!


Olhe, caro, eu só lhe dei férias até dia 9! Ok...ok...mas estáva escrito isso! Raios...átão!?...ainda não chega???...'tá mais que na hora de voltar ao activo!...o mundo precisa!...e eu mais ainda!!!Raios!

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

13/11/05


Um Casamento não se Mantém pelo Desejo, mas pela Vontade


Permanecer fiel num casamento não é algo que se faça por desejo, mas por vontade. A sede de outras mulheres não desaparece, mas aumenta com o tempo. Contudo, o respeito, o amor e o medo de arriscar uma relação preciosa mantêm uma pessoa afastada do adultério. Muitos homens escondem o seu desejo por outras mulheres tão profundamente dentro de si que ficam horrorizados quando ainda vêem as suas cintilações. Outros olham isso com desprendimento, como para um animal numa jaula, uma jaula da sua vontade. Mas até que ponto esta jaula é de confiança?

Alexander Puschkine, in 'Diário Secreto', in

...eu faria, apenas, uma pequena(?) correcção, ou pergunta:->: "só os homens???"

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

E eu que odeio este termo: fiel! ;-)

Realização: Fernando Meirelles

Com: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston, Pete Postlethwaite, Hubert Koundé *** «The Constant Gardener»

«Numa zona remota do norte do Quénia, a brilhante e fervorosa activista Tessa Quayle (Rachel Weisz) é encontrada brutalmente assassinada. O seu companheiro de viagem, um médico local, desapareceu. Tudo indica tratar-se de um crime passional.

Os membros do Alto Comissariado Britânico em Nairobi partem do princípio que o seu colega Justin Quayle (Ralph Fiennes), o marido de Tessa, pacato diplomata sem ambições, deixará o assunto ao cuidado deles. Não podiam estar mais enganados...

Assombrado pelo remorso e revoltado com os rumores sobre as infidelidades da sua mulher, Justin embarca numa perigosa odisseia sem fim para limpar o nome de Tessa; uma odisseia em busca da verdade que revelará uma conspiração a nível global.

Baseado num best-seller de John Le Carré, "O Fiel Jardineiro" é um poderoso e comovente thriller sobre o amor e a busca da verdade; um filme do galardoado realizador Fernando Meirelles ("Cidade de Deus").»

Um filme impressionante...na sua simplicidade! Nada promete. Parecia, até, um banal filme de amor e/ou espionagem. De espionagem gosto; de amor...começo a ficar saturada de tanta lamechice! Foi, no entanto, uma belíssima surpresa...daquelas que ainda fazem valer a pena arriscar...no (meu) instinto!;-)

Sem ser desesperadamente sem_esperança mostra o como descemos, enquanto humanos, neste mundo onde os interesses (económicos) dos grandes senhores das multinacionais governam o mundo e os (supostos) políticos...já não há Política? Nem esperança...para a Humanidade?

É claro que só no fim percebi quem era o realizador...daí o ir por instinto!;-)...não cheguei a ver "A Cidade de Deus", de tanto que li preferi deixar para outra altura (da minha vida), pois já tenho coisas mais que suficientes para me deitarem abaixo...mas percebi, então, a razão de ter ficado tão impressionada com este filme...recuperei um pouquinho de "fé" na humanidade...e neste recarregar pontual de baterias lá se consegue ir levando a vidinha prá frente com um pouco mais de sonho...um pouco menos de desalento...e alguma esperança que amar redime!




(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

Para...Michel Ducruet...;-)

(...)
En ce moment y a un mariage

Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Aujourd'hui y a un divorce et une violation
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
A un riche que se tue
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a un inceste et une régate
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
A un spectacle de gala
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a une femme qui ramasse et fait taire
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a un se renouveler d'espoirs
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a un profond désaccord
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a un séducteur qui renverse mort
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a une grande esprit-de-porc
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a une femme laquelle tourne homme
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a des petits enfant qu'ils ne mangent pas
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a un pique-nique d'hommes politiques
Parce qu' aujourd'hui c'est samedi
Y a une grande addition de syphilis
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a un Arien et une criola
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
A une tension inhabituelle
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a des adolescent demi nues
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a un vampire par les rues
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a une grande augmentation dans la consommation
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a un fiancé fou de jalousies
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a une garden-party dans la chaîne
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a une impassible lune pleine
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a des dames de toutes les classes
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
DesUdifficiles, autres faciles
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a un boire et un donner sans compte
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
A une malheureuse qui va d'idiote
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
A un prêtre en se promenant au civil
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a une frenesi de donner banane
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a la sensation angoissante
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Une femme à l'intérieur d'un homme
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a une commémoration fantastique
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
La première chirurgie plastique
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Et en donnant les voies par finies
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
Y a la perspective de
Parce qu'aujourd'hui c'est samedi
(...)
O dia da criação
[Le jour de la création]
Vinicius de Moraes


[Não confiando (nada!) no meu francês, recorri ao 'translator' do Yhaoo! ...grrrrr, ñ sendo um desastre completo (espero!) obrigou-me a pequenos 'retoques'...só espero ñ ter feito disparate maior!, se assim foi...avisem-me, pleaseeeeee!!!!

En ne confiant (rien !) dans mon Français, j'ai fait appel au 'traducteur' du Yhaoo !...grrrr, n'étant pas un désastre complet (j'attends !), mais il a obligé de petites corrections ...seulement attends ne pas avoir fait sotisse plus grand!, si ainsi c'est ils...me informent, pleaseeeee!:-( ]




***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

12/11/05

Porque hoje é Sábado!

[imgem in LES TABLEAUXS,Michel Ducruet]
O dia da criação
Vinicius de Moraes



Macho e fêmea os criou.
Gênese, 1, 27

I


Hoje é sábado, amanhã é domingo
A vida vem em ondas, como o mar
Os bondes andam em cima dos trilhos
E Nosso Senhor Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar.



Hoje é sábado, amanhã é domingo
Não há nada como o tempo para passar
Foi muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo
Mas por via das dúvidas livrai-nos meu Deus de todo mal.


Hoje é sábado, amanhã é domingo
Amanhã não gosta de ver ninguém bem
Hoje é que é o dia do presente
O dia é sábado.



Impossível fugir a essa dura realidade
Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios
Todos os namorados estão de mãos entrelaçadas
Todos os maridos estão funcionando regularmente
Todas as mulheres estão atentas
Porque hoje é sábado.



II

Neste momento há um casamento
Porque hoje é sábado

Hoje há um divórcio e um violamento
Porque hoje é sábado

Há um rico que se mata

Porque hoje é sábado

Há um incesto e uma regata

Porque hoje é sábado

Há um espetáculo de gala

Porque hoje é sábado

Há uma mulher que apanha e cala

Porque hoje é sábado

Há um renovar-se de esperanças

Porque hoje é sábado

Há uma profunda discordância

Porque hoje é sábado

Há um sedutor que tomba morto

Porque hoje é sábado

Há um grande espírito-de-porco

Porque hoje é sábado

Há uma mulher que vira homem

Porque hoje é sábado

Há criançinhas que não comem

Porque hoje é sábado

Há um piquenique de políticos

Porque hoje é sábado

Há um grande acréscimo de sífilis

Porque hoje é sábado

Há um ariano e uma mulata

Porque hoje é sábado

Há uma tensão inusitada

Porque hoje é sábado

Há adolescências seminuas

Porque hoje é sábado

Há um vampiro pelas ruas

Porque hoje é sábado

Há um grande aumento no consumo

Porque hoje é sábado

Há um noivo louco de ciúmes

Porque hoje é sábado

Há um garden-party na cadeia

Porque hoje é sábado

Há uma impassível lua cheia

Porque hoje é sábado

Há damas de todas as classes

Porque hoje é sábado

Umas difíceis, outras fáceis

Porque hoje é sábado

Há um beber e um dar sem conta

Porque hoje é sábado

Há uma infeliz que vai de tonta

Porque hoje é sábado

Há um padre passeando à paisana

Porque hoje é sábado

Há um frenesi de dar banana

Porque hoje é sábado

Há a sensação angustiante

Porque hoje é sábado

De uma mulher dentro de um homem

Porque hoje é sábado

Há uma comemoração fantástica

Porque hoje é sábado

Da primeira cirurgia plástica

Porque hoje é sábado

E dando os trâmites por findos

Porque hoje é sábado
Há a perspectiva do domingo

Porque hoje é sábado




III



Por todas essas razões deverias ter sido riscado do Livro das Origens, ó Sexto Dia da Criação.
De fato, depois da Ouverture do Fiat e da divisão de luzes e trevas
E depois, da separação das águas, e depois, da fecundação da terra
E depois, da gênese dos peixes e das aves e dos animais da terra
Melhor fora que o Senhor das Esferas tivesse descansado.
Na verdade, o homem não era necessário
Nem tu, mulher, ser vegetal, dona do abismo, que queres como as plantas, imovelmente e nunca saciada
Tu que carregas no meio de ti o vórtice supremo da paixão.
Mal procedeu o Senhor em não descansar durante os dois últimos dias
Trinta séculos lutou a humanidade pela semana inglesa
Descansasse o Senhor e simplesmente não existiríamos
Seríamos talvez pólos infinitamente pequenos de partículas cósmicas em queda invisível na terra.
Não viveríamos da degola dos animais e da asfixia dos peixes
Não seríamos paridos em dor nem suaríamos o pão nosso de cada dia
Não sofreríamos males de amor nem desejaríamos a mulher do próximo
Não teríamos escola, serviço militar, casamento civil, imposto sobre a renda e missa de sétimo dia.
Seria a indizível beleza e harmonia do plano verde das terras e das águas em núpcias
A paz e o poder maior das plantas e dos astros em colóquio
A pureza maior do instinto dos peixes, das aves e dos animais em [cópula.
Ao revés, precisamos ser lógicos, freqüentemente dogmáticos
Precisamos encarar o problema das colocações morais e estéticas
Ser sociais, cultivar hábitos, rir sem vontade e até praticar amor sem vontade
Tudo isso porque o Senhor cismou em não descansar no Sexto Dia e [sim no Sétimo
E para não ficar com as vastas mãos abanando
Resolveu fazer o homem à sua imagem e semelhança
Possivelmente, isto é, muito provavelmente
Porque era sábado.


***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW