21/10/06

A alma gémea...existe???

«Maite said...
Cara Amok_she


Quero ver essa sua argumentação contra :) é que bem vistas as coisas, preciso que me convençam que a alma gémea não existe e que é uma ideia fantasiosa. (...)»



Ora, então vamos lá!...já que sobre o referendo cada vez me mete mais nojo este repetitivo faz_de conta_que_se_discute...se já existia uma lei que permitia o recurso ao aborto com determinadas limitações e não era cumprida, como é que se vai cumprir uma com menos limitações?Onde estão os hospitais para tal? E onde se vê a classe médica a prescindir da tal lei 'hipócrita'?, sim, porque ela pode ser 'hipocrática' para alguns, mas para muitos é hipócrita, já que aquilo que lhes viola a ética nos hospitais públicos desaparece nos privados...mas adiante!, de referendo estamos falados...por agora!...vamos lá às almas...gémeas, irmãs ou o que mais daí venha...
Magrite, The lovers

Para começar devo ser honesta e assumir que sou completamente descrente de almas ou alminhas, sejam gémeas ou não. É claro que, durante algum tempo (o tempo de graça em que nos apaixonamos como quem entende o estado de paixão como o paraíso na terra), também acreditei nessa treta da alma gémea (de tal modo que penso ainda conservar a minha!), mas uma pessoa cresce, cresce e aprende que a maior parte das tonterias em que se acredita só serve para nos ajudar a aguentar esta coisa complicada que é viver...e viver cansa!, pelo que toda a gente precisa ter o seu cantinho onde se recuperar...

Do mesmo modo que acredito ser Deus (como todos os Deuses) criação do Homem e não a inversa porque viver sem acreditar (ter) em algo inexplicável tornaria a nossa vidinha, cá por baixo, bem mais miserável do que ela realmente é se apenas nos limitarmos a andar por cá à espera do fim, também acredito que cada ser humano precisa acreditar na existência de alguém (algures) que seja capaz de o entender sem grandes explicações...com fé!, sob pena de a solidão se tornar muito mais pesada. Assim, fica a ilusão da busca da tal alma gémea e se nunca se chegar a encontrar...foi por azar, pois! O certo é que todos os que conheço e julgaram tê-la encontrado (incluindo-me no grupo) acabaram por perceber, com a vida, que o conhecimento adquirido do "outro" nos revela uma pessoa que vale a pena, ou não...pura e simplesmente! As coincidências; as frases que um começa e o outro acaba; os pensamentos apreendidos sem palavras; o entendimento comum do mundo; a cumplicidade; a partilha, fazem muito mais parte duma aceitação e respeito da individualidade do "outro", do que duma suposta irmandade gémea fabricada para nos dar a ilusão de que somos tão únicos que só um outro seria capaz de nos entender...e mais ninguém! É claro que só acredita em almas gémeas quem nunca encontrou a sua...ou quem, ainda, julga ter encontrado...porque, mais tarde ou mais cedo, vai perceber o que estou a dizer; ou, não o querendo admitir, dirá que ainda não foi desta!

Tal como com a fé num qualquer Deus entendo ser, esta esperança depositada na busca da alma gémea, uma questão muito pessoal e fé(s) eu não discuto! Por enquanto e pela minha parte a situação é a seguinte: nos meus momentos mais insanos forço-me a acreditar, nos restantes (que são a maioria) não tenho como fugir à racionalidade.

***...***...***
(Magritte)/"Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?",WW

11 comentários:

Maite disse...

Cara Amok_she

Eu li o seu texto...confesso que ainda não acordei inteiramente... mas vou pensar nisso para lhe replicar :) (pois...não estava à espera que eu ficasse calada, pois não?) :)

Bom dia para si

amok_she disse...

Claro q ñ, minha cara, claro q ñ...ou ñ fossemos,nós, umas eternas replicadoras!;-) ...embora, confesso, com pouca 'fé' na coisa...;-)

Maite disse...

Cara Amok_she

Sabe que esperava que o seu texto, embora seja quase uma aparente desconstrução da ideia de alma gémea, fosse mais niilista :)
Do meu ponto de vista até posso olhar para ele como o reconhecimento da sua existência.
"nos meus momentos mais insanos forço-me a acreditar" será que são esses momentos os mais insanos? Será que o nosso desejo por algo que transcende a dura realidade (a realidade quotidiana) pode ser apelidado de "insano" ou será o inverso?!

"As coincidências; as frases que um começa e o outro acaba; os pensamentos apreendidos sem palavras; o entendimento comum do mundo; a cumplicidade; a partilha, fazem muito mais parte duma aceitação e respeito da individualidade do "outro","

eu não definiria melhor a alma gémea :)

"do que duma suposta irmandade gémea fabricada para nos dar a ilusão de que somos tão únicos que só um outro seria capaz de nos entender...e mais ninguém!"

nisto até eu(que sou uma sonhadora) não tenho propensão a acreditar. Mais uma vez fica demonstrado, que afinal de contas, tendemos mais a concordar do que a discordar :)

Boa tarde para si

amok_she disse...

Vamos lá a ver: se admitirmos a possibilidade da existência de 'almas gémeas' como sendo todas aquelas pessoas com quem estabelecemos laços de cumplicidade q perduram pra lá de tudo, então aí sou capaz de concordar...também é certo que esta cumplicidade, nos dias que correm, é tão difícil de construir que somos levados a crer na tal transcendência, mas...uma alma gémea que nos complementa', não!(a própria noção de construção subtrai a transcendência)...e, do mesmo modo, admito amar-se mais do que uma pessoa ao mesmo tempo...sem que, necessáriamente, se verifique traição...como já o afirmei(defendi) por aí algures...;-)

Depois, o facto de eu poder acreditar em algo não confere realidade à coisa, tendo em conta os tais momentos insanos...quer, tão só, dizer que também eu posso muito bem cair na esparrela da ilusão...

Maite disse...

Cara Amok_she

Nunca percebi essa sua ideia de triângulos sem traição. Faça o favor de me explicar.
O respeito por nós próprios e pelo outro, penso que seja a base de uma relação saudável porque exigir respeito sem estas duas componentes é estar a ser, no mínimo, desonesto. E aquela famosa frase que tanto se ouve hoje dia que o mais importante é ser leal a si próprio é uma das características de um narcisista. Já dizia um tal D. Yerrold que uma das características de um narcisista maligno é que ele é apenas leal a si próprio indiferente aos sentimentos das outras pessoas. É claro que isto é radical de mais, mas tem de admitir que o que há mais por este mundo são narcisistas. Fazem tudo para que meio mundo olhe para o umbigo deles mas quando os outros tentam olhar seriamente para eles vêm logo com esta ideia “o umbigo é meu, eu é que mando nele” como acontece com pessoas que dizem que são totalmente contra o aborto mas irão aprovar esta nova eventual lei, porque na ideia delas, cada um é que sabe de si. Pois aí, é que está o busílis da questão. Se não queremos que os outros se “intrometam” na nossa vida, não podemos estar sistematicamente, e através dos nossos actos, a exigir a atenção dos outros.

Uma boa tarde para si

amok_she disse...

Um dos grandes problemas destas discussões, seja sobre fidelidade, seja sobre o aborto, é q em geral lê-se/ouve-se muito apressadamente o q os outros dizem, depois claro, fica-se pela metade e deturpa-se por inteiro...

...nunca defendi a lealdade para comigo como sendo prioritária, defendo sim a lealdade sobre a fidelidade!...e continuo a afirmar q fiéis são os cães q são capazes de continuar fiéis aos donos mais desalmados...

Ora o q eu defendo é a lealdade de assumir perante "o outro" se o meu sentir não está no pleno acordo com esse "outro"...e prefiro q façam o mesmo comigo do q me sejam fiéis... porque isso é q é o certo!

Posto isto,não vejo nada de extraordinário em amar-se mais q uma pessoa ao mesmo tempo, o q é muito diferente de estar-se apaixonado (e é aqui q, em geral, os apressados se estendem ao comprido!). O estado de paixão é exclusivista por excelência, o amar é algo q não se esgota (não pode)num único ser ao longo duma vida...porque não existe ninguém neste mundo com todos os 'predicados' capazes de preencher um outro ser humano...a não ser q seja um ser humano já de si limitado.

Assim o q os fiéis advogam é q cada um se contente com o q tem em vez de valorizar o q cada um é capaz de ter...Desistir não dá felicidade a ninguém...q não queira ser santo!

E quem desiste de ser feliz, mesmo se supostamente em nome da felicidade do outro, isso sim, é q considero uma grande desonestidade porque mais tarde ou mais cedo vai querer a "paga"... isso não é amor é manipulação como dizia, hj no Público, o Eduardo Prado Coelho...

Quem é leal a si próprio é-o tb para com os outros, é inevitável! Mas há q ter uma noção exacta dos conceitos...

Qt ao aborto...claro q sou contra e duvido q exista mulher a favor do aborto, em especial se já o fez, mas...sou, naturalmente, a favor da despenalização!...se as mulheres são suficientemente capazes para serem mães e para educar os seus filhos, como o têm feito desde sempre, também são capazes de avaliar quando e se devem fazê-lo...porque nada nesta vida é infalível e ter-se um filho por um 'erro de cálculo' é dos piores crimes para com esse filho...

Em todo o caso, legislar-se a despenalização sem se acautelar os serviços médicos necessários e, essencialmente, a continuar-se sem investir no planeamento, informando e facultando meios...essa é mais uma das maravilhas do faz de conta português...

...e já me alonguei demais, raios...

Maite disse...

Cara Amok_she

Primeiro quero dizer que não sei se este meu comentário vai ser vísivel para si (no meu blog os meus últimos comments não aparecem contabilizados e nem sequer consigo publicar posts) :(

Agora, alto aí e pára o baile (como se diz lá na minha terra) :)
Eu não me referia a si quando falei em narcisistas, mas referia-me no geral.
Depois, também acho que a cumplicidade pode estender-se a várias pessoas mas o amor (no sentido de uma relação física/emotiva íntima entre um homem e uma mulher) custa-me a acreditar que possa sentir-se por várias pessoas ao mesmo tempo sem haver traição. Penso que será mais justo para ambas as partes separarem-se do que viver essa situação, a não ser que ambos concordem em viver assim.
Quanto à fidelidade, não deve ser canina, com certeza. Aliás, esse tipo de fidelidade é, como você diz, estranhamente nociva para ambas as partes.


Um bom fim de semana para si

P.S. hoje não me apetece discutir sobre o aborto :(

amok_she disse...

«(...)mas o amor (no sentido de uma relação física/emotiva íntima entre um homem e uma mulher)(...)»

...pois, lá está!, um dos problemas dos (aparentemente) desacordos reside nos diferentes 'diccionários' utilizados numa mesma discussão... chamar-se, àquela sua definição, O amor é q pode gerar conceitos distorcidos...se chamarmos paixão aí estaremos de acordo, tal como referi no coment anterior, mas...depois da paixão pode(m) coexistir alguns tipos de amor e não digo muitos porque isso seria um absurdo exagero tendo em conta esta nossa época tão pouco dada ao amor e mais às paixões de usar e deitar fora...

Ora, se bem que, segundo a minha forma de ser e estar, me cause algum desconforto admitir o envolvimento fisico com mais do que uma pessoa ao mesmo tempo - e calma aí, suas mentes "perbersas"!, ñ estou a referir-me a sexo em grupo!!!:=> - não deixo, no entanto, de admitir a possibilidade para quem tiver uma componente fisica mais forte...pra mim, desde que todas as partes estejam ao corrente de praticas e/ou sentimentos...no problem! É claro que abomino vidas paralelas se quem as tem não as sabe manter bem apartadinhas, sem conflitos nem "roubos"...eu, como sou um bocado 'desbroncada', seria incapaz de manter esse paralelismo sem dar ao manifesto...mas, diga-se em abono da verdade, também há quem as não goste de saber, mesmo nada!...

Concluindo, continuo a defender a possibilidade de envolvimentos fortes sem q isso implique traição/ indidelidade...porque as pessoas são todas diferentes, despertam em cada um de nós, consequentemente, sentimentos e/ou desejos também diversos, donde resultam tipos de satisfação também diversos e, aí sim!, aí é q eu fundamento a complementaridade humana...e não na alma gémea!

Maite disse...

Cara Amok_she

Bolas... :) até que enfim que compreendi essa coisa dos seus triângulos (ok, prontus...sou de compreensão lenta :( atrever-me-ia a dizer "lentérrima") mas que à primeira e segunda vista parecia outra coisa, isso parecia :))))

Resto de boa noite para si

amok_she disse...

«mas que à primeira e segunda vista parecia outra coisa, isso parecia »

...claro!, é mais fácil ler-se...e concluir-se ...rápidamente!;-), mas...

...será q a menina entendeu - mesmo!? - os 'meus' triângulos???;-)...é q, conhecendo-lhe o ponto de vista e, agora, essa rapidez em entender, hummmmm...olhe q eu admiti a possibilidade de coexistirem dois relacionamentos paralelos,desde que... deu pra entender? ;-)

amok_she disse...

...e acabámos por nos desviar da... alma(s)gémea(s);-)...dê por onde der, acaba-se sempre no sexo...eheheh